Recuperação da lipoaspiração: tudo o que você precisa saber

A recuperação da lipoaspiração precisa de diversos cuidados que impactam no resultado final dessa cirurgia plástica que retira o excesso de gordura em uma determinada área do corpo.

E esses cuidados são fundamentais independentemente do local que você operou: seja barriga, costas, flancos, coxas, braços e afins.

Então, se você está interessado em passar por esse procedimento para deixar o contorno do seu corpo mais bonito, siga a leitura conosco e fique por dentro dos cuidados pós-cirúrgicos ao longo de sua recuperação da lipoaspiração.

Neste artigo, vamos te falar sobre:

  • o que é lipoaspiração;
  • em quais locais a lipoaspiração pode ser feita;
  • como a lipoaspiração é realizada;
  • quais são as recomendações pré-cirúrgicas;
  • quais são os cuidados necessários na recuperação da lipoaspiração.

O que é a lipoaspiração?

procedimento de lipoaspiração

Antes de entrarmos na questão da recuperação da lipoaspiração, é importante saber exatamente o que é essa cirurgia plástica.

A lipoaspiração se trata de um tratamento para quem tem excesso de gordura em determinada parte do corpo e deseja fazer a remoção dessa gordura por meio de um procedimento cirúrgico.

Mas é essencial compreender que a lipoaspiração, ao contrário do que muitos pensam, não emagrece e nem combate a obesidade.

Ou seja, ela é um tratamento estético, focado principalmente na melhoria do contorno corporal dos pacientes que aderem a ela.

E para que o seu resultado seja mantido, é fundamental que após a operação os pacientes mudem sua rotina para uma alimentação mais adequada e a prática de exercícios físicos.

Isso porque, no final das contas, a lipoaspiração não é um tratamento definitivo. Ela apenas ajuda a gerar resultados de forma mais rápida, para que após a cirurgia você mude os seus hábitos para manter essa nova forma.

Em quais locais a lipoaspiração pode ser realizada?

Tanto homens quanto mulheres podem realizar essa cirurgia e ela pode ser feita em inúmeras partes do corpo, como: 

  • quadril;
  • coxas;
  • abdômen;
  • glúteos;
  • braços;
  • panturrilhas;
  • culotes;
  • costas;
  • pescoço;
  • joelho.

E mais uma vez ressaltamos: a lipoaspiração é um procedimento que não emagrece. A sua função é realçar o contorno e a silhueta corporal do paciente operado.

Como a lipoaspiração é feita?

A lipoaspiração é feita com anestesia, que pode ser geral ou intravenosa.

Conforme a anestesia faz efeito, o cirurgião começa a delimitar a área que irá retirar a gordura.

Após isso, alguns pequenos buracos são feitos na região em que a lipoaspiração será realizada, para inserir um líquido estéril capaz de diminuir o sangramento e as chances de traumas cirúrgicos.

Então, são introduzidas na pele do paciente as cânulas, uma espécie de tubo fino, que chega até o tecido adiposo - uma camada que vem depois da nossa pele.

Chegando no tecido adiposo, as cânulas começam a aspirar, com um sistema de vácuo, a gordura localizada nesta região, realizando a lipoaspiração.

Recomendações pré-cirúrgicas

Assim como as recomendações de recuperação da lipoaspiração, há algumas recomendações pré-cirúrgicas que precisam ser seguidas à risca também.

A primeira delas diz respeito aos exames laboratoriais que o seu cirurgião irá pedir, para que ele faça uma avaliação física completa do seu corpo.

Isso é solicitado porque o processo da lipo exige que você esteja em boas condições de saúde, sendo assim, é preciso avisar até mesmo sobre casos de gripe ou indisposição antes da cirurgia.

O consumo de bebidas alcóolicas e de fumo também precisam ser interrompidos antes de fazer a sua lipoaspiração, além de ser necessário fazer jejum absoluto de oito horas antes da cirurgia.

Seu médico pode apontar outras recomendações específicas para o seu caso. Fique atento a elas!

Cuidados necessários na recuperação da lipoaspiração

Abaixo, separamos alguns cuidados que você deve ter durante a recuperação da lipoaspiração. Confira!

Repouso moderado

A recuperação da lipoaspiração exige que você fique de repouso, mas na medida.

Afinal, os médicos não costumam indicar que seus pacientes fiquem na cama o dia todo após esse tipo de procedimento.

Então, descanse, mas também se movimente de forma moderada, para que não existam riscos e complicações.

Essa mexida no corpo pode começar dentro de casa, com você se movimentando de um cômodo para o outro, e pode ir aumentando conforme você vai se sentindo melhor após a lipoaspiração.

Além do mais, é importante saber que o pós-cirúrgico da lipoaspiração deixa alguns hematomas e é comum que o paciente sinta algumas dores, mas nada que irá impedir sua locomoção. E caso a sua dor for muito grande, avise ao seu médico.

Utilização de cintas e placas de contenção

Usar as cintas modeladoras no processo de recuperação da lipoaspiração irá ajudar a eliminar o inchaço da região operada.

Elas também têm o poder de acelerar a absorção dos líquidos e auxiliar em depressões na parte do seu corpo que foi lipoaspirada.

Embora muitas pessoas sintam um certo desconforto usando a cinta, ela é fundamental para a sensação de bem-estar no pós-cirúrgico, pois ajuda na cicatrização do tecido.

As placas de contenção também podem ser indicadas por seu cirurgião para uso ao longo da recuperação da lipoaspiração.

Elas, por sua vez, são ideais para evitar ondulações, dobras e marcas na pele, além de evitar flacidez e facilitar a cicatrização e compressão.

Então, use a cinta e placa de acordo com o tempo que o seu cirurgião recomendar e com certeza você terá resultados ainda melhores de seu procedimento. 

Drenagem linfática

Assim como a cinta modeladora, a drenagem linfática tem o poder de ajudar a eliminar o inchaço do seu corpo e deixar a região lipoaspirada bem lisa e sem depressões.

A drenagem pode ser realizada tanto manualmente, como com a ajuda de aparelhos. Em ambos os casos, o processo não é nada doloroso.

Nessa etapa, é essencial fazer corretamente o número de sessões que o seu cirurgião indicar.

Remédios

Todos os remédios que forem prescritos por seu cirurgião devem ser tomados ao longo de sua recuperação da lipoaspiração.

Isso porque eles geralmente são fundamentais para aliviar suas dores e incômodos após a cirurgia.

Beber bastante água

A hidratação é um indispensável na vida de qualquer pessoa, mesmo sem ter passado por alguma cirurgia.

Isso porque ela equilibra a quantidade certa de água em nosso organismo e pele, os deixando mais bonitos e saudáveis, evitando ressecamento e envelhecimento precoce.

Mas nos processos pós-operatórios, a hidratação vai além dos benefícios relacionados à beleza, evitando a sensibilidade da pele, descamação e doenças que podem ser causadas por microorganismos.

Então, certifique-se de beber bastante água em sua recuperação da lipoaspiração, para manter hidratado o tecido que passou pela cirurgia e reduzir as possibilidades de ficar com cicatrizes ou aparência indesejada na região operada.

cirurgia de lipoaspiração

Na Servimedic você encontra as melhores placas de contenção para a recuperação da sua cirurgia!

Conclusão

Com esse artigo, nossa missão era apresentar alguns cuidados fundamentais para a recuperação da lipoaspiração. 

Sendo assim, destacamos pontos como:

  • repouso moderado;
  • uso de cintas modeladoras e placas de contenção;
  • realização da drenagem linfática;
  • uso dos remédios indicados pelo cirurgião;
  • importância da hidratação no pós-cirúrgico.

Fique de olho nesses pontos caso você opte por passar por esse procedimento, pois eles são essenciais para que você atinja os resultados esperados com a lipo.