Mastopexia — Entenda a cirurgia para levantar a mama

Com o passar dos anos e da idade, a flacidez compõe um processo natural do corpo e que causa um grande incômodo em algumas pessoas. Em relação ao corpo feminino, o problema pode se tornar ainda mais acentuado, uma vez que está diretamente ligado à autoestima de várias mulheres.

No caso das mamas femininas, por exemplo, é muito comum que a flacidez ocorra, especialmente após a gravidez, fazendo com que as mulheres busquem por procedimentos cirúrgicos para reverter essa situação: a chamada mastopexia.

Se você tem interesse nesse procedimento, mas tem incertezas quanto a ele, veio ao lugar certo. Neste conteúdo, iremos abordar as principais dúvidas de pacientes que estão prestes a fazer a mastopexia: para que você entenda tudo sobre o procedimento. Continue sua leitura e aproveite!

O que é mastopexia?

A mastopexia é um procedimento cirúrgico que visa reduzir a flacidez das mamas e elevá-las, visando um formato mais jovial e definido. Inclusive, em alguns casos, é incluído também o processo de aumentar o tamanho dos seios – a depender da vontade e das necessidades da paciente.

Essa cirurgia também é conhecida como lifting de mama e mamoplastia – nomenclaturas que possuem o procedimento citado acima como denominador comum.

Quando a mastopexia é indicada?

A mastopexia é indicada a mulheres que perderam o volume e forma dos seios por fatores específicos, sejam eles idade, gestação e afins. Por consequência, sua autoestima é afetada, interferindo no bem-estar feminino e em suas atividades sociais.

Se além de flacidez, seus seios também contam com os mamilos direcionados para baixo, aréolas alargadas, pele flácida ou divergências no formato dos seios, a mastopexia também é bastante indicada para você.

Para contornar estas situações, são desenvolvidos novos processos todos os anos para minimizar esses efeitos, deixando a mulher mais bonita, independentemente da idade. Em sua maioria, os processos desenvolvidos envolvem próteses de silicone, que facilmente se encaixam dando o formato desejado às mamas.

Vale lembrar que para se submeter ao procedimento, é necessário ter expectativas realistas quanto ao procedimento e estar com a saúde em dia, isto é, estar fisicamente saudável e com peso estável.

Leia também: Curiosidades: por que os seios caem?

Como é a cirurgia para levantar a mama?

A cirurgia para levantar a mama é realizada em diferentes tipos de incisões, a qual é escolhida pelo profissional de acordo com seus seios – por isso, a importância de realizar o procedimento com um profissional de confiança que irá fazer uma análise precisa de suas mamas para indicar qual a incisão ideal para o seu caso. Confira abaixo:

colagem de mulher consultando para fazer cirurgia de mastopexia e silicone

Iniciando a cirurgia

O primeiro passo para realizar o levantamento das mamas é a aplicação da anestesia, em que o profissional decide se será usada a geral ou intravenosa. Assim que a anestesia fizer efeito, a incisão para a mastopexia é iniciada com um entre três padrões disponíveis. São eles:

  • Incisão ao redor da aréola;
  • Incisão ao redor da aréola, verticalmente para baixo dela em direção ao sulco;
  • Incisão ao redor da aréola, verticalmente para baixo dela e em direção do sulco, e então horizontalmente ao longo do sulco.

Andamento à mastopexia

Uma vez realizada a incisão, é possível que o tecido mamário seja levantado para remodelação, o que irá melhorar a firmeza e contorno do seio, reposicionando o mamilo e a aréola. Caso seja necessário, as aréolas serão reduzidas com excisão da pele ao seu redor, e por fim, a pele em excesso é removida para melhorar a elasticidade.

Etapas finais

Com a remodelação concluída, boa parte das linhas são escondidas de forma natural ao contorno da mama, entretanto, isso não é uma regra. Por mais que as cicatrizes sejam permanentes, com o tempo elas podem melhorar significativamente, caso a paciente siga os cuidados e tratamentos adequados.

O resultado da mastopexia é visível de imediato e, com o tempo a diminuição do inchaço, os pontos de incisão ficarão bem menos marcados, deixando a paciente muito satisfeita com o resultado.

Recuperação

Para a recuperação são colocados curativos sobre as incisões para a cicatrização da pele, no entanto, também será necessário o uso do sutiã pós -cirúrgico ou a bandagem elástica para minimizar o inchaço e auxiliar a sustentação das mamas – que estarão sensíveis e fragilizadas nesse momento.

mulher usando sutia para recuperacao de mastopexia

Ainda é possível que um dreno seja colocado sob a pele para remover qualquer excesso de fluido ou sangue que possa se acumular na região.

Os tipos de mastopexia: com e sem prótese

Para a elevação e sustentação dos seios existem dois métodos utilizados, e ambos conseguem garantir o mesmo resultado. São eles:

Mastopexia com prótese

Esse operatório acontece quando a paciente tem um conteúdo mamário muito pequeno ou insuficiente, sendo assim, são utilizadas próteses de silicone para preencher e elevar as mamas.

Mastopexia sem prótese

Por outro lado, a mastopexia sem prótese ocorre quando a paciente tem um volume razoável de mamas, no entanto, elas são caídas e flácidas e o procedimento visa reverter isso.

Quanto custa uma mastopexia?

Uma mastopexia custa entre R$ 14.691,00 a R$ 29.382,00 a depender da região e do profissional escolhido para o procedimento. No entanto, esses valores podem variar para mais ou menos, uma vez que são muitos os fatos que irão influenciar no procedimento, tais como equipe médica, anestesia usada, tempo de experiência da clínica e afins.

É justamente por isso que enfatizamos a importância de uma avaliação para entender todas as informações pertinentes ao seu caso em particular.

Quero fazer mastopexia: e agora?

Se tiver vontade de realizar esta cirurgia, entre em contato com um cirurgião plástico conhecido, renomado e de confiança para uma avaliação. Ele irá avaliar seu caso e pensar no melhor processo cirúrgico para você, podendo sugerir inclusive alguns exames e avaliações extras para garantir que você está apta a fazer o procedimento.

Ao contar com um profissional de confiança, além de garantir um resultado satisfatório, você também irá garantir que todo o procedimento cirúrgico será feito de forma adequada, pensando no melhor para seu corpo.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que tenha entendido melhor sobre a mastopexia e suas características. A propósito, aproveite para ler também nosso post sobre mastectomia e entender mais sobre o processo de reconstrução da mama.

Agradecemos por ler até aqui e esperamos você em nossos próximos conteúdos sobre procedimentos cirúrgicos e estéticos. Até mais!