Mamilo invertido ou pseudo invertido: o que é e como tratar

 

O mamilo invertido é algo presente entre 2 a 10% de mulheres e homens. Algumas pessoas nascem com o mamilo retraído ou invertido, enquanto outras desenvolvem a condição ao longo do tempo, por inúmeros motivos.

Além da questão estética, o mamilo invertido pode trazer problemas, como dificuldades na amamentação e também facilitando a entrada de bactérias nas mães, que podem causar infecções.

Você sofre com essa condição? Entenda o que é o mamilo invertido ou pseudoinvertido e as formas de reversão.

O que é mamilo invertido?

O mamilo invertido é quando há uma retração do órgão para dentro da mama. A diferença entre o mamilo invertido e o pseudoinvertido é que, este último, é capaz de retornar à posição normal conforme estímulos e a temperatura. No caso do mamilo invertido, essa reversão só é possível com outras técnicas, incluindo a cirurgia.

É importante destacar que algumas pessoas já nascem com o mamilo invertido. Porém, outras, podem desenvolver essa condição ao longo da vida. Por isso, ao notar a questão, entre em contato com seu médico.

A inversão do mamilo é dividida em graus, dependendo da gravidade da situação.

Mamilo invertido de Grau I

Nesse caso, o mamilo é exteriorizado facilmente à manipulação dessa forma por algum tempo. Assim, embora seja invertido, o mamilo reage mais facilmente a estímulos externos, como toque e também frio.

Mamilo invertido de Grau II

Para que o mamilo se exteriorize, é preciso que ele seja manipulado - e logo após, ele se retrai novamente.

Mamilo invertido de Grau III

Esse é o caso mais grave, no qual o mamilo não se exterioriza com nenhum manual de manobra.

Como saber se tenho mamilo invertido?

Identificar o mamilo invertido não é difícil, já que sua aparência é facilmente notada. Porém, além do mamilo invertido, existe o que chamamos de mamilo plano.

Nesse caso, ele não se retrai para dentro da mama, por outro lado, também, não se destaca, tendo a mesma altura da superfície do seio.

No mamilo invertido, você notará uma espécie de “covinha” para dentro do seio. Ele pode ter sempre este aspecto ou apenas quando é estimulado. Algumas vezes, os mamilos se retraem e ficam no nível de aréola, ou podem ficar afundados no tecido da mama. A condição pode afetar apenas um ou ambos os mamilos.

Se você não tem certeza se o seu mamilo é invertido, faça o “teste do beliscão”. Aperte suavemente a mama usando o polegar e o indicador de ambos os lados da aréola. A maioria dos mamilos, nessa situação, se projetam para fora. Caso o seu fique retraído ou mais para dentro, criando uma covinha na extremidade, então ele é invertido.

Devo me preocupar?

Os mamilos invertidos podem afetar em torno de 1 em cada 10 mulheres e, geralmente, a condição não reduz a qualidade de vida da mulher e nem compromete a sensibilidade do seio.

Se o mamilo invertido for algo natural, não causa problemas de saúde. Assim, você não precisa se preocupar com eles, se estão presentes desde a infância ou na puberdade, acontecem gradualmente ao longo de vários anos ou estão associados à gravidez, amamentação ou cirurgia.

Contudo, se você nunca teve o mamilo invertido e de repente notou o problema, a recomendação é procurar auxílio médico. Isso porque esse é um dos sinais iniciais de câncer de mama, por exemplo, indicar, indiretamente, a presença de um tumor. Por isso, vale muito a pena a investigação de um profissional.

Amamentação com mamilo invertido

Uma preocupação de muitas mulheres que têm o mamilo invertido é a relação à amamentação. A boa notícia é que é possível realizar uma amamentação mesmo nesses casos. Algumas técnicas que podem ajudar são:

  • Tentar rodar os mamilos com o dedo indicador e o polegar, fazendo com que eles fiquem mais salientes;
  • Quando a mama está muito cheia de leite, o mamilo invertido ou não, fica menos saliente. Então, tente retirar um pouco de leite manualmente ou com uma bomba antes de colocar o bebê para mamar;
  • Usar uma bomba ou seringa de sucção. A técnica pode ser usada várias vezes por dia durante 30 segundos ou 1 minuto, sempre antes de amamentar;
  • Usar conchas de silicone para amamentação ainda durante a gravidez, para ajudar na correção dos bicos invertidos e planos. Elas são debaixo do sutiã, são transparentes e possuem um buraco no centro para encaixar a aréola e estimular a projeção do mamilo.

Lembre-se que para uma amamentação adequada, o bebê deve abocanhar a aréola inteira e não apenas o bico, assim, o fato de ele estar retraído, não afetará a sucção. O estímulo do bebê na sucção também ajuda os mamilos a se projetarem para fora, revertendo o quadro.

Quais são as causas do mamilo invertido?

A inversão pode ser congênita, ou seja, quando está presente desde o nascimento. Contudo, é possível adquirir a condição ao longo da vida, conhecida como inversão adquirida. Em alguns casos, ela pode indicar um problema de saúde - por isso, se os seus mamilos ficarem invertidos de uma hora para outra, procure um médico.

Mastite

A mastite é uma inflamação do tecido mamário, muitas vezes devido devido à amamentação. Um dos sinais de que algo não vai bem com as mamas é, justamente, a inversão do mamilo. O tratamento é feito com o uso de antibióticos.

Outros sintomas que indicam uma condição são: mama inchada, endurecida, quente e avermelhada, dor intensa na mama, febre acima dos 38ºC, calafrios, mal estar geral e náusea e vômitos.

Quando não tratada, a mastita pode evoluir para um abcesso mamário, que, na maioria dos casos, precisa ser drenado cirurgicamente.

Ectasia Ductal

A ectasia ductal ocorre quando um ducto de leite, debaixo do mamilo, se torna mais dilatado. Com isso, as paredes do ducto ficam endurecidas e o ducto se enche com líquido. Dessa forma, o ducto pode ficar bloqueado ou obstruído.

Um dos sintomas é o mamilo invertido. Outros sinais que indicam o problema são: sensibilidade no mamilo ou no tecido mamário próximo, vermelhidão do mamilo, nódulo na mama, entre outros.

Abscesso soluçando uma aréola

O abcesso pode acontecer em qualquer idade do período fértil da mulher e tem como características, além da inversão do mamilo, a presença de dor na aréola, inchaço, vermelhidão e calor ao redor da aréola. O tratamento envolve a drenagem e o uso de antibióticos.

Complicações da cirurgia de mama

Algumas cirurgias de mama, como mastopexia ou mamoplastia podem ter como complicação a presença do mamilo invertido. Nesse caso, é importante conversar com seu médico cirurgião.

Câncer de mama está relacionado com o mamilo invertido?

Um dos sinais clínicos do câncer de mama é a inversão do mamilo, que acontece repentinamente. Ou seja, a mulher não tinha o mamilo invertido e de repente passou a tê-lo.

Outros sintomas indicativos de câncer de mama são: mudanças na pele da mama, como enrugamento, mudança no tamanho e no formato das mamas, presença de caroço ou de um tecido mais grosso, remoção de sangue pelo mamilo, descamação da mama ou do mamilo e pele avermelhada e muito sensível.

Como reverter a situação?

Em alguns casos, principalmente nos graus mais níveis, há técnicas que podem ajudar a resolver o problema. Porém, nos graus mais severos, somente a cirurgia poderá reverter a inversão.

Técnica de Hoffman x mamilo invertido

É uma técnica manual muito usada por mulheres que têm o mamilo invertido e que amamenta. Você deve colocar os ícones de ambos os lados do mamilo. Então, pressione firmemente o tecido mamário para separá-lo de firme maneira, mas suave. O tempo de aplicação da técnica varia de acordo com a necessidade de cada pessoa e a indicação do médico.

Dispositivos de sucção

Também são opções usadas na amamentação, no caso das mulheres que têm os mamilos invertidos congênitos. Existem diversos dispositivos que fazem esse papel, como as bombas ou seringas que atuam por sucção, de maneira não invasiva.     

Piercings

Os piercings são mais usados ​​por questões estéticas, mas também podem ser aliados na hora de manter os mamilos na posição adequada.

Cirurgias estéticas

A correção do mamilo invertido também pode ser feita por meio da cirurgia plástica. As técnicas envolvem incisões transmamilares ou periareolares - variando de acordo com o desejo do paciente em amamentar ou não (já que algumas técnicas podem cortar os dutos que levam até o mamilo).

Embora seja uma cirurgia plástica, essas técnicas são consideradas simples e podem, algumas vezes, ser realizada no próprio consultório do cirurgião, usando anestesia local.

Uma técnica não invasiva usada envolve inserir uma agulha no mamilo anestesiado para liberar os ligamentos que puxam o mamilo para trás, evitando a realização de incisões e liberando a paciente logo após o procedimento.

Depois da cirurgia, é indicado o uso de um protetor mamilar, que evita que o bico do peito seja pressionado pelo sutiã. Após alguns dias, a proteção pode ser retirada.

Prótese de silicone

Outra possibilidade é um aumento de mamoplastia , que é uma colocação da prótese de silicone . Essa é uma solução definitiva para a retração e ajuda a melhorar a aparência estética de toda a mama.

Agora você já sabe tudo sobre o mamilo invertido? Baixe o nosso guia da prótese de silicone , ajudando você a escolher o tamanho, tipo de prótese e com muitas outras informações.