Prótese e cirurgia de Mamilo Invertido: saiba tudo sobre

Você sabia que existem diferentes tipos de mamilos? Um deles é o mamilo invertido, que apesar de ser raro, pode acompanhar mulheres de diferentes idades e trazer alguns incômodos para o bem-estar e saúde. Nesse caso, a cirurgia de mamilo invertido pode ser requerida.

Essa condição pode aparecer desde o nascimento ou pode  ao longo da vida , principalmente se a mulher estiver com dificuldade de amamentação. Em alguns casos ainda, o mamilo invertido pode ser sinal de inflamação no tecido mamário ou de outras doenças mais graves. Casos de caso, a cirurgia de mamilo invertido pode ser necessária.

Por impactar negativamente na autoestima da mulher, causar desconforto ou afetar o bem-estar, uma procura por tratamentos corretivos são comuns e o silicone é uma das alternativas requisitadas no consultório médico.

Este artigo vai te ajudar a entender o que é o mamilo invertido e se ele traz problemas pode trazer para a saúde da mulher. Também vai comentar como o silicone pode ajudar na correção, além dos cuidados médicos para o procedimento cirúrgico.

O que é mamilo invertido?

É uma formação congênita que causa a retração do órgão para dentro da mama . Essa malformação é uma fraqueza nos ligamentos que sustentam a papila, mas não se trata de uma condição genética ou hereditária. Ou seja, não é transmitida de mãe para filho.

Uma mastite, inflamação no tecido mamário, e outras patologias inflamatórias, como diabetes, podem provocar essa inversão. Complicações em procedimentos cirúrgicos e câncer de mama também são fatores que podem causar ou agravar a inflamação.

Um dos maiores problemas que pode acometer a paciente que possui mamilo invertido é o acúmulo de secreções na região. Às vezes, essa secreção possui mau odor, o que favorece a proliferação de germes e bactérias e pode resultar em infecções.

Há outros atenuantes que estão relacionados a problemas estéticos e psicológicos que um paciente pode desenvolver. Mas a maior complicação pode ser a impossibilidade de amamentar.

O mamilo invertido pode ser categorizado em três diferentes graus:

  • Grau I : este é o grau mais leve e não resulta em complicações na amamentação. Com exercícios simples, o mamilo fica na posição correta na parte externa.
  • Grau II : a amamentação pode sofrer algumas complicações, mas por meio de movimentos manuais, o mamilo vira para o lado externo, mas recua pouco tempo depois.
  • Grau III : esse grau torna uma amamentação muito complicada e até impossível devido às dores. Mesmo com movimentos manuais e esforço, o mamilo não passa para o exterior e, quando o faz, recua imediatamente.

O que causa mamilo invertido?

O mamilo invertido pode ser disparado por uma má formação congênita ou emissão por uma retração do órgão por fraqueza nos ligamentos que sustentam a papila. 

Também pode ocorrer quando dutos lactíferos, responsáveis ​​por distribuir leite na superfície, são encurtados ou não são completamente desenvolvidos, provavelmente no recuo para dentro da mama.

Ectasia ou obstrução dos dutos de leite também podem causar mamilos invertidos a qualquer momento durante a fase lactante da mulher. Algumas patologias, como mastite, câncer de mama e diabetes , podem causar a retração dos mamilos. Nesse caso, a mulher precisa de um diagnóstico médico.

Para identificar se possui mamilo invertido é preciso reparar se o centro do mamilo possui uma “covinha” para dentro quando estimulado ou se está sempre nesse aspecto. Alguns se retraem no mesmo nível da aréola, enquanto outros se afundam no tecido da mama.

Outra forma de identificar é fazendo o “teste do beliscão”: aperte a mama suavemente com uma pincelada utilizando o polegar o indicador, se o mamilo se retrair ele é invertido.

Mamilo invertido x mamilo pseudo invertido: entenda a diferença

Tanto o mamilo invertido quanto o pseudo invertido apresentam as mesmas características. A diferença entre invertido e pseudo invertido é que o segundo responde aos estímulos e à temperatura e vira para a parte externa

Mas, a facilidade com que isso acontece pode variar de acordo com a elasticidade do seio de cada mulher. O mamilo invertido jamais invent.

Mulheres que possuem mamilos pseudo invertidos podem encontrar dificuldades de amamentação. Por isso, são exercícios recomendados para estimular o mamilo ou usar a técnica aplicada aos mamilos planos, com os dedos pincelando o bico da mama.

Cirurgia de mamilo invertido: é preciso se preocupar com a situação?

Menos de 5% das pessoas nascem com os mamilos invertidos. Para essas pessoas, a inversão não é indicativo de outras doenças. Porém, é necessário atenção para uma condição que pode acumular secreções e facilitar a proliferação de bactérias e germes que causam mudanças mamárias.

Para mulheres que sempre tiveram os mamilos para fora e com o tempo se tornaram invertidos , pode ser um sinal de alerta. Quando isso acontece, é preciso consultar um médico para diagnosticar possíveis problemas.

Uma das possibilidades é o câncer subjacente, complicações de mama como mastite (inflamação do tecido mamário propagação pela amamentação), ectasia ou obstrução do duto de leite. 

Em casos de inversão dos mamilos de forma repentina, a mulher precisa se consultar com um médico para que problemas possíveis sejam diagnosticados. 

 

Tratamentos e cirurgia para mamilo invertido

Para mamilos invertidos causados ​​por alguma doença ou inflamação mamária, o diagnóstico médico é necessário para que o problema seja identificado e indicado o tratamento correto. 

Exames de imagens como ultrassonografia, ressonância magnética e mamografia podem detectar como causas da retração e possibilitar que o mastologista recomende o melhor tratamento ou medicamento para corrigir uma condição e tratar a patologia.

A retração causada pela obstrução dos dutos de leite, o mamilo pode voltar para a posição correta através da própria sucção do bebê. Quando isso não acontece ou em casos de muita dor e dificuldade de amamentar, a mãe pode recorrer a outras medidas como:

  • Exercícios manuais: um técnico de Hoffman é uma das alternativas para estimular ou bico da mama para uma parte externa. Para aplicar a técnica, coloque os dedos na base do mamilo, pressione firmemente contra o tecido mamário e separe os dedos novamente. Repita o movimento até que aponte para fora.
  • Compressa fria: usar uma compressa fria ou gelo também estimula que o mamilo fique ereto, facilitando a amamentação. Mas lembre-se, nesse caso o mamilo é pseudoinvertido e o tempo que ele fica para fora pode variar de pessoa para pessoa.
  • Corretor de mamilo: funciona como uma bomba a vácuo, que por meio de sucção suave, faz com que o mamilo fique para fora, encaixando-o em um objeto plástico semelhante a um dedal. Com o mamilo na parte externa, os canais que conduzem o leite até o mamilo e para a boca do bebê se esticam com o tempo. Costuma ser usado antes da gravidez e pode ser usado pouco tempo após o parto, usando antes de cada mamada.
  • Conchas plásticas : são objetos plásticos com uma forma de disco e um orifício redondo no centro. É colocado sobre os mamilos, embaixo do sutiã, e sua funcionalidade é projetá-los para o lado de fora. No entanto, algumas ressalvas no uso das conchas, como não utilizar para dormir e nem por muito tempo, já que pode causar traumas para os mamilos.

Prótese de silicone corrige mamilo invertido?

A cirurgia em mamilos invertidos para uma correção é simples, realizada com uma anestesia local e o médico utilização agulha para liberar os ligamentos que puxam o bico para trás. A paciente é liberada em seguida com recomendações de não realizar esforço físico e utilizar um protetor mamar para que o bico não seja pressionado pelo sutiã. 

A mamoplastia de aumento, mais conhecida como prótese de silicone, também é um tratamento para mamilo invertido. Além de ser uma solução definitiva para a retração, a cirurgia de mamilo invertido ainda ajuda na autoestima da paciente, já que melhora a aparência estética. 

É recomendado que a cirurgia de implante de silicone seja feita antes da mulher engravidar. Pois, o silicone garante que um paciente consiga amamentar normalmente, melhorando a elasticidade da pele e para que não desenvolva mastite, dores, desconfortos e outros problemas decorrentes da amamentação. 

Uma prótese de silicone requer cuidados pós-operatórios e de rotina após o procedimento, como a hidratação da pele , mamografia periódica e acompanhamento com médico para saber a necessidade de trocar uma prótese dentro de um período de tempo.

Embora a cirurgia mamilo invertido para implante de silicone seja um tratamento, é fundamental que uma mulher tome todos os cuidados de recuperação pós-operatório e ao primeiro sinal de retração, busque novamente o médico para diagnósticos da causa.

Agora que você já sabe o que é mamilo invertido, pseudoinvertido, causas, tratamentos e como o silicone pode ajudar a reverter a condição, baixe o e-book "Vou colocar silicone, e agora?” e saiba tudo sobre todos os exames de pré-operatório, como escolher o tamanho da prótese, dicas na hora de escolher o sutiã pós-operatório e outros cuidados na recuperação. Estar bem informada é essencial para a melhor escolha e resultados do procedimento.

colocar_silicone