Mamoplastia de Aumento: Leve um Acompanhante

Independentemente de se tratar de um procedimento estético ou não, qualquer tipo de cirurgia gera ansiedade no paciente. Isso, obviamente, faz com que a pessoa queira levar um acompanhante hospitalar, e não há nada de errado nisso. Muito pelo contrário! 

Contar com a ajuda de alguém próximo e de confiança faz toda a diferença no processo de recuperação, especialmente para a mulher que fez alguma cirurgia plástica, mesmo porque ela precisará passar por uma série de cuidados no pós-operatório. 

Sabendo disso, neste post trouxemos algumas dicas básicas que podem ser muito úteis para o acompanhante do procedimento. É só continuar a leitura para conferir! 

Acompanhante hospitalar: como ele irá auxiliar a paciente?

Vamos supor que a paciente vá fazer uma mamoplastia de aumento… 

Assim como em todas as etapas do procedimento — desde a decisão de fazer a operação, a escolha do médico e o tamanho da prótese —, levar um acompanhante é sempre aconselhado.

Esse tipo de cirurgia costuma levar muito pouco tempo para ser realizado, em média de 2 a 6h, dependendo do tamanho das próteses e do modelo de incisão. 

Outro ponto importante é que, após fazer a mamoplastia, a paciente não precisa dormir na clínica. São bem raras as exceções em que há necessidade de passar a noite. Sendo assim, ela precisará de alguém que a leve para casa em segurança e que esteja presente pelo menos durante a primeira noite, pois ela ainda estará sob os efeitos da anestesia. 

Não podemos deixar de falar rapidamente sobre o preparo da mulher antes de se submeter a cirurgia. Essa etapa é fundamental para que o acompanhante hospitalar entenda como ele deverá auxiliar a recém-operada. Aqui, será abordado o planejamento alimentar, os horários das medicações, a rotina de casa, a higienização e troca de curativos quando determinadas, entre outras orientações cruciais. 

Portanto, para garantir um pós-operatório tranquilo e humanizado, temos três recomendações básicas:

  • É imprescindível que o acompanhante entenda a motivação da paciente
  • Que tenha certeza absoluta de que consegue dar o apoio necessário nesse momento
  • E que esteja preparado emocionalmente para lidar com esse processo dentro de casa e estabelecer uma rotina regrada de cuidados. 

Quem pode ser acompanhante? Existe alguma restrição?

Não existe uma regra sobre quem pode ir ou não. A paciente tem liberdade para escolher. A única recomendação é que seja uma pessoa de confiança, maior de idade, civilmente capaz de oferecer ajuda e que não se enquadre em nenhum grupo de risco.

3 Cuidados pré-cirúrgicos para ficar atento!

O papel do acompanhante começa antes mesmo da cirurgia. Principalmente se for algum familiar, a fase pré-operatória pode ser mais leve. Como já falamos por aqui, os cuidados antes do procedimento são tão cruciais quanto o pós. Por isso, confira algumas indicações básicas: 

1. Manter uma dieta equilibrada e nutritiva

Planejar uma alimentação balanceada antes da operação, com a ingestão de alimentos leves e ricos em nutrientes, é essencial. Além disso, recomenda-se a redução de gorduras, açúcares e bebidas alcoólicas por pelo menos 20 dias antecedentes à cirurgia. 

2. Evitar fumar por pelo menos 30 dias antes do procedimento

Se a paciente for fumante, a orientação é deixar de fumar preferencialmente com 30 dias de antecedência, já que o cigarro interfere na circulação e oxigenação do sangue, o que pode afetar a cicatrização da mamoplastia

3. Informar todos os medicamentos em uso

Muitas mulheres fazem uso de remédios contínuos, como anticoncepcionais. Caso esteja utilizando algum tipo de medicação, não se esqueça de informar ao cirurgião.

Os benefícios de ter um acompanhante para a paciente 

Por fim, percebemos que ter um acompanhante é importantíssimo para a paciente. Entre os benefícios que esse apoio pode trazer, devemos destacar especialmente: 

- Contribui na redução dos sintomas de ansiedade, medo e abatimento (que são super comuns em situações de cirurgias)

- Colabora com os cuidados direto da mulher, auxiliando nas atividades do dia a dia, fazendo com que a etapa de recuperação seja muito mais tranquila

- Dispensa a necessidade de ter algum enfermeiro ou ajudante particular, deixando-a mais confortável por saber que possui alguém em quem ela confia ao lado

Por mais que pareça óbvio, tudo isso influencia na melhora e na saúde física e psicológica da mulher tanto antes, quanto após o procedimento cirúrgico.

E então, gostou deste conteúdo? Esperamos que ele tenha sido útil para você! Para ler outros materiais com assuntos relacionados e se manter sempre informado, não deixe de acompanhar o blog da Servimedic Technology! Até a próxima!