Sabe O Que É Mamoplastia Ablativa?

Quer entender o que é mamoplastia, os diferentes tipos de procedimentos existentes, as indicações de cada um e os cuidados que se deve ter? Então, este conteúdo é para você! 

Neste post, explicamos em que consiste os diversos tipos de mamoplastia e como eles funcionam. Para conferir, é só continuar a leitura! 

O que é mamoplastia: saiba em que consiste cada procedimento!

Mamoplastia é o nome dado à cirurgia plástica nas mamas, a qual pode ser realizada simplesmente por fator estético ou por questões de saúde. 

Independentemente do motivo pelo qual o procedimento seja realizado, é imprescindível compreender o que é e como funciona cada um deles. Portanto, conheça agora as diferentes cirurgias de mama: 

Mamoplastia ablativa 

Esse é o procedimento usado quando a paciente possui câncer de mama. Na verdade, todas as cirurgias voltadas para o tratamento contra o câncer de mama são chamadas de cirurgias ablativas ou mastectomia, nome popularmente mais conhecido. 

A operação consiste na retirada de toda a mama e é indicada quando não é possível tratar a doença com a cirurgia conservadora — um procedimento que consegue poupar grande parte do seio — e para mulheres que tenham maior probabilidade de desenvolverem um segundo câncer. Nesse caso, muitas vezes se escolhe a remoção das duas mamas. 

Vale enfatizar ainda que existe mais de um tipo de mastectomia. Sendo eles: 

  • Mastectomia simples: nesse procedimento, que é o mais comum, o cirurgião faz a retirada de todo o tecido mamário, incluindo o mamilo, aréola e pele.

  • Mastectomia radical: faz-se a retirada de toda a mama, tecido muscular mamário e linfonodos. Essa opção de cirurgia é mais recomendada para tumores grandes.

  • Mastectomia dupla: a cirurgia dupla é indicada quando há riscos da paciente desenvolver um tumor na outra mama.

  • Mastectomia poupadora de pele: esse é o procedimento voltado para mulheres que querem fazer a reconstrução do seio. Embora haja a remoção do tecido mamário, mamilo e aréola, a maior parte da pele é preservada.

  • Mastectomia poupadora de mamilo: assim como na mastectomia poupadora de pele, aqui o mamilo e a pele também são preservados. Trata-se de uma cirurgia indicada para tumores pequenos e em estado inicial, quando não há indícios de doença na pele ou próximo ao mamilo. 

Mamoplastia reconstrutiva

A mamoplastia reconstrutiva é outro nome dado à cirurgia que costuma ser feita em pacientes que passaram por uma mastectomia e consiste na reconstrução das mamas

Mamoplastia de aumento

Essa é a cirurgia recomendada para quem deseja aumentar o tamanho das mamas, a famosa colocação de prótese de silicone.

Além disso, ela também é muito procurada por mulheres que tiveram a sustentação e firmeza dos seios comprometida por alguma razão, como amamentação e perda de peso e para criar simetria entre as mamas. 

Mamoplastia redutora

Ao contrário do procedimento anterior, este tem como objetivo diminuir o tamanho das mamas. Normalmente, mulheres que possuem seios muito volumosos e grandes podem ter problemas de postura, o que acaba causando dores nas costas, ombros e pescoço por causa do peso. 

É importante ressaltar que a redução de seios só é orientada para pacientes acima de 18 anos. Antes disso, as mamas podem não estar completamente desenvolvidas.

Mamoplastia reparadora 

Conhecida também como mastoplastia, a opção reparadora é realizada com o intuito de “corrigir” características das mamas que estejam causando algum incômodo na mulher. Por exemplo: tamanho desproporcional entre um seio e outro, assimetrias mais acentuadas, diminuição da aréola, entre outras. 

Nesse caso, o cirurgião responsável deve conversar abertamente com a paciente para entender todas as suas vontades e necessidades e, assim, indicar o melhor procedimento. 

Cirurgias desse tipo estão muito ligadas à autoestima da mulher, por isso, precisam de muita atenção. 

Mastopexia 

Mastopexia é a cirurgia plástica para tratar a ptose mamária ou “mamas caídas”, como falamos e ouvimos com mais frequência. 

O caimento das mamas é um processo natural ao qual todas as mulheres irão passar ao longo da vida. A proposta desse procedimento, portanto, é retirar o excesso de pele e musculatura que ficam mais evidentes com o passar do tempo, deixando os seios mais arredondados e com aparência mais jovem. 

Além de elevar as mamas a sua posição adequada, é feito o reposicionamento das aréolas, mantendo-as simétricas. 

Cuidados básicos antes de realizar a cirurgia

É claro que para cada cirurgia haverá uma série de recomendações para o pré-operatório. No entanto, alguns cuidados são básicos e não devem ser negligenciados, como: 

  • Não ingerir bebidas alcoólicas 
  • Se for fumante, evitar fumar pelo menos nas duas semanas que antecedem a cirurgia 
  • Fazer jejum, seguindo a quantidade de horas estabelecida pelo médico 
  • Evitar alimentos muito pesados 
  • Não tomar nenhuma medicação sem o consentimento do cirurgião 

Nos cuidados pós-operatório, a paciente também receberá uma lista com orientações de acordo com o procedimento realizado. Cirurgias plásticas podem requerer o uso de sutiãs pós-cirúrgicos ou algum outro acessório para ajudar na recuperação. Por isso, é imprescindível seguir tudo o que o médico passar. 

E então, gostou deste conteúdo? No blog da Servimedic Technology, você encontra diversas outras matérias com assuntos relacionados para se manter informado!