Cuidados pós-parto: tudo o que você precisa saber!

Toda a atenção dos papais é naturalmente colocada em cima do bebê recém nascido, mas a mãe também precisa pensar nos cuidados no pós-parto para o seu bem-estar.

Isso porque o parto pode ser considerado uma cirurgia de grande porte e que apresenta riscos durante e depois de todo o procedimento. E como nos primeiros dias depois da gestação a mulher provavelmente já estará em casa, esses cuidados dependerão totalmente dela e seu parceiro. 

Por isso, neste post listamos alguns pontos importantes para ter um pós-parto tranquilo!

Principais cuidados no pós-parto 

Abaixo, selecionamos os principais cuidados que você deve ter. Confira!

Cuidado com os seios 

Dentre os cuidados no pós-parto, está a atenção com as mamas, para que elas não rachem ou passem pela mastite, por exemplo.

Em relação às rachaduras, o ideal é manter a hidratação em dia, usando pomadas específicas ou até mesmo o próprio leite materno.

Já para a mastite (empedramento dos seios), é comum que as mamas da mulher fiquem vermelhas e brilhantes. Uma boa solução para esses casos é fazer uma compressa com água gelada e retirar o excesso de leite com suas próprias mãos.

Outro grande ponto da mastite é que ela pode causar febre na mulher. Se isso se tornar frequente, nossa indicação é procurar por um médico.

Tenha uma alimentação balanceada

As náuseas e vômitos costumam ser comuns nos primeiros dias do pós-parto.

Então, o recomendado é optar por uma alimentação mais leve e balanceada, rica em alimentos que hidratam, como a melancia.

Não se esqueça também das fontes diretas de hidratação, como água e sucos, pois, além de ajudarem a diminuir o inchaço, elas aumentam a produção de leite.

Sobre os alimentos que podem fazer mal nesse período, estão aqueles que contém muita gordura e açúcar, afinal, esses dois itens podem aumentar o inchaço e enjoos.

Quando o mal estar começar a passar, inclua na dieta alimentos que aumentem o nível de ferro.

Você pode encontrar bons níveis de ferro em:

  • carne bovina;
  • peixes;
  • gema de ovo;
  • feijão;
  • grão de bico;
  • ervilha;
  • lentilha;
  • damasco;
  • coco seco.

Cuide das suas cicatrizes

As cicatrizes podem ficar tanto no parto normal, como na cesária.

No caso do parto normal, pode ser feito um corte no canto da vagina da mulher, para evitar que ocorra laceração perineal quando o bebê é retirado.

Na cesárea, a cicatriz do corte fica acima do osso púbis, feita para a saída do bebê.

Em ambas, é fundamental manter a higienização com água e sabão neutro.

Durante o dia, as cicatrizes devem permanecer secas. Além disso, é preciso ficar de olho em casos de vermelhidão, dores, odores e se há secreção, já que tudo isso pode indicar uma infecção.

Mantenha uma boa higiene

A higiene na região genital merece muita atenção durante o pós-parto por conta da loquiação.

A loquiação é o sangramento vaginal que ocorre depois da gestação. Trata-se de uma secreção vaginal vermelha que se apresenta nos primeiros dias do puerpério e, com o passar dos dias, vai mudando sua cor para vermelho escuro, amarelo e branco.

Dessa forma, nesse período, é essencial higienizar muito bem a genital, trocando os absorventes de quatro em quatro horas, ao longo de pelo menos dez dias.

Fique atenta as dores e incômodos

As dores durante qualquer pós-operatório são comuns, independentemente se a mulher passou por parto normal ou cesárea.

Uma das principais dores são contrações no útero, bem semelhantes às cólicas menstruais, e acontecem por conta da diminuição do tamanho do útero.

As cicatrizes dos dois tipos de partos também podem causar dores na região em que foi realizada a intervenção.

Note principalmente se essas dores vêm acompanhadas de outros sintomas, porque elas podem estar sinalizando alguma complicação. Se for o caso, procure orientação médica imediatamente.

Se for fazer exercícios, comece com os mais leves

Durante um tempo do pós-parto, as atividades físicas ou atos que exigem um pouco mais de esforço, como dirigir, são contraindicadas.

Isso porque elas podem prejudicar a recuperação, interferindo nos pontos cirúrgicos da cesariana ou na cicatrização perineal do parto normal.

Se você quiser praticar exercícios físicos, a orientação é começar depois dos 45 dias da data da gestação. Mas converse com o seu médico antes.

Siga todas as orientações do seu médico 

Os cuidados no pós-parto devem ser seguidos à risca. Nessa fase, o corpo das mulheres estão vulneráveis a infecções e complicações.

Para que tudo corra bem, as orientações dadas pelo médico não devem ser negligenciadas. E não se esqueça de tirar todas as dúvidas com ele para que o seu puerpério seja o mais tranquilo possível.

Por fim, como você viu ao longo deste artigo, após dar à luz ao bebê, ele não é o único que precisa de atenção. Cuide-se também, mamãe! 

Gostou desse conteúdo? Para ler outros materiais como esse, acompanhe o blog da Servimedic Technology! Até a próxima!