BELEZA NATURAL E SAUDÁVEL

TODO O CUIDADO COMIGO É POUCO

Cuidados Caseiros com Cabelo, Pele e Unha

A saúde não deve ter relação com a idade, cultuamos a aparência mais jovial em nossa sociedade, porém, precisamos quebrar esse padrão e não deixar que isso se torne uma regra. Não é necessário possuir uma fonte de juventude ou usar um arsenal de cremes anti-idade como antes. Existem opções muito mais naturais para cuidar da beleza que não requerem químicas, cissuras ou outros tipos de soluções de intervenção.  Hábitos como tomar bastante água, alimentação balanceada, uso de filtro solar diário entre outros, são atitudes que podem e vão valorizar nossa aparência desde o horário em que se acorda até dormir. Precisamos passar a valorizar o nosso tempo com essas práticas para que não seja necessário uma deitar em uma mesa de cirurgia futuramente, ou que passemos a não nos gostar.  Outra dica infalível é limitar o número de produtos de beleza, tenha o hábito de sempre testar o produto antes de usar, mesmo os hipoalérgicos podem gerar alguma irritação em sua pele, aplique uma pequena quantidade em seu antebraço, duas vezes por dia durante uma semana e veja se sua pele teve alguma rejeição ao produto.
Bom, mas não focaremos na pele durante esse artigo. Existem três particularidades que se destacam no mercado dos cosméticos por possuírem uma gama de produtos para tratamentos, aqui, vamos focar em te ensinar algumas receitas caseiras e naturais para cuidados diários ou semanais. Assim, você pode economizar e diminuir o uso de químicas e de matérias artificiais em seu corpo.

VITAMINA É TUDO!

Sem dúvidas a nossa aparência ainda é o nosso cartão de visita, existem vários tratamentos estéticos que cuidam de nossos cabelos, melhoram nossa pele e também de nossas unhas, mas alguns contém preços inacessíveis para uma grande parcela das pessoas, então se conseguirmos cultivar hábitos saudáveis e usar de receitas e práticas e caseiras que auxiliam no aspecto de beleza do corpo, seria melhor ainda, não é mesmo? Hábitos como ter boas noites de sono são essenciais para renovação celularer e assim, melhoram a qualidade do corpo, prevenindo de envelhecimento precoce, essa renovação e esses hormônios que auxiliam nessas questões só são liberados nos sonos profundos.

Muito se fala sobre o trabalho que as vitaminas tem para nosso organismo, uma das mais famosas – encontradas em cápsula de suplemento de beleza – é a vitamina B. Essa vitamina faz bem para esse combo, do qual estamos buscando informações, cabelo, pele e unha. Auxilía no crescimento de unhas e cabelos e reduz manchas na pele, melhorando a circulação sanguínea.

ALIMENTAÇÃO BENÉFICA

Tutano Bovinos e algas – renova e fortalece as fibras da pele, dando mais sustentação e menos flacidez e previne o aparecimento de estrias.

BiotinaGema de ovo e castanhas -  grandes fontes de queratina, promovendo mais saúde para cabelo, pele e unha.

Vitamina C – Frutas cítricas -  controle de produções desregulares do organismo, beneficiando a pele para que não haja envelhecimento precoce.

Ômega 3Peixes e linhaça -   excelente anti-inflamatório e produtor de elastina, melhorando aspectos de celulites na pele, por exemplo.

ResveratrolUva -  revigorante para as células, excelente antioxidante, controla o envelhecimento precoce da pele.

Silício OrgânicoAveia e legumes -  um grande produtor de proteína, deixando cabelos e unhas mais saudáveis.

Betacaroteno Alimentos alaranjados -  combate manchas na pele, faz parte da função compor a tonalidade da pele nos bronzeados é indicado para quem tem mancha.

Ácido HialurônicoCarnes com pele e osso – mantém a hidratação do corpo, cultivando a água ingerida no organismo, primordialmente no osso.

Ferro Carnes, aveia, feijão e verduras – um dos principais na composição da hemoglobina, previne do desenvolvimento de uma anemia. Em casos de anemia, cabelos, pele e unhas se tornam ressecados e quebradiços.

CUIDADOS COM AS UNHAS

Pensamos no cuidado com as unhas somente de maneira superficial: esmaltes, lixas, retirada de cutículas etc. As unhas apesar de serem células mortas, são particularidades do nosso corpo que podem mostrar quando algo não está certo em nosso organismo, caso haja alterações evidentes como na cor, espessura, formato ou modo de crescimento é necessário prestar atenção porque algumas doenças como psoríase, diabete e desregulagens nos hormônios da tireoide são sinalizadas dessa forma. Para o fortalecimento das unhas é indicado ingerir alimentos de proteína, se hidratar com muito líquido e sempre ficar longe das químicas (soluções compostas em farmácias de manipulação para acelerar o crescimento das unhas), cuidar do removedor que usa para retirada dos esmaltes também é importante, tente usar os mais fracos em seu material.

Algumas dicas para tratamentos das unhas:

Clareamento com bicarbonato: A prática de pintar as unhas periodicamente pode trazer o aspecto amarelado para elas um aspecto amarelado, o abuso de esmalte faz com que elas não respirem. Isso é algo desagradável, deixa a aparência de mal cuidado e sujeira. É nesse momento em que o bicarbonato entra em ação, basta esfregá-las com a solução por 15 minutos para a cor retornar ao transparente natural.

Fortalecimento com o uso de vinagre de maçã: Quando as unhas estão quebradiças, podem existir diversos motivos para esse enfraquecimento. Para melhorar suas unhas, você pode comprar em qualquer mercado um vinagre de maçã. Mergulhe um algodão no vinagre, posteriormente o passe nas unhas por alguns minutos. Esse tratamento pode ser feito em dias alternados.

Nutrição com limão: Seu uso pode ser encarado como um desinfetante de unhas. Elas podem sofrer de fungos e bactérias, o ácido do limão tende a eliminar essas impurezas. Você pode esfregar o líquido do limão com a ajuda de um algodão ou mergulhar a ponta dos dedos com o conteúdo em um recipiente. Ao repetir por algumas vezes você já irá notar suas unhas mais saudáveis.

Azeite na hidratação das unhas: O azeite traz uma camada de hidratação que dá proteção as unhas, não deixando elas amolecerem ou envergarem facilmente. Mergulhe a ponta dos dedos em um recipiente com o produto e deixe-o agir por alguns minutinhos. Para bombar a hidratação é indicado acrescentar abate e alho.

NO MERCADO DA ESTÉTICA JÁ EXISTEM MATÉRIAS PROFISSIONAIS QUE CUIDAM DA SAÚDE DAS UNHAS :

Base Fortify Nails, da Pharmapele: Criada para fortalecer, proteger e prevenir unhas da descamação, para unhas frágeis e quebradiças. Secagem de forma rápida e com alto poder de durabilidade. Formulação: nanocomplexo de queratina hidrolisada, arginina e óleo de melaleuca, Algisium (rico em silício), vitamina E e o Pantenol. Pode ser usado quinzenalmente, aplicando antes do esmalte nas unhas.

Sérum Fortify Nails, da Phamarpele: Renova e hidrata de modo imediato unhas e cutículas, potencializa o crescimento das unhas e também melhora no aspecto de resistência à quebra e descamação. Formulação: óleos essenciais nanoencapsulados, Pantenol, vitamina E. Esse produto é de aplicação, deve ser usado após as unhas terem sido esmaltadas.

Micozione, da Biozenthi: Tratamento de micose para as unhas. Formulação: ácido lático e salicílico e óleos vegetais fungicidas e bactericidas. O tratamento pode demorar alguns meses para consolidação, consiste em pincelar o produto por toda a unha (frente e verso), para melhora de seu uso é indicado que a área afetada seja cortada e lixada antes da aplicação. Pode ser usado até duas vezes no dia.

CUIDADOS COM A PELE

Máscara de café com mel: Máscara de tratamento com foco em peles que estejam com aspecto de cansaço. Misture os ingredientes indicados e deixe o produto agir no rosto por 1 minuto, após, enxágue bem.

Você vai precisar de: Café solúvel - 2 colheres (chá), Mel -1 colher (chá).

 

Máscara de café com mel: Máscara de tratamento com foco em peles que estejam com aspecto de cansaço. Misture os ingredientes indicados e deixe agir no rosto por 1 minuto, após, enxágue bem.

Você vai precisar de: Café solúvel - 2 colheres (chá), Mel -1 colher (chá).

 

Máscara de tomate: Máscara de tratamento com efeito antioxidante e de renovação celular. Misture os ingredientes indicados e deixe agir na pele de 10 a 15 minutos, após, enxágue bem. Indicado que esse processo seja noturno.

Você vai precisar de: Leite - 2 colheres (sopa), Suco de tomate - 1 colher (sopa).

 

Máscara de iogurte: Efeito de nutrição para a pele, deixando-a mais brilhosa. Misture os ingredientes indicados e deixe agir sob a pele de 5 a 10 minutos, após, enxágue bem.

Você vai precisar de: Suco de limão siciliano - 2 colheres (sopa), Iogurte natural sem açúcar: 2 colheres (sopa). 

 

Máscara de limão com mel: Máscara com foco em antioxidante e eliminação de pele morta e impurezas. Misture os ingredientes indicados e deixe agir sob a pele de 3 a 5 minutos, após, enxágue bem.  Essa máscara deve ser feita no período noturno, pois o limão pode causar manchas em contato com o sol.

Você vai precisar de: Mel - 2 colheres (chá), Suco de limão siciliano - 1 colher (chá).

 

Máscara de babosa e cúrcuma: Máscara que pode ser usada na pele e nos cabelos, seu foco é hidratação, também cicatrizante para inflamações na pele do rosto ou couro cabeludo. Misture os ingredientes indicados e deixe agir no rosto por 10 minutos, após, enxágue bem. 

Você vai precisar de: Gel de babosa - 2 colheres (sopa), Cúrcuma - 1 colher (chá).

 

Máscara de clara de ovo:  Máscara com foco na hidratação e toque de maciez, também pode ser considerada antioxidante, pois você vai acrescentar limão. Misture os ingredientes indicados e deixe agir na pele até secar, após, enxágue bem, finalize com algum hidratante de sua preferência. Indicada para uso noturno para que não ocorra problemas com o limão. 

Você vai precisar de: Suco de limão siciliano - 2 colheres (chá), Clara de ovo - 1 colher (chá).

 

Máscara de óleo de coco: Nutrição junto a cicatrização. Essa máscara de óleo de coco com cúrcuma é uma ótima ideia para quem sofre de acne, pois sua hidratação prepara a pele para o tratamento e também desinflama supostas espinhas que foram cutucadas. Misture os ingredientes indicados e deixe agir de 5 a 10 minutos sob a pele, após, enxágue bem.

Você vai precisar de: Óleo de coco - 2 colheres (chá), Cúrcuma - 1 colher (chá). 

CUIDADO COM OS CABELOS

Hidratando cabelos secos

- Máscara de tratamento de sua preferência

- 1 colher de creme de leite

Hidratando cabelos cacheados

- 2 colheres de café

- 1 colher de óleo de coco

- Máscara de tratamento favorita

Hidratando cabelos loiros

- 2 colheres de sopa de máscara de hidratação profunda

- 1 colher de sopa de chá de camomila

- 1 colher de glicerina e uma colher de óleo 100% vegetal

Hidratando cabelos com luzes

- Vinagre de maçã

**** Existem outros ingredientes acessíveis que muitas vezes temos em casa que podem ser misturados a uma máscara de tratamento capilar potencializando sua eficácia como: babosa, maisena, mel, ovo, glicerina.