Benefícios da alimentação saudável: como ter bons hábitos

Para ter o corpo que sempre desejou e bem definido, a alimentação é um dos fatores mais essenciais. No entanto, muita gente acha que, para atingir tais objetivos, é preciso investir em arriscadas dietas mirabolantes, sem prescrição médica e ou pular refeições.

É importante ter cuidado. Afinal, a falta de planejamento alimentar pode acarretar prejuízos ao metabolismo e interferir nos resultados. Por isso, é fundamental entender os benefícios da alimentação saudável e compreender que emagrecimento não significa ficar sem comer ou sentir fome. 

É sobre isso que vamos falar neste post! Acompanhe e confira dicas que vão te ajudar nesse processo!

Benefícios da alimentação saudável: veja a importância

Quando se fala em alimentação saudável, as pessoas tendem a imaginar apenas um prato cheio de folhas e uma dieta totalmente restrita, sem nada de doce, pão e massa. Mas não é bem assim. 

É totalmente possível comer bem, sem abrir mão de tudo aquilo que gosta. A palavra-chave para quem quer emagrecer sem sofrimento é: equilíbrio. Aliás, se não houver equilíbrio, é bem provável que o planejamento desande. 

Apostar em uma reeducação alimentar é sinônimo de gastar menos com remédios e com alimentos também, pois o foco está justamente na manutenção da saúde.

Embora não seja tão simples dar início a esse processo, com o auxílio de um bom nutricionista e se mantendo motivado, dá para alcançar seus objetivos sim. 

Estabelecer uma rotina com bons hábitos é garantir benefícios para o seu corpo a longo prazo. O que a gente faz hoje, reflete no amanhã. Estamos falando, sobretudo, de longevidade!

Os principais benefícios da alimentação saudável

Veja a seguir as vantagens de ter uma alimentação saudável para o seu corpo 

1. Mantém o organismo funcionando corretamente

Já ouviu a expressão “comida de verdade”? 

Alimentar-se com comida de verdade é imprescindível para manter o bom funcionamento do organismo. Os alimentos ricos em nutrientes funcionam como combustíveis para nosso corpo e fornecem energia.

2. Ajuda na prevenção de doenças

Nós somos o que comemos! Essa frase nunca fez tanto sentido. 

Ter uma alimentação balanceada e nutricional ajuda na prevenção de doenças graves e crônicas, como hipertensão, diabetes, gastrite, alergias e afins. 

Ao contrário dos alimentos industrializados, que são repletos de gorduras trans, açúcares, aditivos químicos, hormônios, agrotóxicos e diversos outros componentes que podem desencadear uma série de problemas de saúde.

3. Mais qualidade de vida

Quando você muda sua alimentação e mantém regularidade no consumo de nutrientes,você melhora sua qualidade de vida. 

Portanto, dê preferência a alimentos naturais. Coloque como regra o desembalar menos e descascar mais. O seu corpo agradecerá!

4. Mais energia 

Uma dieta saudável oferece mais energia e disposição ao corpo durante o dia. Quem come bem claramente é uma pessoa mais disposta e enérgica, tem um humor melhor e se sente menos cansado. 

5. Aumenta a expectativa de vida

Como falamos ali em cima, longevidade e hábitos saudáveis estão muito ligados 

Inclusive, alguns alimentos são capazes até de tornar o envelhecimento mais lento, como azeite de oliva, alho, chá verde, tomate, vegetais de cor verde escura, frutas vermelhas e muitos outros. 

6. Mais qualidade no sono

Quem tem problemas para dormir, pode resolver essa situação com uma simples mudança na alimentação. 

Para isso, evite ingerir grandes porções de comida no período da noite. Tente jantar mais cedo e prefira alimentos mais leves. 

Algumas opções que podem ajudar também, são: maracujá, linhaça, aveia, leite morno, couve, salmão, arroz integral, alface, semente de gergelim.

7. Auxilia (e muito) no controle do peso!

Por fim, o ponto que interessa a maioria das pessoas: controlar ou perder peso. 

O segredo para perder e controlar o peso é levar uma rotina de alimentação saudável, exercícios físicos e boas noites de sono.

Esqueça a ideia de que pular refeições é o caminho para o emagrecimento. Muito pelo contrário, quando você deixa de comer, você acaba ganhando. 

Nosso corpo precisa de certas calorias e nutrientes diários para funcionar bem. Aumentar o intervalo entre as refeições certamente não dará bons resultados.

Novamente recomendamos: se estiver com dificuldade de adequar o seu cardápio, procure ajuda de um profissional para que ele monte um plano alimentar completo, com todos os nutrientes que você precisa. 

Você acabou de conferir os benefícios da alimentação saudável. Esperamos que este conteúdo tenha te motivado. E se quiser ler outros materiais como esse, fique de olho no blog da Servimedic Technology, toda semana temos novas publicações com dicas de saúde e muito mais! Até a próxima!