Fadiga muscular: conheça as causas e tratamentos

Você já passou sentiu cansaço após subir uma escada, caminhar até o supermercado ou, então, passear com seu pet? Essa situação é comum, principalmente entre pessoas que não praticam exercícios físicos com frequência. Conhecida como fadiga muscular, essa condição ocorre quando existe uma demanda excessiva de força sobre o corpo, ocasionando em dores musculares.

Mas o que é exatamente a fadiga muscular? Quais suas causas? Existe tratamento? A Servimedic Technology te explica no post de hoje como fazer o tratamento. Confira!

O que é fadiga muscular?

A fadiga muscular é o resultado da sobrecarga dos músculos após um esforço físico acima do normal, ocasionando impactos nas fibras musculares. Dessa forma, tanto pessoas sedentárias quanto atletas profissionais estão sujeitos a passar por essa condição. Mesmo este tipo de situação ser mais comum entre quem se exercita com frequência, mas quais são realmente as causas dessas lesões? Abaixo nós mostramos com mais detalhes:

Causas da fadiga muscular

Apenas exceder o limite da força física não é o único motivo para causar a fadiga muscular. A fadiga está ligada uma série de fatores, como:

1. Necessidade de minerais

Se a fadiga muscular está acontecendo no seu corpo frequentemente, uma das causas podem ser a falta de minerais no organismo, como potássio, magnésio ou cálcio. Estes minerais são de extrema importância para o funcionamento muscular (contração e relaxamento das fibras musculares).

Assim, caso estejam em falta, seus músculos possuem mais dificuldade para funcionar, causando o cansaço.

Para reverter esta situação, é interessante aumentar o consumo de alimentos que sejam ricos em potássio (peixe, banana, batata-doce), magnésio (leguminosas, abacates, sementes) e cálcio (leite, ricota, salmão). Caso a situação não melhore, é recomendado consultar um médico e fazer um exame de sangue para confirmar o diagnóstico.

2. Problemas cardíacos

A insuficiência cardíaca pode provocar uma diminuição do sangue oxigenado que percorre o corpo, causando também uma redução de oxigênio que chega aos músculos. Assim, é comum sentir um cansaço excessivo mesmo que não se tenha feito nenhum exercício e até mesmo uma leve caminhada da casa até o trabalho.

3. Diabetes

Outra causa da fadiga muscular são as diabetes, que são responsáveis pelo aumento de açúcar no sangue, o que acaba afetando a sensibilidade dos nervos. Por isso, as fibras musculares ligadas aos nervos são afetadas e a tendência é que acabem ficando mais fracas ou deixem de funcionar, prejudicando na força dos músculos, causando a fadiga.

Esse é um tipo de problema muito comum e, ainda assim, muitas pessoas não seguem um tratamento adequado. Para isso, é de extrema importância procurar um endocrinologista para avaliar a condição.

4. Anemia

Os músculos necessitam de oxigênio para funcionar corretamente e a anemia é uma causa frequente da fadiga muscular. A anemia é responsável por diminuir o número de células vermelhas que transportam oxigênio no sangue até os músculos. Esta é uma causa que surge e se desenvolve de maneira lenta, causando a fadiga muscular e falta de ar antes mesmo de ser feito o diagnóstico.

5. Doenças renais

Se os seus rins não estiverem funcionando da maneira correta, é possível surgir um desequilíbrio na quantidade de minerais no corpo. Assim, se estiverem em uma quantidade inadequada, seus músculos não conseguirão trabalhar da maneira correta, ocasionando a diminuição da força e o aumento do cansaço.

Você pode conferir seu histórico familiar e consultar se a doença renal está presente entre os familiares, ou senão, caso exista a suspeita, é recomendado consultar um nefrologista (profissional que realiza o diagnóstico e o tratamento clínico das doenças do sistema urinário), que irá auxiliar na identificação de alguma doença nos rins e começar o tratamento mais adequado.

Como fazer o tratamento da fadiga muscular?

De fato a fadiga muscular dificulta que simples atividades rotineiras sejam realizadas. O primeiro passo para tratar é pegar leve nas atividades e nos exercícios físicos, além de se hidratar bem durante o dia, garantindo que o organismo esteja em sua plena função.

Além disso, procure por profissionais que possam oferecer uma orientação especializada, com os tipos de exercícios ideais para o momento e tempo de descanso para assegurar a recuperação dos músculos.

Para tratar as dores, você pode investir em compressas mornas e banhos quentes, pois dilatam os vasos sanguíneos e relaxam os músculos. Massagens terapêuticas com o uso de pomadas e sprays anti-inflamatórios na região dolorida também podem ajudar a relaxar os músculos.

Um ótimo recurso, nesses casos, são as cintas modeladoras, que além de te auxiliarem a melhorar a postura, são capazes de diminuir o inchaço na área dolorida e melhorar a circulação sanguínea. Hoje você pode conferir modelos diversos de cintas, um para cada tipo de necessidade, veja só:

Melhores maneiras de recuperar a força dos músculos

A recuperação é fundamental quando tratamos de aliviar e fortalecer os músculos. Existem tipos específicos de recuperação como:

  • Hídrica: a importância da água para o nosso corpo é um fator que beneficia a recuperação da força dos músculos.

  • Energética: recuperação feita para recuperar a glicose por meio da ingestão de carboidratos e proteínas depois dos exercícios.

  • Estrutural: com níveis de água e energia na proporção correta, uma boa noite de sono colabora para amenizar a fadiga e a recuperação articular e nervosa.

A causa da fadiga muscular está ligada a diferentes fatores e não somente ao excesso de esforço físico. Por isso, após a leitura deste artigo, atente-se para os sinais como a falta de minerais, problemas cardíacos, diabetes, anemia e doenças renais.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas conheçam as causas e tratamentos para a fadiga muscular. Esperamos que aproveite a visita em nosso blog e até o próximo post!