O uso de meias de compressão na gravidez

A meia de compressão na gravidez é uma grande aliada para reduzir incômodos comuns desse período, como inchaço e cansaço nas pernas - e até as temidas varizes.

Além disso, ajudam a melhorar a circulação sanguínea das pernas, previnem trombose e outros problemas que podem se agravar durante a gestação devido às mudanças hormonais e de peso.

Portanto, hoje vamos te mostrar como usar as meias de compressão e quando elas são indicadas

O que são meias de compressão?

As meias de compressão ou meias compressivas são acessórios elásticos que evitam doenças venosas, como edema, varizes, trombose e flebite. Elas agem comprimindo a perna e, dessa forma, elevando o diâmetro das veias para aumentar a velocidade da circulação do sangue e a eficácia das válvulas.

Atualmente, é possível encontrar uma grande variedade de modelos, inclusive com diferentes gradientes de pressão e altura. Por isso, é fundamental que elas sejam recomendadas pelo médico, que orientará a melhor opção para cada caso.

Quando é indicado o uso de meia de compactação na gravidez?

Pés inchados e pernas cansadas fazem parte da rotina da maioria das grávidas. Então, são muitas as vantagens das meias de compactação para as mulheres gestantes, pois, como já falamos, elas facilitam a circulação sanguínea e evitam desconfortos.

Outro ponto a ser enfatizado é que as mudanças hormonais durante a gestação podem trazer problemas circulatórios. Afinal, os hormônios fazem com que o sangue coagule mais rápido e as veias se dilatem mais. 

Dessa forma, o retorno venoso acaba sendo impedido, aumentando os riscos de danos, como o desenvolvimento de varizes e a formação de coágulos nas veias das pernas.

A cada trimestre, o corpo da gestante passa por transformações importantes para acomodar o tamanho do bebê e o volume de sangue no útero aumenta. Tudo isso faz com que haja uma pressão direta nas veias.

Com as meias, a circulação sanguínea é melhorada e você sentirá suas penas mais leves, menos inchadas e com mais energia. 

Por que as gestantes apresentam problemas de circulação?

Os problemas de circulação são comuns e afetam grande parte das mulheres grávidas. Isso acontece por conta da elevação dos hormônios femininos que causam, também, um aumento no volume sanguíneo .

Os maiores picos de hormônios nesse período são a progesterona, o estrogênio, a gonadotrofina coriônica humana (hCG) e o hormônio lactogênio placentário (hPL). Cada um desses têm uma função específica para o progresso e a manutenção da gestação.

Contudo, o aumento pode resultar na dilatação das veias, tornando-as mais complacentes e volumosas. Os resultados são pernas inchadas, cansadas, doloridas, com muitos vasinhos e veias aparentes, além de uma sensação de queimação.

O sexto mês geralmente é o mais importante por causa do crescimento do bebê e da extensão abdominal. Com o crescimento mais intenso do útero, ocorre a compressão da veia cava, o que intensifica os sintomas de dor e inchaço.

É claro que existem alguns precedentes que podem piorar o quadro, como histórico de tabagismo, obesidade, sedentarismo e até certos transtornos psicológicos .

Depois do parto e nos primeiros meses pós-parto, os vasinhos e as varizes podem desaparecer. Por isso, é essencial investir em tratamentos mais definitivos a partir do terceiro mês de amamentação para que o organismo retorne ao seu estado hormonal de antes.

Outros bons hábitos também influenciam muito: ter uma alimentação saudável, não ganhar peso excessivo durante a gravidez, realizar caminhadas diárias e elevar as pernas pelo menos duas vezes por dia.

O uso da meia de compactação na gravidez: funciona mesmo?

Sim, o uso da meia de compactação na gravidez funciona e muito! Mas é preciso atenção na hora de escolher o produto.

As meias elásticas são divididas em 3 níveis de compressão:

  • Compressão suave : de 15 a 20 mmHg. É ideal para quem quer prevenir problemas circulatórios associados ao início da gravidez, quando inchaços e variedades são menos frequentes, e para quem irá viajar durante muitas horas sentada
  • Compressão média : de 20 a 30 mmHg. É o modelo mais indicado para quem já tem problemas circulatórios, como varizes, inchaço e dores nas pernas no fim do dia. As grávidas que precisam ficar muito tempo em pé ou sentadas podem investir nesse modelo assim que os primeiros sinais aparecerem
  • Alta compressão : de 30 a 40 mmHg . É recomendada para quem já sofre com pernas muito inchadas, com dores agudas ou com doenças venosas já diagnosticadas.

Se você usar uma meia menor do que o necessário, o efeito pode ser prejudicado. Da mesma forma que se utilizar em uma compressão mais alta você poderá desenvolver outros problemas circulatórios. Por essa razão, siga corretamente a orientação do seu médico!

Os modelos também variam. O mais indicado para as gestantes são com o comprimento semelhante a uma meia calça , porém em um tamanho especial, que consiga acomodar a barriga. 

É preciso usar a meia depois do parto?

Muitas mulheres acreditam que logo no pós-parto os desconfortos circulatórios somem. Porém, não é assim que acontece. 

Mesmo durante a amamentação, você ainda pode ter inchaços e ainda há o risco de surgimento de varizes.

Desse modo, é recomendado usar o acessório até seis meses após o nascimento do bebê. 

Saiba como colocar a meia corretamente

Tão importante quanto usar as meias na gravidez é vesti-las corretamente. É fundamental que você não sinta nenhum desconforto com elas. 

Veja o passo a passo de como colocá-las:

  • Fique sentada;
  • Coloque uma das mãos por dentro da meia;
  • Vire a meia do avesso até a altura do calcanhar;
  • Calce a ponta da meia no pé e ajuste correto até o tornozelo;
  • Vá desvirando-a aos poucos;
  • Ajuste corretamente até o fim;
  • Certifique-se de que ela está vestida corretamente e faça o mesmo na outra perna.

Para a manutenção das meias, siga as dicas:

  • Não use alvejante e produtos com cloro;
  • Não lave a seco e nem passe a ferro;
  • Use apenas sabão neutro para lavar;
  • Se for lavar na máquina, use saquinhos para roupas delicadas;
  • Atenção com anéis e outras joias na hora de vestí-las;
  • Não use cremes e óleos gordurosos nas pernas antes de colocá-las;
  • Assim que notar que a compressão já não é mais a mesma, faça a troca. 

Você acabou de conferir a importância das meias de compressão durante a gravidez e como utilizá-las de maneira correta. Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido suas dúvidas sobre o produto. 

Para ler outros materiais como esse, não deixe de acompanhar o blog da Servimedic Technology!