Quais os benefícios da meia calça de compressão?

A meia calça de compressão é aquela que tem um tamanho mais alongado, como uma meia calça tradicional, indo do abdômen até os pés, realizando uma compressão nas pernas e ajudando a melhorar a circulação sanguínea.

Essa meia compressiva pode ser usada por diferentes pessoas, desde quem está enfrentando problemas relacionados à trombose e a doenças venosas, até quem sofre com inchaço e cansaço nas pernas.

Quer saber mais e descobrir quais são as vantagens de investir na meia calça de compressão? Siga conosco!

Por que usar a meia calça de compressão?

A meia calça de compressão pode ser usada em uma grande variedade de casos e situações, trazendo benefícios como alívio da dor, do cansaço e inchaço nas pernas e também reduzindo as chances de formação de coágulos, como no caso da trombose. Vamos ver em detalhes?

Previne a trombose venosa profunda e a embolia

A trombose venosa profunda (TVP) é causada pela formação de um coágulo (ou trombo) no interior das veias profundas das pernas, principalmente da panturrilha, ou ainda, nas coxas.

Geralmente, quando o sistema circulatório está comprometido, as veias se dilatam. Isso significa que os mecanismos de retorno sanguíneo não funcionam como deveriam, assim a válvula que deveria impedir o retorno sanguíneo não consegue reter todo o sangue.

evitando trombose venosa

O sangue acumulado nas veias pode desenvolver problemas, como um coágulo – que pode se deslocar e viajar até os pulmões, causando a embolia, que pode ser fatal.

A meia calça de compressão é uma aliada para a prevenção contra a trombose venosa profunda e a embolia.

Os coágulos que se formam nas veias profundas geralmente acontecem quando ficamos muito tempo em uma só posição (sentado ou em pé). Então a meia calça compressiva pode ser usada por pessoas que trabalham nessas posições, como secretárias, garçons, seguranças, cabeleireiros, motoristas etc., auxiliando o retorno sanguíneo e evitando problemas.

Reduz o inchaço, dores e outros sintomas relacionados a problemas vasculares

As meias antitrombo compressivas contam com uma tecnologia capaz de permitir o retorno venoso e da linfa das pernas em direção ao coração, de maneira mais eficiente.

Ao comprimir o tornozelo e realizarem uma compressão decrescente até a coxa, essas meias proporcionam um direcionamento do fluxo veno-linfático na direção correta, o que resulta em uma melhora considerável na circulação.

Para quem usa, isso significa uma redução no inchaço, nas dores, na coceira e em outros problemas relacionados à dificuldade de circulação sanguínea, proporcionando muito mais bem-estar, sem aquela sensação de cansaço e peso nas pernas ao final de um dia.

Então, todas as pessoas que sentem desconforto nas pernas podem se beneficiar do uso da meia calça de compressão, proporcionando grande alívio.

Diminui a ocorrência de varizes

As varizes estão ligadas a uma série de fatores, como genética, variações hormonais, obesidade, gravidez e sedentarismo. Elas são veias tortuosas, dilatadas e insuficientes. Embora qualquer veia possa se tornar varicosa, é mais comum que isso ocorra nas pernas e nos pés.

Além da questão estética, as varizes podem causar dores, desconfortos e até problemas mais graves, como o aumento do risco de doenças circulatórias.

As meias compressivas ajudam a prevenir e tratar as varizes. Isso porque elas ajudam o sangue a fluir melhor pelo sistema sanguíneo, melhorando o retorno venoso para o coração.

Os principais responsáveis por realizar esse retorno venoso são os músculos da nossa perna, com destaque para as panturrilhas. Mas se ficamos muito tempo sentados ou em pé, estes músculos acabam não trabalhando como deveriam, favorecendo o surgimento das varizes.

As meias de compressão agem pressionando levemente as panturrilhas e os músculos da perna, fazendo com que o retorno venoso aconteça, mesmo quando estamos sentados ou em pé.

Com o sangue fluindo melhor, há uma redução considerável nas chances de vasos tortuosos surgirem, diminuindo os riscos de você vir a desenvolver varizes – e impedindo que as varizes já instaladas se tornem mais graves.

A meia calça de compressão também pode ser usada no pós-operatório das varizes e vasinhos, ajudando na recuperação – e depois, evitando que o problema retorne.

É indicada para uso diário e outras condições

Além desses casos, a meia calça de compressão também é indicada para pessoas com certas condições de saúde capazes de afetar a circulação, como diabetes, flebites e úlceras venosas nas pernas.

Mas também são muito indicadas para o uso diário, promovendo uma circulação saudável nas pessoas que passam muito tempo sentadas ou em pé, para quem usa anticoncepcional e para quem fará uma viagem longa.

Outra aplicação interessante são as meias compressivas esportivas – usadas por atletas e praticantes de diferentes atividades físicas, especialmente corrida e caminhada. Essas meias oferecem mais resistência e suporte para os treinos longos  e pesados e ainda podem ajudar a aumentar a circulação sanguínea e o fluxo de oxigênio, melhorando a fadiga e a recuperação muscular.

Quem pode usar a meia calça de compressão?

As meias de compressão podem ser usadas por várias pessoas, como:

  • grávidas;
  • obesos;
  • pessoas com fator de hipercoagulação;
  • pessoas que passaram por cirurgia;
  • profissionais que ficam muito tempo sentados ou em pé;
  • quem sofre com trombose, varizes e outros problemas circulatórios;
  • atletas;
  • quem sente as pernas cansadas, pesadas e inchadas no fim do dia;
  • mulheres que usam anticoncepcional;
  •  pessoas que farão uma viagem longa.

Contraindicação

Apesar de seus inúmeros benefícios, as meias compressivas não são indicadas para pessoas com isquemia, insuficiência cardíaca descontrolada, com infecções na pele ou feridas nas pernas e nas partes cobertas pela meia e com alergia aos componentes da meia.

Como escolher uma boa meia calça de compressão?

O primeiro passo para escolher uma boa meia calça de compressão é conversar com seu médico. Afinal, esses produtos têm diferentes gradações na compressão – com versões mais leves e mais compressivas, indicadas para diferentes usos e necessidades. Na loja da Servimedic você encontra meias de compressão alta, compressão média e compressão leve

Além disso, é importante escolher uma marca de qualidade e confiável, que seja referência no mercado, como é o caso da Venosan, que possui uma linha completa de meias compressivas, aliando tecnologia, sofisticação, inovação e um alto padrão de qualidade, desenvolvendo produtos que garantam saúde e beleza para os consumidores e segurança e credibilidade para os médicos.

As meias Venosan são encontradas em diferentes modelos podendo ser meia calça, meia 3/4 ou meia 7/8 e até mesmo meia para gestantes e contam com tecnologia têxtil avançada, o que proporciona mais transparência, elegância, maciez e conforto, atendendo as necessidades médicas e estéticas.

Já deu para notar que as meias de compressão trazem uma série de benefícios, não é mesmo? Ao realizarem uma compressão maior e de forma gradual em toda a perna, elas melhoram o retorno venoso até o coração, impedindo a formação de coágulos e trombos.

Além disso, a meia de compressão traz uma sensação de alívio, conforto e bem-estar, reduzindo o inchaço e a ocorrência de problemas vasculares relacionados à má circulação sanguínea.

Gostou das nossas dicas? Já sabe tudo sobre meia calça de compressão? Aproveite e leia o nosso conteúdo completo sobre trombose venosa profunda e entenda mais sobre essa doença.