Pomada para queloide piercing: as 6 melhores opções

A queloide é resultado de uma cicatrização malsucedida em razão do excesso de colágeno produzido pelo organismo ao cicatrizar uma ferida. Colocar piercings pode frustrar diversas pessoas que sofrem desse mal, no entanto, com as inovações tecnológicas da área da saúde, muitas pomadas para queloide foram desenvolvidas e aprimoradas para uma cicatrização adequada da pele.

Se você já teve ou está com esse problema de cicatrização após colocar um piercing, saiba que existem diversas opções de pomadas para queloide e tudo poderá ser amenizado com a escolha dos produtos corretos. Confira as melhores pomadas para queloide de piercing e resolva o seu problema!

6 pomadas para cicatrização de queloide

Antes de iniciar nossas dicas, você sabe para que serve a pomada para queloide? Se você fez um piercing e não te indicaram um produto para passar durante a cicatrização, saiba que isso é inadequado, afinal, as pomadas tanto tratam quanto previnem a formação de queloides.

Com elas, a pele ficará muito bem hidratada e protegida para se recuperar, além de serem incluídos componentes anti-inflamatórios e regenerativos, acelerando a cicatrização e evita que a queloide seja formada. Veja as 6 melhores pomadas para queloide e previna-se:

1. Stratamed

O Stratamed é uma película protetora para cuidado avançado das feridas. É um dos produtos mais procurados por sua excelente eficácia e pela fácil manipulação. Apesar de muitos pensarem que se trata de uma pomada para queloide, o Stratamed é o único gel de silicone transparente, estéril, não pegajoso e de secagem rápida classificado como curativo primário com uma formulação exclusiva.

Ainda, é o único produto a nível mundial aprovado pela Anvisa, FDA e CE para ser aplicado imediatamente após o procedimento para o tratamento de feridas abertas e superfícies comprometidas da pele.

pomada para queloide e cicatrizes stratamed

Esse produto forma uma película protetora para o cuidado avançado das lesões na pele, deixando a ferida completamente protegida de invasões químicas e microbacterianas, o que colabora ainda mais para a cicatrização do local do piercing. Vale ressaltar também que o Stratamed é um polímero de silicone de grau médico de última geração e de alta inovação tecnológica no mercado global!

O ponto mais positivo desse produto é, sem dúvidas, sua qualidade, mas o fato dele ser facilmente encontrado também é uma vantagem e tanto. Além disso, pode ser usado imediatamente após a inserção do piercing, dessa maneira, você previne a queloide desde o início.

Diferencial do produto: O produto seca para formar uma película de gel de silicone, uma camada protetora que é permeável a troca gasosa e impermeável a água, que hidrata e protege cicatrizes de produtos químicos e invasão microbiana, permitindo normalizar os ciclos de síntese de colágeno, produzindo uma cicatriz madura normal.

2. Strataderm

O Strataderm gel para tratamento de cicatrizes é ideal para ser usado após o Stratamed quando a pele estiver comprometida, ele é um produto não medicamentoso de secagem rápida e não pegajoso elaborado a partir de um polímero de gel de silicone de grau médico que simula uma epiderme provisória.

Além disso, ele é facilmente aplicável e poder ser usado além do pós-piercing para o tratamento de cicatrizes, tanto antigas quanto novas.

Não sem motivo, o Strataderm é a melhor e mais atual tecnologia molecular que simula uma epiderme provisória do mercado mundial, considerado um Padrão Ouro Internacional de tratamento e prevenção de cicatrizes anormais.

pomada para queloide de piercing e cicatrizes strataderm

A sua atuação se constitui pela formação de uma película do gel de silicone, criando uma camada de proteção semi-ocusiva impermeável a água e permeável a troca gasosa respiração e evaporação da pele.

Sua composição ajuda a hidratar também e proteger contra invasões microbianas e químicas. Dessa forma, ele alivia o desconforto e a vermelhidão, o que torna ideal para a queloide de piercing!

Importante: Em razão da altíssima qualidade, dos benefícios e das sérias reações adversas causadas por outras pomadas para cicatrização, a Servimedic Technology recomenda o uso do Stratamed e do Strataderm, os mais avançados tecnologicamente para o tratamento das cicatrizes!

3. O'Gel fita de silicone

A pomada cicatrizante O'Gel fita de silicone é, na verdade, uma lâmina de hidrocarbonetos e sais minerais desenvolvida para tratar cicatrizes lineares de todos os tipos em qualquer parte do corpo. Quando utilizada, essa pomada para queloide não desenvolve o campo bacteriano, protegendo, hidratando e regenerando a pele, mas só deve ser aplicada cerca de 7 dias após furar o piercing.

o gel fita de silicone para tratar queloide

Para usá-la, basta remover a película protetora da fita e posicioná-la em cima do local lesionado, mas vale salientar que é preciso higienizá-lo e secá-lo adequadamente antes de afixar a lâmina para queloide. No caso das feridas pequenas como as de piercing, é possível cortar a fita do tamanho necessário e colocá-la somente na região que precisa cicatrizar.

4. Contractubex

A Contractubex é uma pomada para queloide com textura de gel feita com substâncias altamente cicatrizantes e anti-inflamatórias que impedem não só a formação de saliências acima da cicatriz, mas estimulam a rápida cicatrização e suavizam a aparência da cicatrização.

A Contratubex também não é indicada para uso imediato, a recomendação é usá-la 2 vezes ao dia cerca de 7 dias após furar o piercing ou realizar a cirurgia. Inclusive, essa pomada para queloide pode ser usada em cicatrizes muito antigas que estejam em alto-relevo e incomodem pela aparência.

pomada para queloide contractubex

É imprescindível informar que o Contractubex não é recomendado para mulheres grávidas sem orientação médica. Além disso, algumas reações adversas são muito comuns, tais quais: coceira, eritema, vasinhos ou atrofia da cicatriz e, embora seja mais raro, pode ocorrer a hiperpigmentação e atrofia da pele. Dessa forma, há riscos de piorar uma cicatriz com queloide ou atrapalhar a recuperação da pele.

5. Kelosil

Uma pomada muito utilizada para tratar e prevenir queloides é o Kelosil em gel de silicone, produto que também é referência no mercado por suavizar a aparência de cicatrizes e por reduzir os desconfortos causados pela cicatriz. De tão fácil aplicação quanto outras pomadas em gel para queloides, o Kelosil tem secagem rápida e pode ser usado em qualquer região.

kelosil gel de silicone para tratar queloide

Outra vantagem pela qual o Kelosil é muito procurado é que essa pomada possui substância com uma alta potência hidratante, o que deixa a pele bem lisinha, evitando que a cicatriz fique avantajada e, com o uso apropriado, deixando-a praticamente imperceptível. No entanto, não pode ser aplicado logo após furar o piercing, somente com a pele íntegra.

O Kelosil contém óleo de semente de uva, linhaça e vitamina e, devido a isso, é indispensável destacar que pessoas com hipersensibilidade às substâncias contidas no produto não devem utilizar o produto, uma vez que as reações aos ativos podem causar outros problemas e prejudicar a cicatrização.

6. Diprogenta

Especialmente utilizada para tratar processos inflamatórios na pele, a pomada Diprogenta possui, em sua formulação, um corticoide com alta ação anti-inflamatória e um antibiótico que elimina bactérias causadoras de infecções, as quais, consequentemente, podem se tornar inflamações e resultar em queloides.

A Diprogenta é encontrada é em creme e rende muito bem, apresentado um excelente custo-benefício. Ela pode ser usada por um longo período caso seja necessário. A aplicação deve ocorrer uma semana após colocar o piercing e é indispensável que a região esteja limpa e seca, depois basta aplicar uma camada fina da pomada 2 vezes ao dia com intervalos de 12 horas.

pomada para queloide diprogenta

Embora seja muito utilizado e relativamente mais barato que outros produtos da mesma categoria, é essencial se atentar às reações adversas. Confira os principais efeitos colaterais pelo uso do Diprogenta:

  • ardência, prurido, irritação, ressecamento, foliculite, hipertricose, erupções acneiformes, hipopigmentação, dermatite perioral e dermatite de contato são comuns com o uso de corticosteróides tópicos;
  • maceração cutânea, infecção secundária, atrofia cutânea, estrias e miliária com o uso de curativos oclusivos incluem.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para você. Ah, e lembre-se: é melhor prevenir uma queloide que tratá-la depois, então aproveite nossas indicações de pomadas para queloide e comece usá-las logo depois de colocar o piercing. Veja dicas de como evitar queloide aqui em nosso blog!