Descubra como evitar queloide no piercing

Queloide é uma cicatriz anormal saliente e tem esse aspecto em razão de um acúmulo excessivo de colágeno em uma área mal cicatrizada, que pode ter como resultado um crescimento anormal do tecido na cicatriz. Muitas pessoas, ao decidirem colocar um piercing, ficam com receio de desenvolver queloide durante a cicatrização, um medo comum e compreensível, mas existem alguns cuidados que podem ajudar a evitar a cicatriz queloidiana. Aproveite e saiba mais:

Como se forma o queloide?

O queloide ocorre devido ao excesso de colágeno produzido durante o processo de cicatrização, permitindo que o tecido da pele cresça de maneira disforme e volumosa. Os queloides podem, ainda, ter um formato arredondado ou assimétrico e possuir coloração avermelhada, rosada, esbranquiçada ou mais amarronzada.

Quais as causas do queloide?

Não se sabe dizer ao certo a origem do queloide, no entanto, médicos especialistas acreditam haver uma predisposição genética que causa o excesso de produção de colágeno na pele durante a cicatrização, além de haver uma maior incidência em pessoas com fototipos mais escuros. Portanto, não há uma causa certa.

Quem tem predisposição ao queloide, pode a desenvolver com feridas comuns, como pequenos cortes, arranhões de animais, inflamações de acnes, queimaduras leves e piercings. Além disso, elas costumam surgir em áreas nas quais a pele é mais espessa, como ombros, costas e orelhas.

Você pode se interessar também: As causas e os melhores tratamento para estrias no peito!

Como evitar queloide na cicatrização de piercings?

O queloide não tem cura, mas existem formas de prevenir a aparição dessas incômodas cicatrizes. Para evitar um queloide ao colocar um piercing, a primeira e mais relevante dica é: faça o furo em um estúdio confiável. Procurar um lugar que respeite as medidas sanitárias, faça a limpeza adequada dos instrumentos e utilize produtos descartáveis ​​é o primeiro passo.

Além disso, o material do piercing também é significativo para evitar Verificar o termo correto ?

uma queloide

">a queloide

o queloide

">o queloide ao colocar um piercing. Dê preferência ao aço cirúrgico, ao titânio ou ao nióbio. Esses três tipos são os mais indicados por serem biocompatíveis, o que diminui o risco de reações alérgicas e de inflamações muito desacerbadas, bem como promove uma melhor e mais rápida cicatrização.

Não deixe de conferir nosso conteúdo com os tratamentos que são referência em cicatrização pós-cirúrgica!

Dicas para prevenir queloide pós-piercing

Para além desses cuidados anteriores ao piercing, confira dicas para evitar a formação de queloide depois de colocar um piercing. Confira:

1. Evite tocar o piercing

Principalmente nos primeiros dias, evite tocar o piercing ou a região próxima ao furo, uma vez que as mãos podem estar contaminadas com algum agente que prejudique a cicatrização. Para limpar as mãos corretamente, use sabão neutro e água corrente.

2. Limpe a região do furo

Faça a limpeza da região três vezes ao dia, pelo menos, sobretudo se a região produzir muito sebo, como é o caso do rosto. O produto mais recomendado para limpar a área do furo é o sabão glicerinado ou qualquer outro que tenha pH neutro. No caso de aparecer crosta ou secreção, higienize a região ao redor do furo com soro fisiológico no cotonete ou algodão.

3. Não fique girando o piercing

O furo do piercing é uma área que foi agredida e precisa cicatrizar, por isso, fazer movimentos, como girar a peça ou movimentá-la de um lado ao outro, piora a lesão, uma vez que o toque causa uma pressão que agride a região lesionada.

4. Não fure com pistolas, somente com agulhas

Fazer um piercing com com pistola é mais barato, mas também pode trazer maiores problemas durante a cicatrização. Escolha um estúdio de confiança e com um body piercing que utilize agulhas descartáveis ​​e materiais devidamente esterilizados.

5. Faça compressa com soro fisiológico ou gelo

Nos primeiros sinais de qualquer inflamação, é recomendado fazer compressas com soro fisiológico ou gelo. Não faça movimentos bruscos ou pressione a região, apenas encoste levemente a compressa.

Dica extra: Utilize cicatrizantes contra queloides

Já teve alguma experiência ruim com a cicatrização de alguma área ou tem tendência o queloide? O mais sensato, nesses casos, é recorrer aos produtos contra cicatrizes queloidianas, como o Stratamed, um curativo que forma uma película protetora capaz de proteger e melhorar a cicatrização da região pós-piercing.

Um dos maiores benefícios desse produto é que você pode utilizá-lo logo depois da perfuração, uma vez que se trata de um curativo primário, sendo assim, a prevenção é iniciada rapidamente. Aproveite para conhecer outras alternativas em nosso conteúdo sobre as melhores pomadas para queloides.

Uma dessas alternativas é o dispositivo médico Stratamed, cientificamente comprovado pela sua eficácia no tratamento pós-piercing.

Não confunda queloide com granuloma!

Atenção para não confundir queloides com granulomas. Os granulomas são bolinhas avermelhadas que aparecem ao redor do piercing quando a cicatrização não está indo bem e as causas costumam ser a falta ou excesso de limpeza da perfuração e a movimentação da joia ou material de perfuração.

Esperamos que nosso conteúdo tenha sido claro e te ajudado a evitar a formação de queloides em piercings! Aproveite também para conferir nosso post sobre seroma na cicatriz!