Seroma na cicatriz: conheça tratamentos e prevenções

Você tem dúvidas a respeito do seroma na cicatriz? Neste conteúdo você entenderá por que ele aparece, como tratá-lo e como prevenir o surgimento desse problema. Confira as principais informações a respeito desse mecanismo de defesa do corpo humano e fique ciente de como agir caso apareça sintomas como inchaço e saída de líquido pela cicatriz.

Seroma na cicatriz: saiba tudo sobre!

Caracterizado por um acúmulo de líquido abaixo da pele, o seroma deve ser tratado assim que notado os primeiros sinais, uma vez que, caso o líquido não seja removido, há grandes chances de formar um seroma encapsulado, criar abcessos ou até mesmo resultar em uma infecção. Devido aos sérios danos que podem surgir, é muito importante conhecer mais informações sobre o seroma em cicatrizes a fim de saber como proceder caso os sintomas apareçam e, ainda melhor, como agir para evitar o surgimento do seroma. Confira os principais esclarecimentos:

Seroma na cicatriz: por que aparece?

O seroma é uma reação inflamatória que aparece quando há o acúmulo de líquido próximo à cicatriz de cirurgias que envolvem o corte e a manipulação do tecido gorduroso e da pele. Embora esse tipo de problema seja mais comum em procedimentos que lesionam tecidos ou em casos com a necessidade de dreno pós-operatório, ocorre em razão de uma pré-disposição genética. Geralmente, o seroma aparece nas primeiras duas semanas de recuperação e deve ser tratado o quanto antes para evitar que mais líquido se acumule.

Você pode se interessar: Tudo sobre a cirurgia de abdominoplastia e a recuperação!

Procedimentos que podem gerar seromas:

Como já mencionado, os seromas são mais comuns após procedimentos que o manuseio de tecidos adiposos e epiteliais, seja por meio de deslocamentos ou retiradas. Confira algumas cirurgias nas quais ocorre esse tipo de atividade e que, por isso, podem desenvolver seromas:

  • Abdominoplastia;

  • Prótese mamária;

  • Lipoaspiração;

  • Mamoplastia redutora;

  • Mastectomia;

  • Tireoidectomia;

  • Apendicectomia;

  • Entre outras.

Como tratar seroma na cicatriz?

Existem diferentes formas de tratar o seroma na cicatriz, mas é preciso, antes de tudo, ressaltar que ele só precisa ser tratado ou medicado em cenários severos com alto acúmulo de líquido ou dor, já que os seromas menores podem ser absorvidos pelo próprio corpo. Confira, abaixo, as 3 principais formas de remover o excesso de líquido acumulado:

 

Procedimentos para tratamento de seroma

 

1. Punção

A punção é a maneira mais comum de tratar o seroma não encapsulado e ela é realizada por meio de uma seringa e agulha que aspiram todo o líquido da região. Para realizar esse procedimento, é administrada uma anestesia local para evitar que o paciente sinta muitas dores e, ainda, para que a punção seja finalizada adequadamente, de modo a não sobrar resquícios de fluidos.

2. Remédios prescritos

Caso o seroma na cicatriz cause dores, é comum que os especialistas prescrevam medicações analgésicas e anti-inflamatórias para amenizar o mal estar. Essa é uma alternativa prescrita não somente para os seromas graves, mas também para o seromas leves e moderados que não exijam procedimentos para a eliminação do líquido ou, também, em caso de infecções com a necessidade de tratamento com uso de antibióticos.

3. Ultracavitação

A ultracavitação é um meio utilizado para remover seromas encapsulados, pois consiste em uma ultrassom de alta potência que fornece energia para romper o revestimento que assegura o líquido e, ainda, contribui para absorção do líquido pelo organismo.

Como prevenir seroma na cicatriz?

Embora aconteça devido a uma pré-disposição genética, a formação de seroma na cicatriz pode ser prevenida de algumas formas. Confira os cuidados básicos e importantíssimos para evitar que esse problema aconteça:

Repouso adequado

A primeira maneira de prevenir o aparecimento de seroma nas cicatriz é seguir as recomendações médicas para evitar atividades físicas intensas, mantendo-se em repouso pelo tempo necessário. É justamente o repouso o elemento mais importante para uma cicatrização apropriada da área operada.

 

Pessoas usando cintas modeladoras

 

Cintas modeladoras

As cintas modeladoras são ótimas auxiliadoras no processo de cicatrização, uma vez que elas oferecem uma maior sustentação ao tecidos e deixam a região mais comprimida. É imprescindível se atentar ao modelo de cinta compressiva e ao tempo de uso recomenda pelo médico, dessa forma, as chances de desenvolver seroma se tornam ainda menores.

Uso de dreno pós-operatório

Para os pacientes com pré-disposição a desenvolver seromas, o uso de dreno de sucção durante a cirurgia pode se fazer necessário. Dessa maneira, o líquido que se acumula próximo à cicatriz é retirado, evitando que se forme seromas e haja complicações pós-operatórias.

Higienização e curativos

A higienização adequada e os itens para o tratamento de cicatrizes são indispensáveis para prevenir o seroma, pois uma limpeza correta e o uso de curativos apropriados permite que o tecido se recupere com mais agilidade e sem obstáculos. Vale muito a pena investir tempo e cuidado minucioso nessa etapa do pós-cirúrgico.

Este artigo respondeu as suas dúvidas? Esperamos que nosso conteúdo tenha sido útil para a compressão dos possíveis tratamento para o seroma e como preveni-lo. Aproveite para conferir também nosso artigo sobre como tratar aderência cicatricial e fique por dentro do assunto!