Abdominoplastia: Saiba tudo sobre a cirurgia e a recuperação

A abdominoplastia é um procedimento muito desejado por muitas mulheres que desejam remover o excesso de gordura e de pele na região da barriga , buscando corrigir imperfeições no abdômen, deixando-o mais liso e modelado.

Trata-se de um procedimento invasivo, uma vez que é um procedimento hospitalar e que faz alterações consideráveis ​​na barriga. No entanto, ao seguir todas as recomendações médicas indicadas antes e após o procedimento, é certo que seus resultados serão ótimos e sua recuperação será o mais confortável possível.

Mesmo assim, muitas mulheres que estão cogitando fazer o procedimento ou mesmo que já fizeram recentemente têm dúvidas quanto a ele. Pensando nisso, aqui na Servimedic Technology separamos algumas informações essenciais sobre a abdominoplastia para você ficar por dentro de tudo sobre o tema. Continue sua leitura e confira tudo!

O que é abdominoplastia?

A abdominoplastia é uma cirurgia plástica que reduz a gordura e o excesso de pele na região do abdômen, com certeza para sua definição.

É muito procurada por mulheres que tiveram o formato natural da barriga prejudicada após a gravidez, após cirurgias para perda de peso ou ainda por mulheres em processo de emagrecimento que desejam reduzir o nível da gordura e pele que costumam permear a região.

marcação de abdominoplastia

Como a cirurgia da abdominoplastia é feita?

A abdominoplastia é feita por meio de uma incisão inicial logo acima da região pubiana – espaço em que, futuramente, é coberto pelo uso das roupas íntimas para esconder a cicatriz do procedimento. Além disso, é realizada outra incisão ao redor do umbigo para ser possível acessar toda a região interna do abdômen e remover a gordura.

Na sequência, os músculos abdominais serão suturados pelo cirurgião, o que faz com que a cintura se torne nitidamente mais definida. Em seguida, a camada de pele que cobre a área em questão será distendida, visando eliminar a flacidez e, assim, um novo orifício para o umbigo é criado.

A cirurgia ainda remove o excesso de pele, a gordura e a linha de incisão original são removidos.

Para finalizar, são acrescentados drenos um pouco abaixo da incisão inicial, para evitar o acúmulo de líquidos durante o processo de cicatrização. Após isso, as suturas e os curativos são realizados e então o processo de recuperação é iniciado.

Os diferentes tipos de abdominoplastia

O procedimento que mencionamos acima é o da abdominoplastia convencional, no entanto, existem outras vertentes relacionadas ao procedimento que também possuem o mesmo objetivo principal. Confira abaixo as principais delas:

Abdominoplastia extensa

Além do objetivo principal de corrigir a flacidez e reduzir a gordura abdominal, a abdominoplastia extensa também remove os excessos de gordura localizados nas laterais, lombar e até mesmo quadris. Nesse caso, a incisão realizada é maior, no entanto, seus resultados são diretamente proporcionais.

Lipoabdominoplastia

A lipoabdominoplastia consiste na união da lipoaspiração com a abdominoplastia, indicada para pacientes que possuem uma camada de gordura mais evidente na região da barriga, cintura e dorso, perfeita para dar uma nova forma à silhueta do corpo.

Miniabdominoplastia

A miniabdominoplastia é muito semelhante ao processo de abdominoplastia convencional, o qual citamos acima, no entanto, é indicado para o caso de pacientes que desejam eliminar apenas o excesso de gordura ou pele na região abaixo do umbigo. Desse modo, trata-se de um processo mais básico e que confere ao paciente uma recuperação mais rápida.

Leia também: Cirurgias reparadoras: saiba quais as mais populares

Quem pode fazer o procedimento?

A abdominoplastia é indicada para homens e mulheres que possuem flacidez, estrias, diástase e fraquezas na musculatura na região da barriga e desejam eliminar esses aspectos. Para isso, é necessário passar por uma avaliação profissional que irá definir o seu quadro de saúde e a recepção de seu corpo à cirurgia, além da definição de qual o procedimento ideal para você.

Além disso, de forma geral, o procedimento não possui muitas contraindicações, no entanto, é necessária uma avaliação mais cautelosa em mulheres que desejam engravidar futuramente – uma vez que a gravidez pode interferir nos resultados obtidos –, pacientes com histórico de outras cirurgias na região, pacientes com doenças relacionadas a colágeno, pacientes com doenças cardíacas e afins.

Como mencionamos, o ideal é consultar um médico para avaliação de seu caso em específico.

Quanto custa, em média, para fazer uma?

O custo médio de uma abdominoplastia tende a ser entre R$ 20.000,00 e R$ 30.000. No entanto, esse valor é bem variável, uma vez que são muitas as condições que interferem no valor final a ser investido, e aqui, mais uma vez, enfatizamos a importância da avaliação médica com um profissional de saúde de sua confiança.

Como é a recuperação?

Durante o período de recuperação da abdominoplastia, você irá sentir dores e desconfortos nos primeiros dias e, para isso, é preciso tomar alguns analgésicos receitados pelo médico. Quanto aos curativos, eles devem ser removidos em até 24 horas após a cirurgia, permitindo ao paciente um banho completo.

cinta de abdominiplastia

Em relação aos drenos que mencionamos acima, leva em torno de 3 semanas para realizar sua remoção da região – e ela é indolor. Além disso, o paciente precisa passar por sessões de drenagem linfática a partir do 4° dia de recuperação e, para incrementar a recuperação, é recomendado o uso de cinta compressora por, pelo menos, 30 dias.

Leia também: Cinta modeladora funciona? Tudo o que você precisa saber

Quero fazer uma abdominoplastia: e agora?

Se você está decidido a fazer uma cirurgia de abdominoplastia, é extremamente importante que você escolha um profissional de confiança, para ter a certeza de que estará confiando seu corpo a alguém que irá atuar com assertividade visando a obtenção de resultados de qualidade, junto a uma recuperação agradável.

Recomendamos veemente que você faça todos os exames necessários antes do procedimento e, inclusive, questione seu médico no caso da ausência deles. Seguindo essas recomendações, você faz a sua parte para que todas as etapas do processo sejam confortáveis.

O que você achou dessas informações? Espero que tenha gostado e que tenhamos o ajudado a entender tudo sobre a abdominoplastia. Aproveitando sua leitura, imaginamos que você irá gostar de ler também nosso post sobre placas de contenção e entender como usá-las e sua importância.

Nós da Servimedic Technology agradecemos por ler até aqui e esperamos em nossos próximos conteúdos sobre procedimentos estéticos aqui no blog. Até a próxima!