O que é neoplasia? Saiba mais sobre sintomas, prevenção e tratamento 

Você sabe a diferença entre neoplasia, câncer e tumor? Tem dúvidas se todos esses nomes se referem a mesma doença?

Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre o que é neoplasia, se é câncer ou não, como é possível prevenir e detectar essa condição. Continue a leitura e encontre resposta para todos esses questionamentos.

O que é neoplasia?

Neoplasia é definida como um corpo estranho formado por uma massa que pode estar alojado em diferentes partes do corpo. Também é conhecida pelo termo tumor. Quanto às características, essas podem variar de acordo com o local que são identificadas.

Leia também: Mastectomia e o processo de reconstrução da mama

Quais são os tipos de neoplasia?

No tópico anterior apresentamos a definição da doença, agora é importante compreender os dois tipos que podem existir:

Neoplasia maligna

A neoplasia maligna ou como também é chamada: tumor maligno, apresenta um crescimento acelerado. As células que compõem esse tipo de neoplasia são completamente diferentes das existentes nos tecidos normais.

Esse tipo de tumor possui limites pouco definidos, podendo atingir tecidos vizinhos, podendo causar metástases, por esse motivo também são comumente chamadas de câncer.

Neoplasia benigna

A neoplasia benigna também é conhecida como tumor benigno, normalmente tem um crescimento um pouco mais lento. É composto por células semelhantes às dos tecidos normais.

Diferentemente da neoplasia maligna, a benigna possui limites e não é capaz de invadir tecidos vizinhos ou provocar metástases. Porém, vale um alerta, embora não possam comprometer outros tecidos, podem atingir um tamanho exagerado ao ponto de prejudicar estruturas próximas.

Qual a diferença entre neoplasia, tumor e câncer

O termo neoplasia é amplo e se refere ao crescimento acelerado de tecido. Já o câncer ocorre quando o desenvolvimento dessas células se torna agressivo e capaz de atingir outros órgãos, prejudicando o funcionamento.

O tumor pode ser tanto benigno quanto maligno, porém quando é benigno não é considerado câncer, por não apresentar riscos à saúde. Sendo assim, tumor só é câncer quando é maligno e pode ocasionar danos aos demais tecidos do corpo.

Quais são as possíveis causas para o desenvolvimento de neoplasia?

Não há causas específicas que possam ser relacionadas com toda a certeza como responsáveis pelo desenvolvimento de neoplasia.

A partir de estudos, especialistas afirmam que o surgimento de neoplasia depende de muitos fatores que podem estar relacionados à genética, hereditariedade ou até mesmo a fatores externos.

Quais são os sintomas mais comuns em neoplasia maligna?

Como a neoplasia pode ser um tumor em diferentes partes do corpo, os sintomas podem se manifestar de diferentes formas, sendo assim, sempre que algo incomum surgir um médica deverá ser consultado, de qualquer forma, confira a seguir alguns sintomas que podem ser suspeitos e que precisam ser investigados por um profissional qualificado:

Perda de peso sem motivos

A inibição de apetite pode estar relacionada a diversos fatores, em alguns casos, quando a neoplasia se aloja no estômago pode ocorrer perda de peso em um curto período de tempo devido à diminuição do consumo de alimentos.

Fadiga

A fadiga é um sintoma comum em várias doenças e, em algumas situações, pode estar relacionada à presença de um tumor no sistema respiratório, isso em casos de cansaço extremo ao respirar e que não melhora após o repouso.

Dor

Sentir dor em excesso e de forma incessante pode estar relacionada a vários fatores, dentre eles a presença de um corpo estranho em alguma região do corpo. Sendo assim, imagine que há uma massa crescendo de forma incontrolada em alguma parte do seu corpo, isso te causará fortes dores, e nessa situação, assim como nas demais, é necessário consultar um médico.

Qual exame pode detectar a neoplasia?

A detecção da presença de um tumor no corpo pode ocorrer a partir da realização de um exame de sangue. O médico pode solicitar um exame para identificar a dosagem de marcadores tumorais.

AFP e PSA são substâncias produzidas pelos próprios tumores ou pelas células, podem aparecer com dados elevados em resultados de exame, caso o paciente tenha determinados tipos de câncer.

Os resultados do exame com a dosagem dos marcadores possibilitarão ao médico identificar em qual fase de desenvolvimento o tumor se encontra, ou até mesmo como está sendo a resposta ao tratamento que está sendo realizado.

Vale ressaltar que o aumento dos marcadores tumorais não necessariamente estão relacionados à neoplasia maligna, podem estar se referir também a tumores benignos como apendicite, prostatite, por esse motivo, na maioria dos casos, somente o resultado do exame de sangue não é suficiente para fechar diagnóstico, sendo necessário realizar outros exames como ecografia ou ressonância magnética.

Esse conteúdo foi útil para você? Suas dúvidas foram respondidas? Então confira outros artigos relacionados à saúde. No Blog da Servimedic Technology você encontra informações úteis e de qualidade. Aproveite e confira a relação da fisioterapia com o câncer de mama