Implante de silicone dói? Tudo o que você precisa saber!

A mamoplastia de aumento é a cirurgia feita por mulheres que desejam aumentar o tamanho dos seios. Uma dúvida muito comum sobre o procedimento é se o implante de silicone dói. A resposta é: não necessariamente. Tudo depende de como será o pós-operatório. 

Se você também quer saber mais como funciona o implante de prótese de silicone, é só continuar a leitura deste post que vamos esclarecer tudo! 

É comum sentir incômodo no pós-cirúrgico

Assim como qualquer cirurgia, é comum que o paciente sinta incômodo e certo desconforto no período pós-cirúrgico. No caso da mamoplastia de aumento, a etapa mais incomodativa se dá nos três primeiros dias após o procedimento. 

À medida que os dias vão passando, essa dor também começa a diminuir. Depois de 15 dias, a mulher já quase não sente mais dores. Pode ser que, em algum momento, ocorra uma pontada, fisgada ou sensação de repuxamento, mas geralmente não há com o quê se preocupar.

O tempo médio para que a paciente volte a sua rotina normal é de 6 semanas, salvo apenas algumas restrições. 

Leia também: e se eu quiser tirar as próteses de silicone?

Como evitar a dor depois da cirurgia de implante de silicone 

Hoje em dia, temos diversos recursos à nossa disposição que ajudam a minimizar o desconforto depois da cirurgia. 

1- Use sutiã pós-cirúrgico 

O uso do sutiã pós-cirúrgico é um deles, e é altamente recomendado! Isso porque ele faz uma compressão moderada sobre as mamas, mantendo-as estabilizadas. 

A peça deve ser utilizada o tempo inteiro, até para dormir. Somente na hora do banho é preciso retirá-la. 

Entre os principais benefícios do acessório, estão: diminuição do inchaço, redução do desconforto, ajuda a modelar os seios durante a recuperação. 

2- Não levante os braços 

Esse é um dos maiores cuidados que se deve ter para não sentir dor. É importante manter os braços sempre juntos ao corpo. Para realizar atividades do dia a dia, como comer, pentear os cabelos e escovar os dentes, indica-se usar apenas os antebraços, sem levantar os braços para frente do corpo ou para os lados.

3- Não durma de lado ou de bruço 

Na hora de dormir, a recomendação é se manter com a barriga para cima. A dica é colocar dois travesseiros na região superior das costas para deixá-la levemente elevada e se sentir mais confortável. 

Quando for levantar, use a musculatura do abdômen e não force os braços. Lembre-se: os movimentos precisam ser mais suaves na fase de recuperação. Antes de ficar realmente em pé, sente-se à cama por alguns minutos. Isso ajuda a evitar tonturas. 

4- Faça movimentos leves

Por mais que a movimentação tenha de ser mais cuidadosa e lenta, não é indicado passar o tempo todo deitada, repousando. É necessário se movimentar. 

Então, caminhe pela casa, no quintal, se possível, e vá fazendo pausas conforme se cansar. 

5- Tome banho com água morna e sempre com os drenos

Outro cuidado após o implante de silicone é em relação ao banho. A temperatura da água deve ser morna e nunca muito quente. Em primeiro lugar, é preciso tirar o sutiã, soltar os drenos e remover as gases.

Não há problema nenhum em molhar os cabelos, a região das mamas e o corpo inteiro. Só não se esqueça de entrar embaixo da água com os drenos e não levantar os braços completamente.

Ao terminar o banho, seque-se delicadamente com uma toalha macia, faça a aplicação das gases e a colocação do sutiã seguindo as orientações do seu médico. 

6- Tenha uma alimentação saudável 

A alimentação influencia (e muito) o processo de cicatrização. Por isso, beba bastante líquido e elabore um cardápio rico em nutrientes e fibras e que estimule o funcionamento do intestino. 

7- Tome os remédios nos horários definidos 

A medicação também é parte crucial da recuperação e deve ser seguida corretamente, de acordo com o que o seu cirurgião orientou. Um exemplo de medicamentos que costuma ser usado em caso de mamoplastia é:

- Antibiótico indicado pelo médico de 12 em 12 horas

- Dipirona de 6 em 6 horas

- Um Omeprazol pela manhã (de preferência em jejum)

- Um relaxante muscular para dormir.

Esse foi apenas exemplo de alguns remédios que são utilizados no processo de cicatrização. É claro que cada medicação e horários são estabelecidos pelo médico de cada paciente, respeitando as particularidades e restrições de cada uma. 

(Atenção: nunca tome medicamentos por conta própria. Converse sempre com o seu cirurgião!)

Você acabou de conferir um pouco mais sobre como funciona o implante de prótese de silicone. Esperamos que suas dúvidas tenham sido esclarecidas. Para ler outros artigos como esse e se manter informada sobre a saúde da mulher, como o artigo Microblading: cuidados e dicas para cuidar de você. Acompanhe o blog da Servimedic Technology semanalmente!