Mamoplastia e autoestima: quais são os benefícios para a mulher?

Em rodas de amigas, é comum a abordagem de assuntos como a lipoaspiração e o aumento das mamas, isso porque várias mulheres pensam na possibilidade de fazer alguma intervenção cirúrgica nesse sentido. Aliás, mamoplastia e autoestima são temas que acabam por se relacionar.

O sonho de se sentir mais bonita e de corrigir pequenas imperfeições tornaram o procedimento de aumento, um dos mais famosos no mercado estético do Brasil e do mundo.

Por isso, neste post, vamos falar sobre os benefícios da mamoplastia para a autoestima da mulher! 

Mamoplastia e autoestima: o que leva as mulheres a realizar o procedimento?

Pequenas imperfeições nos seios tendem a incomodar algumas mulheres. Veja a seguir os principais motivos de realizar o procedimento cirúrgico nas mamas. Depois disso, veja o artigo sobre quando colocar a prótese

Flacidez nos seios 

Essa é a famosa (e normal) tipo de mama caída, normalmente com aréola apontando para baixo, seguindo a direção da dobra inferior da mama.

A flacidez dos seios está muito ligada à idade. No entanto, também há outros fatores que podem acelerar esse processo 

  • Questão genética; 
  • Falta de elasticidade e firmeza da pele; 
  • Perda e ganho de peso (o efeito sanfona); 
  • Gravidez;
  • Alterações hormonais; 
  • Seios muito grandes (nesse caso, é preciso ficar atento para além do aspecto; estético. Mamas muito volumosas e pesadas podem, sobretudo, causar problemas na coluna). 

Seios assimétricos

Toda mulher possui um seio diferente do outro, ainda que seja muito sutil e quase não dê para perceber. 

Essa assimetria é comum. Porém, em alguns corpos, ela se mostra mais acentuada e pode gerar desconforto e até mesmo vergonha. 

Se essa característica está afetando sua autoestima, é hora de conversar com um médico de confiança que te ajude a encontrar a melhor solução!

Seios espaçados 

O espaço que fica entre um seio e outro é muito variável. Eles começam na extremidade perto da axila e não chegam até o centro (outra particularidade completamente do corpo feminino). 

Contudo, muitas mulheres sonham em ter as mamas juntinhas, reforçando o aspecto arredondado e o volume na região.


Seios pequenos

Essa é uma das razões mais comuns pelas quais as pacientes decidem fazer uma mamoplastia de aumento e que está totalmente relacionada à autoestima.

Muitas se queixam de ter os seios muito pequenos para a sua estatura, como se as mamas não tivessem se desenvolvido por completo. 

Por isso, se o objetivo é melhorar a silhueta, tornando-a mais proporcional ao seu corpo, é necessário procurar um cirurgião, explicar todos os seus descontentamentos e ouvir atentamente as indicações que serão passadas. 

Os principais benefícios da mamoplastia de aumento 

Entre os benefícios do procedimento, podemos listar:

  • Correção da distância e afastamento entre um seio e outro 
  • Equilíbrio e proporção das mamas 
  • Redução da flacidez, deixando os seios mais firmes 
  • Desequilíbrio da aparência ou a falta de proporção
  • Aumento e volume nas mamas 

Quando esse tipo de cirurgia é recomendado? 

Como já falamos, a procura pela cirurgia de aumento dos seios tem a ver com o bem-estar da mulher. O grande objetivo do procedimento é oferecer ou devolver à paciente a satisfação com o seu corpo, ou seja, fazê-la se sentir bonita e confiante. 

Portanto, o procedimento é recomendado para mulheres acima de 18 anos (antes disso, pode ser que as mamas ainda não estejam completamente desenvolvidas). Vale enfatizar aqui sobre a importância da paciente ter uma rotina saudável para garantir melhores resultados.

Dúvidas frequentes sobre a mamoplastia de aumento 

Quanto tempo dura?

O procedimento leva em média 1 hora. 

Qual o tipo de anestesia?

Geralmente, é dada anestesia local com sedação ou geral. 

Como é feito o procedimento?

Primeiramente, a paciente recebe a anestesia, depois é feita a incisão (o especialista escolhe o tipo de incisão mais adequado para cada situação). Em seguida, ocorre a implantação da prótese (que pode ser submuscular ou submamária). Por fim, o especialista faz o fechamento dos cortes. 

Você acabou de conferir o poder da mamoplastia na autoestima feminina. Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você. Se quiser conferir outros artigos como esse, com dicas e cuidados da saúde da mulher, como o Microblading: cuidados e dicas para cuidar de você