Em rodas de amigas, é comum a abordagem de assuntos como a lipoaspiração e o aumento das mamas, isso porque várias mulheres pensam na possibilidade de fazer alguma intervenção cirúrgica nesse sentido. Aliás, mamoplastia e autoestima são temas que acabam por se relacionar.
O sonho de se sentir mais bonita e de corrigir pequenas imperfeições tornaram o procedimento de aumento, um dos mais famosos no mercado estético do Brasil e do mundo.
Por isso, neste post, vamos falar sobre os benefícios da mamoplastia para a autoestima da mulher!
Mamoplastia e autoestima: o que leva as mulheres a realizar o procedimento?
Pequenas imperfeições nos seios tendem a incomodar algumas mulheres. Veja a seguir os principais motivos de realizar o procedimento cirúrgico nas mamas. Depois disso, veja o artigo sobre quando colocar a prótese:
Flacidez nos seios
Essa é a famosa (e normal) tipo de mama caída, normalmente com aréola apontando para baixo, seguindo a direção da dobra inferior da mama.
A flacidez dos seios está muito ligada à idade. No entanto, também há outros fatores que podem acelerar esse processo
- Questão genética;
- Falta de elasticidade e firmeza da pele;
- Perda e ganho de peso (o efeito sanfona);
- Gravidez;
- Alterações hormonais;
- Seios muito grandes (nesse caso, é preciso ficar atento para além do aspecto; estético. Mamas muito volumosas e pesadas podem, sobretudo, causar problemas na coluna).
Seios assimétricos
Toda mulher possui um seio diferente do outro, ainda que seja muito sutil e quase não dê para perceber.
Essa assimetria é comum. Porém, em alguns corpos, ela se mostra mais acentuada e pode gerar desconforto e até mesmo vergonha.
Se essa característica está afetando sua autoestima, é hora de conversar com um médico de confiança que te ajude a encontrar a melhor solução!
Seios espaçados
O espaço que fica entre um seio e outro é muito variável. Eles começam na extremidade perto da axila e não chegam até o centro (outra particularidade completamente do corpo feminino).
Contudo, muitas mulheres sonham em ter as mamas juntinhas, reforçando o aspecto arredondado e o volume na região.
Seios pequenos
Essa é uma das razões mais comuns pelas quais as pacientes decidem fazer uma mamoplastia de aumento e que está totalmente relacionada à autoestima.
Muitas se queixam de ter os seios muito pequenos para a sua estatura, como se as mamas não tivessem se desenvolvido por completo.
Por isso, se o objetivo é melhorar a silhueta, tornando-a mais proporcional ao seu corpo, é necessário procurar um cirurgião, explicar todos os seus descontentamentos e ouvir atentamente as indicações que serão passadas.
Os principais benefícios da mamoplastia de aumento
Entre os benefícios do procedimento, podemos listar:
- Correção da distância e afastamento entre um seio e outro
- Equilíbrio e proporção das mamas
- Redução da flacidez, deixando os seios mais firmes
- Desequilíbrio da aparência ou a falta de proporção
- Aumento e volume nas mamas
Quando esse tipo de cirurgia é recomendado?
Como já falamos, a procura pela cirurgia de aumento dos seios tem a ver com o bem-estar da mulher. O grande objetivo do procedimento é oferecer ou devolver à paciente a satisfação com o seu corpo, ou seja, fazê-la se sentir bonita e confiante.
Portanto, o procedimento é recomendado para mulheres acima de 18 anos (antes disso, pode ser que as mamas ainda não estejam completamente desenvolvidas). Vale enfatizar aqui sobre a importância da paciente ter uma rotina saudável para garantir melhores resultados.
Dúvidas frequentes sobre a mamoplastia de aumento
Quanto tempo dura?
O procedimento leva em média 1 hora.
Qual o tipo de anestesia?
Geralmente, é dada anestesia local com sedação ou geral.
Como é feito o procedimento?
Primeiramente, a paciente recebe a anestesia, depois é feita a incisão (o especialista escolhe o tipo de incisão mais adequado para cada situação). Em seguida, ocorre a implantação da prótese (que pode ser submuscular ou submamária). Por fim, o especialista faz o fechamento dos cortes.
Você acabou de conferir o poder da mamoplastia na autoestima feminina. Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você. Se quiser conferir outros artigos como esse, com dicas e cuidados da saúde da mulher, como o Microblading: cuidados e dicas para cuidar de você.