Dermopigmentação: conheça a técnica de maquiagem definitiva

A praticidade faz parte do dia a dia de quem não tem tempo a perder. Porém, apesar da rapidez fazer parte do cotidiano de muitas pessoas, deixar a aparência de lado não é uma opção para quem prima por estar sempre com uma aparência saudável, elegante e se sente bem com uma maquiagem bem feita e sobrancelhas bem arrumadas sempre. Por isso, a dermopigmentação, ou seja, um tipo de maquiagem definitiva, faz tanto sucesso entre esse público.

Você já ouviu falar dessa técnica? Sabe como ela funciona e de que maneira ela pode te deixar ainda mais bonita sem precisar gastar tempo no espelho? 

A seguir, vamos falar tudo sobre a dermopigmentação, o que é, quanto tempo dura e até quanto custa o procedimento. Quer saber tudo? Confira!

O que é a maquiagem definitiva?

A técnica da maquiagem definitiva, como o próprio nome já diz, é a aplicação de pigmentos na pele, em uma camada mais profunda, a fim de que lá permaneçam. Ou seja, ela não sai com produtos demaquilantes, nem com água e sabão.

 

Essa é uma técnica que foi inspirada nas conhecidas tatuagens, onde a agulha com o pigmento passa pela pele e forma um desenho. No caso das maquiagens, a técnica é feita para realçar a beleza ou corrigir falhas ou cicatrizes na sobrancelha, olhos e boca.

E quando se fala em maquiagem definitiva, o mais comum é pensar automaticamente em sobrancelhas. O trabalho, que costuma ser feito com a técnica fio a fio, consiste em redesenhar essa parte do rosto fio por fio, trazendo um visual harmônico e até cobrindo falhas que possam incomodar.

Como a maquiagem definitiva é feita?

A maquiagem definitiva é feita com o dermógrafo, um aparelho que conta com uma agulha na ponta e onde o pigmento é colocado. Assim, quando a agulha entra em contato com a pele, o profissional deve saber até que ponto pode chegar, sendo recomendado que atinja a primeira camada da derme.

É importante que a agulha seja aplicada na profundidade correta, para que o pigmento penetre de maneira profunda na pele, mas ao mesmo tempo segura para a saúde. Quando a agulha chega somente até a epiderme, por exemplo, que é a camada mais superficial da pele, a tendência é que o pigmento perca a cor com o passar do tempo e o retoque precisa ser feito com maior frequência.

Por esse motivo, é muito importante, antes de investir na dermopigmentação, procurar saber com o profissional qual é o tipo que ele faz, como é a técnica utilizada por ele e quanto tempo dura o resultado do procedimento até a necessidade de fazer o retoque.

Quando é necessário fazer a maquiagem definitiva?

A maquiagem definitiva existe, principalmente, para trazer de volta a autoestima das pessoas que, por algum motivo, querem reparar algum detalhe na face. A seguir, você confere algumas indicações da dermopigmentação:

Reparação de cicatrizes e falhas

Algumas pessoas se incomodam com a região das sobrancelhas quando há alguma falha de pelos que compromete a estética do rosto. Nesses casos, recorrer à técnica fio a fio para preencher esses espaços é uma boa saída para deixar essa parte da face mais harmônica.

Outro motivo pelo qual muitas pessoas buscam a solução da maquiagem definitiva é a cobertura de cicatrizes. Com uma maquiagem na sobrancelha ou boca, é possível disfarçar e até cobrir totalmente alguns tipos de marcas deixadas por acidentes ou de nascença que por ventura são indesejadas.

https://conteudo.servimedic.com.br/tipos-de-cicatrizes

Motivos estéticos

As pessoas também buscam muito a dermopigmentação para se sentirem mais bonitas e elevarem a autoestima. A maquiagem definitiva pode delinear melhor as sobrancelhas, por exemplo, e modificar totalmente o olhar, deixando-o mais marcante e combinando com o formato do rosto.

Por ser uma técnica estudada para agradar a todos os perfis de clientes, o profissional estuda como harmonizar cada tipo de rosto e encaixar as preferências de cada pessoa na técnica utilizada. 

Por esse motivo, a maquiagem definitiva vem sendo cada vez mais procurada por quem quer se sentir mais bonito, sem precisar ficar em frente ao espelho todos os dias, seja retocando detalhes da sobrancelha ou fazendo uma maquiagem demorada.

A praticidade aliada à beleza são os pilares principais que sustentam os motivos pelos quais investir em uma dermopigmentação pode ser muito vantajoso para quem busca uma autoestima e economia de tempo no dia a dia.

Quanto tempo dura e outros cuidados?

Após a primeira sessão de maquiagem definitiva, é preciso esperar, em média, 40 dias. Esse tempo é importante para verificar se toda a pigmentação foi absorvida pela a pele e se há necessidade de realizar mais uma sessão para retoque.

Depois do retoque feito, a maquiagem definitiva deve durar intacta na pele entre 2 a 3 anos. Após esse período, é importante contatar o profissional que te atendeu para realizar retoques de cor, que podem sofrer pequenas despigmentações ao longo do tempo.

Alguns cuidados básicos durante o período de 40 dias após a dermopigmentação devem ser tomados, como evitar exposições ao sol. Caso seja necessário sair, use óculos, chapéu, boné ou outro acessório que forme uma barreira física.

Outro detalhe que pode ajudar são os usos de gel cicatrizantes. Eles sempre são indicados pelo profissional, use-as conforme a prescrição. Além disso, maquiagens também devem ser evitadas nesse período de cicatrização.

Após esse período, é possível relaxar um pouco nas medidas de proteção contra o sol. Porém, nunca se esqueça que o uso de óculos, chapéus e protetor solar é sempre bem-vindo, principalmente para quem se expõe diariamente ao sol e em tempo prolongado.

Quais são os tipos de pigmentos usados?

Basicamente, há 2 tipos de pigmentos quando o assunto é maquiagem definitiva. O primeiro deles é o inorgânico, produzido com matéria-prima a base de titânio e dióxido de ferro. Essas são usadas com frequência em olhos e sobrancelhas, já que garantem uma cor mais escura.

O segundo tipo é o pigmento orgânico, que tem base vegetal de composição. Esse tipo de pigmentação é ideal para as cores mais vibrantes, como o vermelho, excelente para os lábios e com boa fixação.

O ideal antes de começar o procedimento de maquiagem definitiva é conversar com o profissional, saber quais são os prós e contras de cada pigmentação e quais são as indicações para o seu caso, tipo de maquiagem e pele.

Quais são os cuidados e contraindicações?

Antes de realizar seu procedimento de dermopigmentação, é essencial confiar no profissional que vai fazê-lo. Ele deve ter equipamentos de qualidade, higiene no local, materiais de excelência e qualificações para o manejo do equipamento e da realização do procedimento. Lembrando que o profissional deve ir muito além da técnica, mas sim ter o senso estético apurado e entender o desejo e o que é possível fazer no rosto de cada cliente.

E mesmo que você já saiba quais são os cuidados após o procedimento, não deixe de ouvir e seguir as recomendações que o profissional faz a você. Pode haver alguma necessidade especial para o seu caso que precise de atenção. Por isso, sempre alinhe os cuidados de forma individual e personalizada com quem fez a maquiagem.

Quando o assunto é contraindicação, alguns grupos devem ficar atentos antes de passar pelo procedimento de maquiagem definitiva. Os diabéticos, hipertensos, pessoas que tenham tumores ou outras doenças graves não devem fazê-lo.

Se você faz parte de algum desses grupos, consulte seu médico para saber se há alguma contraindicação para que ele possa te orientar, de acordo com o seu caso, sobre como proceder.

Qual o investimento médio para fazer a maquiagem definitiva?

Os preços mudam muito conforme as regiões do Brasil, qualificação do profissional, entre outros aspectos. Porém, é possível ter uma média de valores, que podem variar entre R$500 a R$1000 por sessão.

Esses valores dependem da região em que você mora, mas também da área em que o procedimento será aplicado, assim como o tempo de cada uma também pode variar. Cada sessão pode levar de 30 a 50 minutos. Os retoques costumam levar menos tempo, de acordo também com a área do rosto a ser trabalhada.

A dermopigmentação, ou maquiagem definitiva, é uma técnica importante para resgatar a autoestima. Mas para que esse objetivo seja alcançado, é muito importante ficar de olho em qual profissional você irá escolher para realizar esse procedimento, que seja de confiança, qualificado e utilize bons materiais, sempre cumprindo os protocolos de higiene necessários.

Assim, será possível atingir excelentes resultados, seja em qualquer ponto da face que você deseja melhorar.

Antes de realizar a maquiagem definitiva, procure entender qual seu tipo de pele e como é realizado o processo de cicatrização para não ter o resultado diferente do esperado. Confira tudo sobre cicatrização, cicatrizes e como tratar cada uma delas.