Mamografia a partir dos 40

Mamografia a partir dos 40

MAMOGRAFIA

A cada ano surge uma crescente preocupação entre as mulheres, a da mamografia, que é o principal método de prevenção contra o câncer de mama. O câncer de mama é o que mais afeta as mulheres, além de ser uma das principais causas de morte. Porém esta doença pode ser muito menos alarmante se diagnosticada precocemente, apresentando taxa de cura superior a 90%.

E a Lei 11.664 beneficia as mulheres, tornando possível fazer o exame gratuitamente aos 40 anos. Mesmo com alguns especialistas indo contra esta lei, afirmando não surtir grande efeito na descoberta do tumor.

Desde 2009, com a aprovação da Lei, as mulheres tem o direito de fazer a mamografia, porém encontrar um hospital ou clínica com o Mamógrafo é difícil, gerando algumas dificuldades.

Mulher, não perca mais tempo, valorize sua saúde e seus seios.

O QUE É MAMOGRAFIA?

É um exame radiológico que avalia a condição das mamas, realizada através de um aparelho de raio X, mais conhecido como mamógrafo, esse procedimento busca identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos, ou calcificações. Desse modo, há a detecção prematura do câncer de mama antes de ser percebido clinicamente por meio da palpação dos seios. O procedimento também pode ajudar considerar a necessidade de tratamentos intensivos para os tumores, havendo uma conservação da mama, caso seja necessária uma cirurgia.

O exame é realizado com um mamógrafo (aparelho de raio X), onde a mama é comprimida de forma a oferecer imagens de alta qualidade para um melhor diagnóstico. A compressão das mamas é necessária para que o exame seja efetivo, e o eventual desconforto que pode gerar é totalmente suportável.

COMO É A DETECÇÃO DO CÂNCER PELA MAMOGRAFIA?

A detecção precoce é a chave para o tratamento bem-sucedido e a mamografia é a melhor forma de descobrir o câncer de mama antes que seja detectável pelo exame clínico.

QUANDO A MAMOGRAFIA É INDICADA?

Esse procedimento é realizado para o rastreamento de anomalias nos seios, mas principalmente o câncer de mama. Os cuidados de prevenção nessa região devem começar a serem feitos a partir dos 40 anos, anualmente, para mulheres, porém, nos casos de câncer de mama na família, com parentes de primeiro grau, o risco de câncer de mama tende a aumentar. Portanto, a mamografia deverá começar a ser feita 10 anos antes. Por exemplo: em caso da mulher ter descoberto um câncer de mama aos 40 anos, é indicado que sua filha comece a fazer mamografias anualmente aos 30 anos. Antes dos 25 anos a mamografia não é recomendada, pois a mama é mais susceptível à radiação nessa faixa etária, independentemente se houver casos muito precoces na família (como 30 anos), é que se espere até os 25 para fazer a primeira mamografia. Antes disso, a indicação nesses casos são ultrassonografias.

A MAMOGRAFIA TAMBÉM É INDICADA PARA:

- Alguma queixa de sensação incomum (dor, presença de nódulo palpável ou alterações na aparência da mama)

- Alteração encontrada em outros exames de diagnóstico por imagem, como a ultrassonografia

- Nos homens também pode ocorrer o câncer de mama, sendo assim, a mamografia é usada na avaliação da mama masculina (no aumento do volume denominado ginecomastia ou presença de nódulo palpável.              

TIPOS DE MAMOGRAFIA

Existem dois tipos de aparelhos de mamografia, ambos utilizam o raio-X para a produção da imagem da mama, mas se diferem na forma como fazem a captação da imagem mamográfica.

Mamografia convencional: Utilizada com um filme que após a exposição da mama ao raio-X deve ser processado. A imagem da mama fica armazenada no próprio filme.

Mamografia digital: Utiliza um detector que transforma o raio-X em sinal elétrico, fazendo a transmissão para um computador. A mamografia digital é mais vantajosa em relação à convencional.

- A imagem mamográfica pode ser armazenada e recuperada eletronicamente.

- Permite que o radiologista ajuste as imagens, no próprio monitor de trabalho, realçando ou ampliando alguma área, para melhor analisá-la.

- Existem, ainda, softwares que auxiliam na detecção de lesões. Sendo assim, mamografia digital pode requerer menor repetição de imagens em relação à analógica, reduzindo a exposição à radiação.

Um outro tipo de mamografia, ainda no campo digital, é o exame em 3D, também conhecida como Tomossíntese, trata-se de um exame muito mais eficaz que a convencional mamografia bidimencional

PASSO A PASSO DA MAMOGRAFIA

Feita por um profissional em radiodiagnóstico, a mamografia, resulta em imagens de raios-X que serão interpretadas pelo médico radiologista, oncologista ou mastologista.

- Retirar a roupa da cintura para cima, colocando um avental apropriado

- Remover qualquer acessório que esteja próximo à mama e interfira na imagem radiográfica

- Ficar em pé por pelo menos duas imagens de uma mama, necessário para obtenção de uma imagem adequada. Todo o tecido mamário e a axila devem ser incluídos na análise.

*** Mulheres que possuem implantes mamários necessitam de um maior número de imagens mamográficas, quatro em cada mama. Para que duas delas incluam o tecido mamário e o implante.

Os resultados do exame levam de dois a sete dias para ficarem prontos, dependendo da rotina estabelecida por cada serviço.

GRÁVIDA PODE FAZER MAMOGRAFIA?

Sim, se o médico notar algo anormal durante esse período poderá indicar. O câncer de mama também ocorre durante a gravidez, nesses casos, usa-se um protetor de chumbo no abdômen para proteger o feto.

DURAÇÃO DO EXAME

Cada ação para exame mamográfico dura alguns segundos. Geralmente, os exames são agendados a cada 15 minutos de forma que haja tempo suficiente para troca de roupa e posicionamento do paciente.