Estria masculina: conheça as causas e tratamentos

Se você começou a treinar pesado nos últimos dias, provavelmente deve ter percebido o surgimento de algumas linhas avermelhadas ou esbranquiçadas nos braços e no peitoral. Este é um problema que também acontece durante a fase de crescimento, e isso acontece por conta da hipertrofia, quando os músculos crescem antes que a pele possa se adaptar à mudança.

A boa notícia é que atualmente existem tratamentos cientificamente comprovados, que ajudam a diminuir o tamanho e a profundidade das lesões, deixando-as menos visíveis. Confira abaixo um pouco mais sobre a estria masculina, quais são suas causas e como tratá-las.

O que são estrias masculinas?

As estrias masculinas são formadas por conta de um rompimento de colágeno na superfície da pele. Normalmente, aparecem em áreas que são mais propensas a uma maior elasticidade da pele, como o interior dos braços e coxas.

Podemos dizer que a estria é o resultado da destruição de fibras elásticas e colágenas, as responsáveis pela elasticidade e sustentação da pele.

Esse tipo de fibra suportam um limite de distensão e, quando é esticado e o limite ultrapassado, o tecido é rompido e gera um processo inflamatório. Para entender mais a fundo, leia nosso post completo sobre o surgimento das estrias.

Entenda as causas da estria masculina

A pele do corpo humano possui propriedades elásticas que conseguem se esticar e encolher conforme o crescimento do indivíduo. Mas como dissemos, essa flexibilidade possui um certo limite. Abaixo você confere quais são as situações mais comuns para o surgimento da estria masculina:

  • Ganhar peso rapidamente: geralmente ocasionam estrias no abdômen e no quadril;

  • Rápido ganho de massa muscular: estrias surgem costumeiramente nos ombros;

  • Estirão puberal: provoca estrias nos quadris e nas coxas.

Fatores genéticos também são importantes a se considerar, já que algumas pessoas possuem mais facilidade ao desenvolver estrias que outras. Então se você possui um parente próximo que tem estrias, as chances de você também tê-las são grandes.

Conheça mais detalhes sobre os tipos de estria

As estrias possuem duas formas diferentes, sendo as avermelhadas ou brancas. Dependendo o tom de pele do paciente, as estrias avermelhadas podem surgir na cor roxa. Veja mais detalhes de cada uma das estrias:

1. Estrias brancas

Essas são as mais antigas e podem apresentar um leve enrugamento. Apresentam um aspecto devido à atrofia dos melanócitos e diminuição de melanina, substância responsável pela pigmentação da pele.

Isso se deve pela não irrigação sanguínea correta no local, o que faz com que a capacidade de regeneração seja mais complicada.

2. Estrias avermelhadas

No início, as estrias avermelhadas são levemente elevadas. Elas possuem essa coloração devido ao rompimento de capilares sanguíneos (pequenos vasos encontrados na pele)

Conheça algumas medidas preventivas para estria

É possível tomar algumas medidas afim de evitar o aparecimento das estrias, por exemplo, investir em boa alimentação, hidratação adequada e tratamento externo com produtos que tenham evidência clínica.

 

 

 

 

 

 

Beber bastante água e ter uma dieta balanceada também são medidas fundamentais para a hidratação e elasticidade da pele.

Formas de tratamento para a estria masculina

Existem alguns tratamentos para estria como lasers, peeling e micropigmentação que auxiliam na redução de estrias. No entanto, estes devem ser realizados logo quando eles aparecem, possibilitando assim minimizar todo o aspecto das marcas. As estrias vermelhas são as que correspondem melhor aos procedimentos.

Uma forma de amenizar a aparência das estrias é utilizando o Stratamark, um produto médico inovador para a prevenção e tratamento de estrias. Ele foi desenvolvido para a prevenção e tratamento de todos os tipos de estrias, principalmente aquelas que cobrem uma área da superfície, resultantes de ganho ou perca, etc.

 

 

 

 

 

 

Os benefícios desse produto são de que ele forma uma película flexível, fina e de contato completo que seca para formar uma película protetora. Além disso, é um produto que, ao contrário dos hidratantes, mantém o gerenciamento estável da hidratação da pele por simular uma epiderme provisória saudável.

Sabemos que as estrias podem causar coceiras e o Stratamark alivia a coceira e o desconforto provocado pelas estrias. O melhor de tudo é que o Stratamark pode ser removido da pele facilmente apenas a lavando com sabonete líquido e água morna.

Leia também: estrias no peito - conheça as causas e o tratamento!

Agora que você entende sobre como a estria masculina está presente no dia a dia por conta do ganho de peso ou perda, e também da musculação. Caso você ainda não tenha, que tal começar a sua prevenção se hidratando? Ou então, se já as possui, por que não dar uma olhada no Stratamark? Um produto feito especialmente para o tratamento e prevenção de estrias. Recomendamos olhar o site para mais detalhes.

Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para mais conteúdos e esperamos que este post tenha ajudado a sanar suas dúvidas e entender um pouco melhor do que realmente são as estrias masculinas. Continue a leitura em nosso blog e confira mais textos e conteúdos feitos especialmente para você!