Estrias: o que são? Como aparecem? Saiba mais!

Mesmo uma pessoa tendo uma vida saudável, com a prática de exercícios físicos e com uma boa alimentação, é comum que as conhecidas estrias possam surgir em partes específicas do corpo. Mas, você já se perguntou por que essa condição ocorre na pele?

As estrias são uma espécie de lesão que possuem um tom esbranquiçado, rosado ou ainda similar à cor natural da pele. Além disso, sua decorrência no corpo está associada a diversos fatores (internos e externos). Dessa forma, identificar o motivo delas estarem aparecendo é fundamental para descobrir como reduzir seu aumento e, também, se preferir, para realizar o tratamento. Se você quer entender mais sobre o tema, confira neste conteúdo.

Estrias: conheça tudo sobre o assunto

O corpo está muito atrelado à autoestima e é justamente por isso que as estrias são um incômodo para muita gente, não é mesmo?

Se você vem notando os primeiros sinais de estrias em seu corpo e já as possui há algum tempo, reuni aqui um aglomerado de informações sobre elas para que você possa compreender melhor. Veja:

O que são estrias?

As estrias são lesões longas, em formato linear e com disposição espaçada, geralmente rosadas ou no mesmo tom de pele. São mais frequentes nas costas, abdômen, coxas e nádegas. Essas cicatrizes se formam conforme ocorre o rompimento de colágeno e elastina na pele, onde sua distensão tende a ser maior.

Verificar a cor da estria é importante porque sugere sua verdadeira condição. Estrias vermelhas e/ou rosadas indicam um processo inicial de sua inflamação, enquanto as esbranquiçadas tendem a estar atrofiadas, o que significa que são permanentes.

Leia também: Implantação próteses de silicone: a importância de se hidratar a pele

Como as estrias surgem?

As estrias podem surgir por diversos fatores, desde os mais simples até os mais complexos. Em sua maioria, surgem devido ao estiramento da pele — processo que libera uma inflamação, que dá início às estrias vermelhas. Em seguida, ocorre o rompimento das fibras elásticas e colágeno que leva à atrofia da pele, dando forma às brancas.

O crescimento ou diminuição da pele também pode fazer com que as estrias se formem. Além disso, elas costumam surgir após determinadas ações do corpo, tais como:

  • crescimento repentino durante a adolescência;
  • aumento excessivo dos músculos devido ao excesso de treino;
  • gravidez;
  • uso prolongado de medicamentos corticosteroides tópicos, injetáveis ou orais;
  • anorexia nervosa;
  • alimentação;
  • pele ressecada/falta de hidratação;
  • obesidade;
  • emagrecer e engordar repentinamente (efeito sanfona);
  • expansores sob a pele ou próteses.

Em sua formação, também é possível sentir as estrias coçando ou ardendo, no entanto, seus sintomas são mais visíveis, portanto, se você passou ou passar por alguma das condições acima, é recomendável que você analise seu corpo com frequência para iniciar o tratamento, caso seja de seu interesse.

Como evitar as estrias?

A maneira mais simples de evitar o surgimento de estrias é manter a pele sempre hidratada. Isso porque uma pele bem hidratada corre menos risco de “partir”, e mesmo se isso ocorrer, terá menos chances de se tornar uma estria grande.

Além de manter a pele bem hidratada, o corpo deve seguir o mesmo princípio! Tome bastante água e mantenha a quantidade de água ideal durante os dias, garantindo uma pele mais saudável e radiante.

Leia também: Prótese de Silicone e Estrias: Mitos e Verdades

O que não fazer quando uma estria surge

Um dos passos para seguir quando aparece uma nova estria é não coçá-la! Caso contrário, irá favorecer que as fibras que dão sustentação à pele se quebrem, agravando seu tamanho. Com isso, sempre que sentir a necessidade de coçar, passe um hidratante no local.

Além disso, é muito importante não negligenciar os cuidados na região. Ou seja, se você deseja tratar as estrias, é importante seguir o tratamento adequado e não adiá-lo. Isso porque as estrias brancas atrofiadas são permanentes e, se for possível removê-las mais tarde, será muito mais trabalhoso e difícil do que em seu estado inicial.

Leia também: As melhores dicas para diminuir inchaço na gravidez

Estrias podem ser tratadas?

Sim! É possível realizar o tratamento de estrias ainda na fase do processo inflamatório, pois a capacidade da regeneração é muito maior. Para quem tem as estrias atróficas, que estão brancas, existem tratamentos bem eficazes que ajudam na diminuição e na melhora da aparência, como a radiofrequência, por exemplo.

Hoje, você encontra o Stratamark, que é ideal para a prevenção e tratamento de estrias. É um produto clinicamente aprovado para essa condição, além disso, é único a nível mundial classificado como dispositivo médico classe I. Vale a pena conferir!

Recomenda-se veemente a consulta a um profissional especializado no assunto, seja um médico dermatologista ou mesmo um profissional de estética. Ao analisar seu caso em particular, ele irá aplicar as recomendações necessárias para que seu problema seja resolvido de forma assertiva e perene.

Confira abaixo quais são as principais técnicas de tratamento e remoção de estrias que esses profissionais podem usar para seu caso:

  • Ácido glicólico: técnica que utiliza loções que estimulam a produção de colágeno no local afetado;
  • Ácido hialurônico: substância que hidrata e estimula a produção de colágeno na pele, podendo inclusive ser usado em dermocosméticos específicos que visam esse tipo de tratamento.
  • Ácido retinóico: outra substância que estimula o colágeno e auxilia a pele em seu processo de regeneração;
  • Camuflagem de estrias: processo que utiliza a pigmentação para esconder as estrias na pele;
  • Carboxiterapia: técnica que utiliza gás carbônico medicinal em agulhas visando reordenar as fibras de colágeno e elastina da pele;
  • Dermaroller: técnica de microagulhamento na pele para a produção de colágeno;
  • Laser: redução da visibilidade das estrias por meio de luzes pulsadas;
  • Microdermoabrasão: técnica de sucção na pele por meio de um aparelho que estimula o colágeno da pele e eleva sua firmeza da pele;
  • Peeling químico: técnica que usa produtos à base de ácidos e elimina células mortas da camada superficial da pele;
  • Radiofrequência: técnica que aquece a pele e produz fibroblastos para elevar a produção de colágeno.

Lembre-se: as estrias podem não sumir de forma definitiva, mas podem ser diminuídas, e é possível tentar evitá-las. No entanto, vale ressaltar que antes de qualquer procedimento, é necessário consultar um profissional para receber uma avaliação e adequada para seu caso.

Desse modo, é possível obter resultados mais assertivos e perenes. Além disso, um especialista pode analisar seu caso de forma particular para identificar possíveis fatores secundários que estão afetando sua pele.

O que você achou deste conteúdo? Espero que tenha gostado e que eu possa ter ajudado a entender tudo sobre estrias, suas causas e tratamentos. A propósito, tenho certeza que você também irá se interessar muito pelo artigo sobre cicatriz da mastopexia.

Agradeço por ter lido até aqui e o espero nos próximos posts sobre saúde, estética e beleza aqui no blog da Servimedic Technology. Até a próxima!