Cicatriz da mastopexia: Como ela é? Quais são os cuidados?

Muito procurada por mulheres que desejam corrigir o caimento dos seios, a mastopexia é um procedimento estético que, assim como toda intervenção cirúrgica, deixa cicatrizes que precisam de alguns cuidados para ajudar na recuperação e ainda deixar a menor quantidade de marcas possível.

Desse modo, a cicatrização vai melhorando de forma gradual e contínua, com uma evolução que deve ser acompanhada pelo profissional que realizou o procedimento. No entanto, sabemos que é normal a quantidade de dúvidas de mulheres que já fizeram o procedimento e até mesmo das que pretendem fazê-lo.

Para te ajudar a se tranquilizar e entender melhor as fases da cicatrização da mastopexia, separamos neste conteúdo diversas informações sobre como elas devem ocorrer e, especialmente, quais os cuidados a serem tomados. Continue sua leitura e entenda tudo sobre o tema.

Como é a cicatriz da mastopexia? Conheça os formatos!

Como são diferentes as técnicas e os métodos para a realização da cirurgia de mastopexia, por consequência, também são diferentes os formatos de cicatriz do procedimento. Pensando nisso, separamos abaixo os diferentes tipos de formatos para você conhecer e entender. Confira:

desenho explicativo de seios com cicatriz de mastopexia

Cicatriz em L

A cicatriz em L ocorre quando a flacidez da mama está mais avançada, sendo necessário aplicar mais de um corte para conseguir corrigir o caimento. Nesses casos, a cirurgia ocorre dentro do sulco mamário, em que o profissional realiza uma extensão horizontal na parte inferior da mama.

desenho explicativo de seio com cicatriz de mastopexia em L

Cicatriz em T invertido

Semelhante à cicatriz em formato de L, esta cicatriz possui um tamanho ligeiramente maior, em que a incisão é feita em toda a parte inferior da mama. Embora possua uma cicatriz maior que as demais, é recomendada para mamas grandes ou com maior flacidez, pois permite uma elevação maior dos seios.

desenho explicativo de cicatriz de mastopexia em t invertido

Cicatriz periareolar

Esta cicatriz fica posicionada discretamente somente na área circular ao redor da aréola, em que ocorre sempre a mastopexia, por ser justamente a região em que o reposicionamento é realizado. Esse é um modelo mais sutil de cicatriz utilizado por mulheres que precisam retirar pouca pele ou que não têm um grau de flacidez elevada.

desenho explicativo de cicatriz de mastopexia periareolar

Cicatriz pirulito

Quando o grau de flacidez da paciente é moderado, a cicatriz usada é a que possui o formato pirulito. Ela ocorre quando o modelo periareolar não é o suficiente, sendo necessária uma extensão da incisão para a região inferior da mama, de forma vertical até o sulco mamário. Isso permite uma melhor definição do colo.

desenho explicativo de cicatriz pirulito de mastopexia

Como é a recuperação da mastopexia?

Assim como toda cicatrização pós-cirúrgica, a recuperação da mastopexia independe do formato de cicatriz utilizado, uma vez que tudo depende do organismo e do tempo no qual o corpo de cada mulher tende a se recuperar. Isso porque toda cicatrização passa pela mesma fase, com apenas algumas características diferentes entre uma e outra.

De forma geral, a mastopexia tende a ser bem rápida e tranquila. No entanto, é normal que as pacientes sintam-se com leves sensações de desconforto, como de peso e sensibilidade nos seios — os quais ocorrem em razão da anestesia. Contudo, costuma ser uma dor suportável que é facilmente cessada com a medicação indicada pelo especialista.

Dicas para potencializar a cicatrização pós-cirúrgica

É de conhecimento geral que os cuidados que se deve ter no pós-operatório devem ser seguidos à risca para que a cicatrização tenha um bom desenvolvimento, certo? Para te ajudar nesse momento, separamos abaixo algumas dicas que, ao serem seguidas, irão promover uma recuperação mais agradável. Confira:

Alimentação adequada

É importante que você adote uma dieta leve e saudável no pós-operatório, com refeições de frutas, legumes e carnes brancas. Além disso, é imprescindível que você restrinja completamente o consumo de frituras, bebidas alcoólicas, refrigerantes e doces.

Respeite o tempo de repouso

Nas primeiras 24 horas após a cirurgia, é necessário manter a cabeceira da cama levemente elevada, em um ângulo de aproximadamente 30° ou mesmo permanecer sentada para não forçar a musculatura e pele da região, além dos próprios seios. E, durante 30 dias após o procedimento, convém não levantar pesos nem exercer atividades braçais que demandem muita força.

Para mais, em hipótese alguma você deve dormir de barriga para baixo. Caso se sinta desconfortável, você pode consultar um médico para verificar se pode fazer caminhadas leves: seguindo o tempo e ritmo adequado para seu perfil.

Ainda que você consiga fazer atividades físicas moderadas, procure evitar exposição solar nos primeiros 3 meses após o procedimento. Isso é importante porque os raios ultravioletas podem ser prejudiciais na cicatrização e, ainda, alterar a coloração da pele no local da cicatriz.

Use um sutiã compressivo

Outro cuidado muito indicado para a recuperação da mastopexia é o uso do sutiã compressivo, pois ele ajuda a promover firmeza das mamas e ajuda no processo de cicatrização e curativos — os quais devem ser limpos regularmente para evitar infecções.

mulher usando sutiã compressivo após mastopexia

Com esses cuidados, além de contar com todos os benefícios estéticos que a cirurgia propõe, você irá se recuperar de forma leve, indolor e confortável.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que tenhamos a ajudado a entender mais sobre a cicatrização da mastopexia. A propósito, que tal conferir também nosso post sobre cicatriz da abdominoplastia e, assim como neste post, entender quais os cuidados necessários após esse procedimento? Assim você fica craque no tema!

Agradecemos por sua leitura até aqui e a esperamos novamente aqui no blog da Servimedic Technology para acompanhar nossos conteúdos sobre estética, procedimentos cirúrgicos e muito mais. Até a próxima!