Tratamentos que são referência em cicatrização pós-cirúrgica

Cicatrização de cirurgia: quais os melhores tratamentos?

A busca por procedimentos estéticos cirúrgicos no Brasil aumentou bastante nos últimos anos, o que indica que as pessoas estão mais encorajadas a se submeterem a esse tipo de intervenção para melhorarem a autoestima. Porém, além da decisão de fazer qualquer operação, é fundamental pensar na cicatrização da cirurgia.

Procedimentos como implante de silicone ou redução de mama são muito procurados. Mas, ainda que pareçam menos invasivos, os cuidados pós-operatório devem ser seguidos corretamente.

Por isso, no post de hoje trouxemos alguns tratamentos que são bastante indicados para o processo de cicatrização. Continue a leitura para conferir! 

Como ter uma boa cicatrização de cirurgia nas mamas

Tratando-se de cirurgias nas mamas, a recuperação da pele tem um peso maior, uma vez que sua função é corrigir uma falha ou melhorar a autoestima da paciente. Portanto, as marcas desse procedimento não podem ser aparentes.

Considera-se uma cicatriz de boa qualidade aquela que, além de quase não ser vista ou sentida, tem uma coloração bem próxima a do tom da pele e não possui um volume sobressalente em relação ao restante do corpo.

Para quem opta pela realização de procedimentos estéticos, assim como qualquer processo cirúrgico, deve seguir uma série de recomendações médicas para que fiquem poucas ou nenhuma marca. São cuidados de rotina com a troca de curativo, alimentação e medicação.

Sabemos que a cicatrização do corpo humano pode levar meses, dependendo do local e da profundidade da cirurgia. É preciso ter em mente que isso é um processo natural de todo organismo, mas sua evolução pode ser comprometida quando o paciente faz esforço físico indevido na região cirurgiada ou faz uso de álcool, tabaco e nicotina, por exemplo. 

É sempre importante seguir à risca as orientações do médico no pós-operatório. Inclusive, no que diz respeito à troca de curativo.

Quais são os tipos de cicatriz

Existem dois tipos de cicatriz que podem ser desenvolvidas caso não haja um cuidado redobrado com o corpo e a região operada: cicatrizes patológicas e cicatrizes inestéticas. 

As primeiras se resumem a formação de queloides e de cicatrizes hipertróficas. Elas são chamadas de patológicas porque podem causar dor ou coceira na região do corte, sendo necessária a intervenção médica para que esse incômodo não interfira no resultado final da cirurgia.

Já as inestéticas não causam dor ou coceira, mas ficam com uma aparência indesejada (alargadas, discrômicas, retraídas).

Tipos de tratamentos pós-cirúrgico

Além de ter responsabilidade com a alimentação, repouso, evitar o consumo de álcool e o tabagismo, existem alguns tratamentos que podem auxiliar no processo cicatricial do corpo. Confira:

1. Drenagem manual

A drenagem linfática contribui com o pós-cirúrgico, estimulando a circulação no organismo, especialmente na região do corte, já que o paciente ficará em repouso, com pouca movimentação durante o processo de cicatrização da pele. 

2. Radiofrequência

A radiofrequência é um procedimento que estimula a fibrose por meio do aumento de temperatura na região operada. Como resultado, tem-se uma cicatrização acelerada. No entanto, a temperatura não pode ultrapassar os 37º para não causar queimaduras ou manchas na pele.

3. Cinta compressora e sutiã pós-cirúrgico

Os dois itens são fundamentais para quem faz cirurgia plástica para reduzir medidas ou aumentar (no caso de implante de silicone). 

A cinta compressora ajuda a posicionar os tecidos do corpo, facilitando a cicatrização, pois não permite que o paciente movimente muito o tecido que passou pelo procedimento.

Da mesma forma, o uso do sutiã pós-cirúrgico sustenta o peso dos seios enquanto a pele se recupera, evitando uma abertura dos pontos e consequente inflamação.

Os procedimentos pós-cirúrgicos devem ser liberados pelo médico. Quanto antes, melhor para a recuperação.

Como vimos neste artigo, a busca por cirurgias estéticas é grande. Com isso, aumenta também a responsabilidade dos profissionais. Assim, é fundamental que os cirurgiões se mantenham sempre atualizados e se capacitem cada vez mais. 

E então, o que achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado! Acompanhe o blog da Servimedic Technology para ler outras matérias com temas relacionados!