Meia de compressão para trombose: 2 opções para adquirir!

Trombose é o nome de uma doença que, por vários motivos, o sangue coagula e obstrui a circulação na região afetada. Por se tratar de um problema relacionado ao sistema circulatório, as meias para evitar trombose são grandes aliadas no tratamento de doenças venosas graves.

Esse dispositivo auxilia no retorno sanguíneo devido à compressão que exercem no calcanhar, empurrando literalmente o sangue para cima, diminuindo as chances do aparecimento de coágulo. Contudo, diante da grade ampla de opções disponíveis no mercado, saber qual é a melhor meia de compressão para trombose é uma dificuldade bastante comum.

Para esclarecer todas as suas dúvidas, acompanhe o conteúdo e confira quais são os modelos mais indicados!

O que é trombose?

 

A trombose é a formação de coágulos (trombos) que se desenvolvem em uma ou mais veias e impedem o fluxo sanguíneo nos membros inferiores, causando inchaço e dor na região afetada. Entre os tipos de trombose, a venosa profunda é a mais comum e pode agravar para um quadro chamado de embolia.

Isso acontece quando os coágulos se desprendem e se movimentam na corrente sanguínea, alojando em órgãos como pulmões, coração ou em outra artéria, causando lesões mais graves se não tratadas.

Apesar da gravidade, muitas pessoas desconhecem os sintomas, e por isso não procuram auxilio médico. Por isso, é importante que a imobilidade das pernas por motivo de fratura, obesidade, doenças ou predisposição hereditária, assim como o uso de determinados medicamentos, podem resultar em lesões nas veias das pernas.

Além de medicamentos, o uso de meias de compressão é uma medida simples que diminui o risco de trombose e evita a ocorrência de novos episódios. No entanto, o tratamento só deve ser indicado por um médico especialista depois de uma avaliação criteriosa.

2 opções de meia de compressão para trombose

As meias de compressão para trombose, também conhecidas como meia antitrombro, são pretejadas para aplicar diferentes níveis de pressão em diferentes regiões da perna. Em regra, o nível de pressão maior é no tornozelo, que se estende de forma gradual em direção ao joelho.

Contudo, existem níveis de pressão específico para cada caso, e isso vai depender do tempo que o paciente vai permanecer imóvel, ou seja, sem movimentar os membros inferiores. Uma condição que pode contribuir para formação de coágulos causadores da trombose.

Apesar de todos benefícios que uma meia antitrombo traz para um paciente diagnosticado com trombose, se ela tiver uma pressão muito forte pode interromper completamente a circulação e piorar ainda mais o quadro da doença.

Por isso, esse dispositivo deve pressionar a veia o suficiente para manter o fluxo sanguíneo sem interromper a circulação. No entanto, sabendo que esse dispositivo precisa ter uma elasticidade adequada para cada caso, caberá ao médico recomendar o produto correto e o tempo de uso.

Diante de uma grade ampla de opções, para te ajudar a encontrar o modelo de meia contra trombo receitado pelo seu médico, confira abaixo algumas características importante dos modelos mais indicados:

 

Meia antitrombo 18mmHg 7/8

A meia antitrombo 18mmHg foi desenvolvida especialmente para tratar doenças venosas graves e também pacientes em recuperação de procedimentos cirúrgicos. O modelo 7/8 que veste do calcanhar até a coxa é indicado em casos onde a região acometida se localiza acima do joelho ou em toda a perna, garantindo maior eficácia no tratamento.

Apesar de parecer desconfortável pelo seu comprimento, alguns modelos contam com uma banda elástica que fixa a meia coxa, evitando que ela embole. Além disso, ela também possui ponteira aberta que auxilia na circulação do sangue nos pés.

Meia antitrombo 18mmHg 3/4

Por outro lado, a meia antitrombro de altura 3/4 é indicada para pacientes com trombose no tornozelo e panturrilha, ou seja, região afetada abaixo do joelho.

Em regra, o modelo 3/4 costuma ser mais prático para vestir, no entanto, quem vai determinar o cumprimento é o médico cardiovascular, afinal, cada caso é único.

Independentemente do comprimento, o melhor material para meias contra trombose é fio duplo de microfibra com filamento 64, uma microfibra que auxilia na absorção de umidade.

Além disso, o tamanho também é um fator decisivo na hora da compra. Para encontrar o tamanho correto, é necessário saber a circunferência do tornozelo, panturrilha e também da coxa nos casos do modelo 7/8.

Quem tem trombose pode dormir com a meia de compressão?

Em regra, é recomendado dormir com a meia de compressão o paciente que já tem diagnostico trombose ou que acabou de passar por cirurgia, principalmente dos membros inferiores, e precisa ficar muito tempo deitado.

Contudo, é importante dormir com eles somente com recomendação médica. Caso contrário, se for utilizada de maneira incorreta, pode prejudicar a saúde das suas pernas.

Por fim, é importante mencionar que as meias para trombose diferem da meia antitrombo. Enquanto a primeira é indicada para aliviar o inchaço e dores nas pernas, bem como prevenir o aparecimento de varizes, as contra trombose possui níveis de compressão específicos, indicadas somente para portadores de TVP – trombose venosa profunda.

Complete a leitura com o post: Qual a melhor meia de compressão para varizes? 4 opções!

Gostou do post? Continue acompanhando o blog da Servimedic Technology e confira nossos conteúdos sobre estética, procedimentos cirúrgicos e muito mais. Até a próxima!