Micropigmentação de sobrancelhas: dicas para fazê-la durar mais

Você já deve estar por dentro: a micropigmentação de sobrancelhas é uma tendência. E não é só entre celebridades e influenciadores digitais. 

Mesmo em alta, cuidados devem ser tomados durante o procedimento e também no pós-procedimento, seguindo as orientações do esteticista.

Se interessou? Neste artigo, você entenderá mais sobre a micropigmentação, sua diferença para a dermopigmentação, duração e cuidados pós-procedimento.

O que é micropigmentação?

Por definição, a micropigmentação de sobrancelhas é o procedimento que implanta pigmento à pele no mesmo tom dos pelos originais. É uma técnica natural e realista, que não deixa o visual exagerado e artificial.

A técnica tem o objetivo de deixar as sobrancelhas bem desenhadas, de acordo com o formato do rosto, sem imperfeições e realçadas. Ela tem como base o linergismo, estudo das linhas faciais, e é pouco invasiva por atingir apenas a primeira camada da pele.

Com um bom design, o procedimento é feito de forma a seguir o gosto pessoal da cliente e seu formato de rosto. E feito da maneira correta, ele consegue corrigir falhas e dar uma nova forma ao rosto.

Vale lembrar, entretanto, que os fios continuam nascendo. Por isso, os excessos de pelos que nascerem fora do formato da micropigmentação devem ser retirados da mesma forma que acontecia antes do procedimento.

A micropigmentação pode ser feita até mesmo na ausência de sobrancelhas. Neste caso, o profissional deve tomar como base as medidas do rosto e pelos de outras partes do corpo para definir a coloração e espessura dos fios.

Como é feita a micropigmentação

A micropigmentação é feita utilizando alguma das seis técnicas: shadow, ombré, 3D, fio a fio, mix e compacta

A compacta é feita deixando as sobrancelhas bem marcadas. A shadow tem efeito de maquiagem. A ombré tem alguns pontos mais claros. A 3D desenha os fios de forma simétrica e assimétrica, com sombra ao fundo. 

A micropigmentação fio a fio cria fios na mesma direção dos existentes e, dessa forma, cria a sensação de sobrancelhas mais cheias. E a mix combina a fio a fio com a shadow.

O procedimento é realizado com uma agulha descartável, o dermógrafo e o pigmento. O dermógrafo permite o trabalho nas mais variadas técnicas. O procedimento dura cerca de 2h30, mas o tempo pode variar de acordo com cada cliente.

O conceito do procedimento é corrigir as sobrancelhas de maneira muito realista: as linhas são desenhadas seguindo o contorno dos arcos e com base no formato facial. O tom é escolhido após uma mistura de pigmentos, de forma a ficar com o resultado o mais natural possível.

O resultado não é imediato. Após o procedimento, a sobrancelha tende a ficar com a coloração mais intensa e a cor real se revela dentro de 20 a 30 dias.

Há contraindicações para pessoas com feridas expostas no local.

Micropigmentação x Dermopigmentação

A micropigmentação e a dermopigmentação são dois procedimentos de correção das sobrancelhas. A diferença entre esses dois procedimentos está nos detalhes.

A micropigmentação foi criada como um procedimento que agride menos a pele do que a maquiagem definitiva, já que pigmenta a pele mais fina da região. Como já apontamos, o procedimento segue o formato das sobrancelhas, fio a fio, corrigindo falhas e é menos doloroso.

Já a dermopigmentação não desenha os fios. O método faz uma espécie de sombra por cima das sobrancelhas. O processo é repetido para simular um contorno.

Apesar dos dois procedimentos serem semipermanentes e realizados na camada mais superficial da pele, utilizando o demógrafo, a forma de execução é diferente. A micropigmentação faz o traço imitando os fios. A dermopigmentação faz contornos e possui efeito de sombra.

Quanto tempo dura a micropigmentação?

A micropigmentação atinge apenas a camada mais superficial da pele. Por isso, funciona como uma tatuagem temporária. O tempo de duração dela no corpo não é definido. 

Na verdade, a duração varia de acordo com a sensibilidade da pele e também dos cuidados no pós-procedimento. Em média, a micropigmentação de sobrancelhas dura de seis meses a um ano. Em alguns casos, pode durar até dois anos.

Alguns fatores influenciam no maior ou menor tempo de duração do procedimento. Por exemplo: 

  • quanto mais oleosa a pele, menos tempo o pigmento dura;
  • a qualidade do pigmento utilizado também influencia na duração; 
  • produtos de má qualidade tendem a durar menos.

Como fazer a micropigmentação durar mais?

A cor do pigmento utilizado deve ser a ideal para o tom de pele da cliente, auxiliando na maior durabilidade. Mas os bons resultados da micropigmentação da sobrancelha também estão diretamente ligados aos cuidados pós-procedimento.

Para aumentar a durabilidade, é importante evitar se expor ao sol nos primeiros dias após o procedimento, evitar o consumo de alimentos gordurosos, álcool e frutos do mar, não passar produtos com ácido na região durante o período de cicatrização e hidratar bem a pele nos dez primeiros dias após a micropigmentação. Profissionais recomendam também o uso de produtos cicatrizantes, como o gel cicatrizante .

Após cinco dias do procedimento, utilizar filtro solar para proteger o pigmento auxilia na durabilidade. Compressas geladas também podem ajudar a fechar os poros e desinchar.

Cuidados pós-procedimento e cicatrização

O resultado da micropigmentação se liga, sim, à escolha de um bom profissional e produtos de qualidade, com passos que vão desde o formato do rosto até o gosto do cliente. Mas o pós e a cicatrização merecem atenção.

Em média, a duração da recuperação da pele é de 30 dias. Após esse período, é comum retornar ao local de aplicação para verificar a necessidade de retoque, adicionando mais 30 dias de recuperação. 

Durante 15 dias, também evite banhos com água muito quente, piscina, sauna, água salgada ou muita exposição ao sol.

Até a pele cicatrizar, evite o uso de produtos abrasivos ou esfoliantes. Maquiagem no local deve ser evitada até a cicatrização, bem como produtos muito oleosos. Também é recomendado ingerir muita água.

E, claro, também é importante evitar coçar o local no período de cicatrização ou remover as crostas. Ao remover crostas, aumenta a probabilidade de infecção e a recuperação fica mais lenta, além de poder deixar a pigmentação mais fraca.

Como lavar a sobrancelha depois da micropigmentação?

Apesar de ser um procedimento indolor, pode causar incômodo em quem é mais sensível. Nas primeiras três horas, é recomendado não lavar a região.

No primeiro dia após o procedimento, é importante sempre higienizar as mãos antes de tocar no local. Nas primeiras três horas, não molhar o local e, após esse tempo, o local deve ser higienizado e protegido do sol. É recomendado aplicar água boricada ou soro fisiológico para limpar a região. Mas a limpeza deve ser feita sem esfregar.

No segundo dia, é momento de aplicar um creme cicatrizante e permanecer fazendo a aplicação até o décimo dia. A partir do terceiro dia, a higienização já pode ser feita com sabão neutro, ao menos duas vezes por dia. 

A prática é importante para evitar a formação de casquinhas na cicatrização. Evite lavar o local com água muito quente, pois ela ajuda a descamar a pele.

Em média, são necessários três dias para adaptação no pós. Na primeira semana, a cliente já deve estar acostumada com o procedimento. Após 30 dias, vale fazer uma avaliação para analisar a possibilidade de retoque. Após o procedimento, a região pode ficar escura. Mas após a pele cicatrizar, é comum acontecer um clareamento do local.

Qual pomada usar após a micropigmentação?

Usar uma pomada cicatrizante, de quatro a seis vezes por dia, ajuda no processo de recuperar, cicatrizar e hidratar a pele na região do procedimento. A pomada também evita a formação de crostas, que, se aparecerem, não devem ser removidas.

A pomada Stratamed, por exemplo, cria uma película protetora na pele, além de hidratar e proteger a região em cicatrização. Usar pomada cicatrizante ajuda também na durabilidade da cor. A pomada ajuda a criar um local propício para cicatrização e diminui a resposta inflamatória.

Qual pessoa pode fazer a micropigmentação?

Qualquer pessoa pode fazer micropigmentação: independente do tipo de pele, oleosa, seca ou mista, o procedimento pode ser realizado.

Mas há contraindicação para gestantes, portadores de diabetes e quem faz uso de remédios anticoagulantes. Esse grupo pode fazer o procedimento apenas com liberação médica

Quem tem histórico de quelóides também não é recomendado fazer o procedimento. Quelóides são as cicatrizes de alvo relevo, de predisposição genética. Nesses casos, é ideal fazer uma avaliação com o dermatologista antes de optar por qualquer procedimento..

A micropigmentação pode ser feita em qualquer tonalidade, já que há vários tipos e cores de pigmentos. O profissional deve apenas atentar à cor da pele, cabelo e pelos naturais da sobrancelha.

No mais, para evitar riscos à saúde, é importante realizar o procedimento em local com material de qualidade e assepsia. Com esses cuidados, situações de infecção são raras. E os cuidados pós-procedimento para cicatrização adequada devem ser seguidos de forma rigorosa.

Agora que você já sabe tudo sobre micropigmentação e os cuidados após o procedimento, entenda como são todos os tipos de cicatrizes e como elas devem ser tratadas!