Equimose tratamento: 4 dicas pós-cirúrgicas e para alívio

A equimose é caracterizada pelo aparecimento de manchas na região afetada. Ocorre quando há o extravasamento de sangue em decorrência de contusões, cirurgias, tramas, varizes, efeitos adversos de determinados medicamentos ou até mesmo sem motivo aparente.

Normalmente, a macha surge em tom arroxeado e com o passar dos dias ela vai mudando de tonalidade, adotando tons de verde e amarelo até desaparecer. Apesar de ser algo inofensivo, essa lesão superficial pode causar incômodo físico e, inclusive, estético.

No artigo de hoje trouxemos algumas soluções que funcionam como tratamento para equimose. Então, se você quer saber como se livrar das manchas roxas, vem com conosco e fique por dentro de desse assunto!

Tratamento da Equimose: 4 itens que ajudam!

Em regra, a equimose desaparece espontaneamente quando não existe nenhuma doença associada.

No entanto, existem algumas medidas eficientes que podem te ajudar a se livrar das manchas arroxeadas ou até mesmo reduzir o tempo que elas levam para desaparecer. Veja:

1. Cintas de compressão

mulher usando cinta de compressão para tratamento de equimose

 

Além do inchaço e hematomas, é comum aparecimento de equimose no pós-operatório de cirurgias plásticas. Isso ocorre devido ao trauma mecânico sobre a pele ou pelo rompimentos de vasos sanguíneos, quando necessita de incisões ou cortes.

Amenizar esses roxos no pós-operatório de cirurgias como lipoaspiração ou abdominoplastia pode ser um grande desafio. Por isso, o uso de cintas modeladoras é indicada e bastante eficaz para acelerar a recuperação do paciente.

Além de ajudar na acomodação da pele, fazendo com que ela assuma um novo contorno corporal, a cinta ajuda a reduzir a pressão nos vasos, acelerando o processo de desaparecimento das equimoses no pós-operatório.

Sobretudo, a indicação do uso da cinta modeladora deve ser feira sob prescrição médica. É o seu caso? Consulte seu especialista!

2. Meias de compressão

foto de equimose e pessoa usando meia de compressao para tratamento de equimose

 

Além de ser eficiente no tratamento de doenças venosas ou problemas vasculares, a meia de compressão é recomendada para tratar equimose e aliviar o desconforto que as machas roxas causam.

Para quem lida com as varizes, geralmente, o aparecimento de roxos são mais frequentes devido à fragilidade dos vasos sanguíneos. O caso se agrava, principalmente, para quem fica de pé por muito tempo, obesos, idosos e gestantes.

Quando uma variz apresenta sangramento, além da dor, o extravasamento do sangue – por ser superficial – causa as temidas manchas. Para amenizar as equimoses ou até mesmo evitar o seu aparecimento, é indicado o uso das meias compressivas.

Afinal, com a pressão das meias, o processo de circulação do sangue melhora significativamente, evitando o acumulo nos membros inferiores.

Entenda quais são as melhores opções para o tratamento de varizes.

3. Compressas no local

compressas no local da equimose para tratamento

 

Geralmente, pancadas e traumas mecânicos são as principais causas das equimoses. Para diminuir a circulação sanguínea no local afetado, faça uma compressa com água fria ou aplique gelo antes de completar 48 horas. Esse tipo de procedimento também ajuda aliviar a dor no local da mancha roxa.

Para ser eficiente, deixe a compressa atuar sobre a região por aproximadamente 20 minutos. Repita esse procedimento a cada uma ou duas horas. Para proteger a pele, envola a compressa com uma tolha e evite queimaduras.

Compressa quente a partir do segundo dia da lesão também é uma maneira eficaz de minimizar as equimoses. A temperatura alta dileta os vasos sanguíneos e melhora a circulação do local, ajudando a limpar a região.

4. Drenagem

A drenagem é um tratamento eficiente para minimizar a equimose. Afinal, os movimentos circulares aplicados sobre a região afetada estimula o fluxo do sangue e ajuda a drenar os fluidos acumulados, reduzindo as manchas.

Após a cirurgia de mamoplástica, a drenagem linfática traz inúmeros benefícios e é um procedimento indicado como fundamental pelo cirurgião plástico. Além de remover as equimoses, a massagem com manobras leves ajuda reduzir a retenção de líquido, aliviar a dor e melhorar a circulação sanguínea.

Quanto tempo demora para desaparecer uma equimose?

Em média, a equimose demora entre 1 a 3 semanas para desaparecer. No entanto, alguns fatores, como região, profundidade da lesão e cor da pele, podem modificar a evolução da equimose. Nesse período ocorre mudança na coloração da macha, passando a cor roxa para amarelo-esverdeado, até sumir por completo.

A equimose não necessita de tratamento específico, mas se o aparecimento for frequente ou perdurara mais de 3 semanas, é importante procurar um médico para uma avaliação. Entre as principais causas de equimose, as mais frequentes são as contusões que podem aparecer em qualquer região do corpo.

Gostou do artigo? No blog da Servimedic Technology você encontra mais informações úteis como esta! Que tal ler um pouco mais a respeitos do assunto? O conteúdo sobre a diferença entre equimose e hematomas será muito útil!

Por hoje é só. Se você gostou das dicas, continue acompanhando os conteúdos aqui no blog. Semanalmente trazemos informações relevantes para você se manter atualizado. Até a próxima!