A meia de compressão para gestante existe como uma solução para esse período no qual as dores nas pernas são tão presentes. Você sabia que embora essas dores sejam comuns, se não forem tratadas, podem resultar em outros problemas tanto para a mamãe como para o bebê?
Para evitar que isso aconteça com você, as meias de compressão são excelentes aliadas. Conheça os benefícios e saiba como escolher a melhor meia compressiva para usar na gestação!
Qual é a função da meia de compressão?
As meias de compressão servem para melhorar a circulação sanguínea ao fazerem pressão nas pernas e ajudarem o sangue dos pés a voltar ao coração. Por agirem como uma forma de bombeamento, são indicadas às pessoas que ficam muito tempo sentadas, em pé ou até mesmo lidam com algum comprometimento da circulação.
Por que as gestantes devem utilizar meia de compressão?
Como as meias compressivas melhoram a circulação do sangue, são muito oportunas durante a gravidez. Confira os principais benefícios em usar meia de compressão na gestação:
Diminuição do inchaço da perna;
Redução dos batimentos cardíacos da mãe e do bebê;
Previnem a trombose, edemas e varizes;
Aliviam de desconfortos causados pelo aumento peso.
Isso se comprova no ensaio clínico realizado por Saiba-Júnior, Rollo e Sobreira pela Faculdade de Medicina da UNESP, o qual apontou um crescimento reduzido da panturrilha e do tornozelo em gestantes que usaram meias de compressão, o que garante significativo bem-estar à mulher durante essa fase.
Quando a gestante deve usar meia de compressão?
A meia de compressão para gestante costuma ser indicada para uso assim que os inchaços nas pernas começam a dar sinais. Esse problema pode acontecer em maior ou menor nível, a depender de cada organismo, mas é comum dar indícios no segundo trimestre gestacional.
Em todos os casos, é fundamental conversar com o seu médico para ter uma recomendação adequada sobre o uso e quando usar. Em algumas circunstâncias, a meia de compreensão é necessária logo começo da gravidez, para já evitar a aparição de dores e inchaços.
Aproveite para ler: Guia completo de como usar meia de compressão.
Como escolher a meia compressiva na gravidez?
A orientação médica é essencial para escolher a meia compressiva na gravidez, isso porque os níveis de compressão e a recorrência do uso pode mudar conforme a intensidade das dores. Algumas mulheres precisam usar diariamente, outras, apenas 3 vezes na semana, em algumas situações somente será necessário durante viagens, por exemplo. Tudo dependerá da avaliação médica.
Depois da orientação do especialista, vale a pena se atentar a alguns critérios para comprar a meia mais adequada para o seu caso. Para que a sua escolha seja certeira, separamos alguns pontos de atenção que ajudarão em sua compra, confira!
1. Atente-se ao nível da compressão
Para que seu tratamento de prevenção com as meias seja extremamente eficaz, é preciso usar a compressão apropriada. Vale destacar que quem deve te informar sobre o grau adequado é o obstetra. Os níveis de compreensão que ele poderá te indicar são três, sendo eles: suave, médio e alto. Entenda cada um deles:
Suave: varia de 15-20 mmHg e é a mais leve de todas, podendo ser comprada sem prescrição médica. Pela compressão moderada, é comum que ela seja indicada para uso no dia a dia, em recuperações pós-treino e em viagens de longa duração. Na prática, seu uso facilita a circulação sanguínea sem apertar as pernas;
Médio: com 20-30 mmHg, o uso das meias de compressão média é perfeito para inchaços, recuperações pós-cirúrgicas de varizes e veias varicosas. Justamente por esses aspectos, esse nível de compreensão exige que haja uma prescrição médica para o uso;
Alto: esse modelo de meia de compreensão varia de 30-40 mmHg e também exige prescrição médica para sua compra e uso. A indicação da meia de compressão alta é comum em casos de linfedema, pernas inchadas, Trombose Venosa Profunda (TVP), casos severos de varizes, uso pós-cirúrgico e veias varicosas acentuadas.
2. Compre o tamanho recomendado
Uma vez que o objetivo da meia de compreensão é fazer o sangue voltar ao coração, ela precisa apertar corretamente os músculos da panturrilha. Isso é feito da maneira certa ao usar uma meia do tamanho adequado para o seu corpo.
Embora as meias-calças compressivas sejam as mais usadas por gestantes, existem casos em que as meias podem ser maiores ou menores a depender do local onde a circulação está prejudicada. Confira alguns tipos:
Meia 3/4: recomendada para as gestantes que estão com dores e inchaços localizados apenas na região da panturrilha e tornozelos;
Meia 7/8: seu uso é orientado para gestantes com necessidade de melhorar a circulação sanguínea nos pés, tornozelos, panturrilhas, joelhos e até a metade da coxa;
Meia-calça de cós alto: a mais indicada para gestantes, a meia-calça de cós alta colabora para a circulação sanguínea de toda a perna e do abdômen.
Agora que você já entendeu os motivos da meia de compressão ser tão importante na gravidez, vale a pena se atentar ao uso desse produto após a gestação. Entenda:
Devo continuar a usar a meia de compressão depois do parto?
Como os desconfortos na perna continuam após o parto, principalmente o inchaço, a meia de compreensão pode continuar sendo utilizada depois da gestação. Há médicos que indicam seu uso até seis meses pós-parto, tal qual um tratamento pós-cirúrgico, mas isso irá depender de como o seu corpo vai se recuperar após dar à luz.
Você pode se interessar também pelo conteúdo: Qual é a melhor meia de compressão para varizes?
Onde comprar meia de compressão para gestante?
Sabendo da importância desse item para a gestante, a Servimedic Technology oferece as melhores opções de meias compressivas. Para que você garanta o seu bem-estar durante a gravidez, conheça nossos produtos e aproveite todos os benefícios para selecionar a opção recomendada para o seu caso!
Compre Aqui: Meias de Compressão de Alta Qualidade