Meias de compressão: tipos, benefícios e como usar

As meias de compressão são uma opção para quem busca melhorar a circulação das pernas e tratar problemas como varizes. Além disso, elas podem proporcionar bem-estar e conforto em diversas situações. Saiba mais sobre os benefícios das meias de compressão aqui. Um guia para escolher as meias de compressão certas: Encontrando o ajuste perfeito para suas necessidades.

Meias de compressão: tipos, benefícios e como usar

As meias de compressão são um item essencial para pessoas que sofrem de determinadas condições médicas ou que precisam ficar em pé ou sentadas por longos períodos de tempo. Essas meias especializadas funcionam aplicando pressão nas pernas, o que pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo e reduzir o inchaço e o desconforto. Entretanto, com tantos tipos diferentes de meias de compressão disponíveis, encontrar o ajuste perfeito para suas necessidades pode ser uma tarefa difícil. Neste guia, examinaremos mais detalhadamente o que são meias de compressão, quem pode se beneficiar com seu uso e como escolher o tipo e o ajuste certos para suas necessidades específicas. Se você estiver procurando um par de meias de compressão por motivos médicos ou simplesmente quiser melhorar a saúde das suas pernas, este guia fornecerá todas as informações de que você precisa para tomar uma decisão informada. Então, vamos mergulhar de cabeça e descobrir o par de meias de compressão perfeito para você!

Meia de compressão: o que é, para que serve e tipos

Sensação de peso, dores e pressão. Somente quem já sentiu esses sintomas nas pernas conhece a dificuldade em ter uma rotina fluida e agradável, não é mesmo? A boa notícia é que a solução para tudo isso é acessível, tendo em vista que existem as meias de compressão.

Se você chegou até aqui porque quer conhecer tudo sobre esse produto, está no lugar certo. Confira os tópicos abaixo e conheça detalhes.

 

O que é meia de compressão?

As meias de compressão são meias de tecido elástico que aplicam pressão nas pernas, tornozelos e pés. Elas são usadas para melhorar o fluxo sanguíneo nas pernas e reduzir o inchaço e a dor. As meias de compressão vêm em diferentes níveis de compressão, tipos e estilos, e podem ser usadas para uma variedade de finalidades médicas e não médicas.

As meias de compressão funcionam aplicando pressão graduada nas pernas. Isso significa que a pressão é maior no tornozelo e diminui gradualmente à medida que sobe pela perna. A pressão graduada ajuda a impulsionar o sangue de volta para o coração e reduzir o acúmulo de líquido nas pernas.

As meias de compressão podem ser usadas por qualquer pessoa que precise melhorar o fluxo sanguíneo nas pernas, mas são especialmente úteis para pessoas que sofrem de condições médicas, como varizes, síndrome das pernas inquietas, insuficiência venosa crônica e linfedema. Além disso, as meias de compressão podem ser benéficas para pessoas que precisam ficar em pé ou sentadas por longos períodos de tempo, como viajantes aéreos, trabalhadores de escritório e atletas.

Para que serve a meia de compressão?

A meia de compressão ou compactação, como o próprio nome indica, serve para realizar uma pressão nas pernas, ajudando no retorno sanguíneo dos pés para o coração. Dessa forma, atua como uma espécie de “bomba” no sentido contrário da gravidade, melhorando a circulação sanguínea. Abaixo, você confere alguns motivos para seu uso:

  • alterações nas válvulas cardíacas ou obstrução de veias;

  • insuficiência venosa;

  • varizes;

  • histórico de trombose;

  • histórico de síndrome pós-trombótica;

  • idade avançada;

  • gravidez;

  • sensação de pernas pesadas, inchadas ou doloridas;

  • pós-cirúrgico, quando especialmente o pós-operatório exige que a pessoa passe várias horas sentada ou deitada;

  • pessoas que passam muitas horas por dia sentadas ou em pé;

  • viagens longas, quando a pessoa fica muitas horas sentada;

  • pessoas com insuficiência venosa crônica (que apresenta sintomas como dor, sensação de cansaço ou de peso nas pernas, inchaços e até úlceras, além de coceira na pele).

Quais são os tipos de compressão?

Existem vários tipos de meias de compressão disponíveis. Aqui estão os principais tipos:

Existem 4 tipos de compressão: suave, média, alta compressão e antiembolítica. Cada uma delas conta com um nível de pressão, fazendo delas meias únicas para cada tipo de necessidade de um usuário. Confira mais detalhes logo abaixo:

Compressão suave (até 20 mmHg)

As meias de compactação suave são indicadas para a prevenção dos problemas circulatórios e para melhorar a sensação de bem-estar. As meias de compressão graduadas são as mais comuns. Elas aplicam pressão graduada nas pernas, o que ajuda a impulsionar o sangue de volta para o coração e reduzir o inchaço e a dor. 

Elas auxiliam na prevenção das varizes durante e após a gestação, sendo também recomendadas para quem faz uso de pílulas anticoncepcionais, propensão hereditária à trombose ou passa muitas horas em pé/sentado. Esse tipo de meia é a que também deve ser usada por quem faz viagens longas.

Compressão média (de 20 a 30 mmHg)

As meias de compressão média são indicadas para pessoas que sentem dores mais acentuadas nas pernas, além de ter casos mais intensos de inchaço e cansaço. Podem ser usadas também no período pré e pós-operatório.

As meias de compressão uniforme aplicam a mesma pressão em toda a perna. Elas são menos comuns do que as meias de compressão graduadas e são geralmente usadas para finalidades médicas específicas.

Compressão alta (de 30 a 40 mmHg)

Essas são as meias com maior poder compressivo e indicadas para quadros varicosos intensos, úlceras venosas pós-trombóticas, edemas acentuados e persistentes, graus extremos de elefantíase e dermato fibrose acentuada.

Além dessas, existem as meias com efeito modelador, indicadas para tratamentos estéticos, como as meias de compressão contra a celulite, que melhoram a circulação sanguínea, impedindo a retenção de líquidos, diminuindo o inchaço, pressão e estimulando a drenagem linfática.

Você também pode encontrar tipos de meias de compressão esportivas, que diminuem o acúmulo de lactato (responsável pelas cãibras e dores musculares). Por isso, a recuperação muscular após uma atividade física tende a ser mais rápida com uso das meias. Conheça mais sobre tipos de meia de compressão aqui mesmo em nosso blog!

Meias de compressão antiembólicas (18 mmHg)

As meias de compressão antiembólicas são usadas para prevenir coágulos sanguíneos em pacientes hospitalizados ou em outros pacientes com alto risco de coágulos sanguíneos. Elas aplicam pressão uniforme nas pernas para ajudar a prevenir a estase sanguínea.

Quando usar as meias de compressão?

Se você passa muitas horas por dia sentado ou em pé, sente as pernas inchadas e cansadas no fim da tarde e está sofrendo com vasinhos, varizes e outros problemas circulatórios, as meias compressivas são indicadas para esses tipos de situações. Contudo, caso tenha alguma dúvida e ou precise de uma meia de maior compressão procure um médico.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, a compactação das meias não causa desconforto. Pelo contrário, quando é usada corretamente e o modelo selecionado pelo médico é o mais adequado, traz alívio e bem-estar.

Como vestir uma meia de compressão?

Logo abaixo, trouxemos um passo a passo de como vestir meia de compressão.

  1. Coloque a mão por dentro da meia e segure o tecido próximo ao calcanhar;

  2. Use a outra mão para virar a meia do avesso até o ponto em que você estiver bloqueando;

  3. Calce a meia, ajustando-a bem até o calcanhar;

  4. Deslize-a lentamente pela perna até a altura fornecida;

  5. Ajuste a meia, distribuindo-a corretamente em toda área.

Para tirar, tudo depende da indicação dada pelo médico, já que, por exemplo, se ela foi indicada para uso diário, você deve vesti-las pela manhã e retirar somente no fim do dia, ao dormir, exceto quando for tomar banho.

As meias compressivas, em sua maioria, não devem ser usadas para dormir — a menos que haja indicação por parte do médico. Isso se deve pelo fato de que quando estamos deitados, não há dificuldades do sangue subir das pernas para o coração.

Benefícios das meias de compressão

As meias de compressão oferecem vários benefícios para a saúde das pernas. Agora que você já viu para que serve de meia de compactação, deve ter notado que ela apresenta uma série de benefícios: 

## Melhora o fluxo sanguíneo

As meias de compressão ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo nas pernas, o que pode reduzir o risco de coágulos sanguíneos, varizes e outros problemas circulatórios.

## Reduz o inchaço

As meias de compressão aplicam pressão nas pernas, o que ajuda a reduzir o inchaço e a dor.

## Alivia a dor nas pernas

As meias de compressão podem ajudar a aliviar a dor nas pernas causada por condições médicas, como varizes e insuficiência venosa crônica.

## Aumenta o conforto durante a atividade física

As meias de compressão podem ajudar a aumentar o conforto durante a atividade física, reduzindo a fadiga muscular e melhorando o desempenho.

## Reduz o tempo de recuperação após o exercício

As meias de compressão podem ajudar a reduzir o tempo de recuperação após o exercício, ajudando a reduzir a dor muscular e a inflamação.

## Aqui estão alguns dos principais benefícios:

  • Evitar coágulos sanguíneos ao melhorar a circulação;

  • Reduzir as dores e a sensação de cansaço nas pernas;

  • Amenizar o inchaço das pernas;

  • Diminuir o surgimento de “vasinhos” e varizes;

  • Reduzir o risco de trombose;

  • Reduz as veias varicosas;

  • Diminui a hipotensão ortostática, que causa tontura ou instabilidade ao se levantar;

  • Proporciona alívio aos músculos fatigados.

Contraindicações do uso da meia compressiva

Mesmo com vários benefícios, existem algumas situações em que as meias compressivas não podem ser usadas e são contraindicadas, por isso, se você se identificar com alguma situação parecida, informe o seu médico:

  • Isquemia;

  • Insuficiência cardíaca não controlada;

  • Feridas nas pernas ou localizadas nas regiões que ficam cobertas pelas meias;

  • Infecções na pele;

  • Alergia aos materiais das meias;

  • Pessoas acamadas/incapazes de sair da cama, pois, neste caso, as meias podem aumentar o risco de coágulos;

  • Doenças arteriais obstrutivas periféricas avançadas;

  • Flebite séptica;

  • Dermatite úmida;

  • Neuropatia periférica avançada;

  • Fibromialgia;

  • Edema renal e hepático.

Medindo e escolhendo o tamanho correto das meias de compressão

Para obter os benefícios máximos das meias de compressão, é importante escolher o tamanho correto. Aqui estão as etapas para medir e escolher o tamanho correto das meias de compressão:

## Etapa 1: Meça a circunferência do tornozelo

Use uma fita métrica para medir a circunferência do tornozelo na parte mais estreita acima do osso do tornozelo.

## Etapa 2: Meça a circunferência da panturrilha

Use uma fita métrica para medir a circunferência da panturrilha na parte mais larga.

## Etapa 3: Meça a circunferência da coxa

Use uma fita métrica para medir a circunferência da coxa na parte mais larga.

## Etapa 4: Escolha o tamanho correto com base nas medidas

Consulte a tabela de tamanhos do fabricante para escolher o tamanho correto com base nas medidas do tornozelo, panturrilha e coxa.

Como cuidar de suas meias de compressão

Para garantir que suas meias de compressão durem o máximo possível, é importante cuidar delas adequadamente. Aqui estão algumas dicas sobre como cuidar de suas meias de compressão:

## Lave as meias de compressão regularmente

Lave as meias de compressão regularmente com água fria e sabão neutro.

## Não use amaciante de tecido

Não use amaciante de tecido ao lavar as meias de compressão, pois isso pode danificar o tecido elástico.

## Não torça as meias de compressão

Não torça as meias de compressão para retirar o excesso de água. Em vez disso, pressione suavemente as meias para remover a água.

## Deixe as meias de compressão secar ao ar livre

Deixe as meias de compressão secar ao ar livre em um local fresco e seco.

## Substitua regularmente

Substitua suas meias de compressão regularmente para garantir que elas estão fornecendo a quantidade adequada de compressão.

Perguntas frequentes sobre meias de compressão

## Quais são as condições médicas que podem se beneficiar do uso de meias de compressão?

As meias de compressão podem ser benéficas para pessoas que sofrem de varizes, linfedema, insuficiência venosa crônica, síndrome das pernas inquietas e outros problemas circulatórios.

## As meias de compressão são confortáveis ​​de usar?

Sim, as meias de compressão são projetadas para serem confortáveis ​​de usar. Elas são feitas de materiais respiráveis ​​e elásticos que se adaptam às pernas.

## As meias de compressão são caras?

O preço das meias de compressão pode variar de acordo com a marca e o tipo. No entanto, elas geralmente são acessíveis e duram bastante tempo.

## As meias de compressão podem ser usadas durante a atividade física?

Sim, as meias de compressão podem ser usadas durante a atividade física para melhorar o desempenho e reduzir a dor muscular e a inflamação.

## As meias de compressão são fáceis de colocar?

As meias de compressão podem ser um pouco difíceis de colocar, mas existem várias ferramentas disponíveis para ajudar a colocá-las.

Posso usar a meia de compressão o dia todo?

As meias compressivas, em sua maioria, devem ser usadas no período do dia, sendo apenas retiradas antes do banho e da hora de dormir. Existem casos, no período do tratamento, que há a recomendação de dormir com a meia de compressão. Contudo, sempre siga a orientação do seu médico.

As meias compressivas podem ser encontradas em diferentes tipos de pressão, além de modelos encontrados no mercado como as medicinais e esportivas. Possuem um grande efeito de alívio aos músculos fatigados e proporcionam bem-estar. Já pensou em qual delas pode ser a ideal para você? 

Conclusão:

Escolher as meias de compressão certas pode ser uma tarefa difícil, mas com as informações corretas, você pode encontrar o ajuste perfeito para suas necessidades. Lembre-se de considerar sua condição médica, nível de atividade física e preferências pessoais ao escolher o tipo, nível de compressão, tamanho, estilo e material de suas meias de compressão. E, acima de tudo, certifique-se de cuidar adequadamente de suas meias de compressão para garantir uma compressão adequada.

Se estiver precisando de ajuda, escreva para nós e cadastre seu e-mail para ficar por dentro de todas as novidades. Esperamos que este conteúdo tenha te ajudado. Até a próxima!