Tipos de meias de compressão para você conhecer!

Fazendo jus ao seu nome, as meias de compressão são acessórios que servem exclusivamente para comprimir a região das pernas, visando o cuidado em relação à saúde e ao embelezamento dessa região. Elas são eficientes no tratamento de varizes, pois proporcionam compressão na musculatura da perna e, consequentemente, propulsionam o sangue, fazendo-o circular melhor.

No conteúdo de hoje separamos algumas informações quanto aos variados tipos de meias de compressão para você conhecer. Continue sua leitura e entenda mais sobre elas aqui no blog da Servimedic Technology.

3 tipos de meias de compressão

Existem três principais tipos de meias de compressão, que agem com assertividade no que tange à sua eficácia e ação terapêutica. Confira abaixo quais são eles e quais são elas:

1. Meia de compressão tipo antitrombo

As meias de compressão tipo antitrombo são modelos específicos para pessoas que sofrem com problemas vasculares. A razão disso é que, esse modelo, atua ativamente para combater sintomas de condições como tromboses, coágulos e patologias que podem prejudicar sua saúde.

2. Meia de compressão para corridas

Além de um preparo físico apropriado, atletas de nível profissional e amadores também podem contar com meias de compressão para cuidar de suas pernas e incrementar seu desempenho.

Isso ocorre por meio do aumento da circulação sanguínea junto à forma muscular, que atuam ativamente para a redução da fadiga das pernas, daí sua contribuição ao alto desempenho dos atletas. Outra indicação de uso para esse tipo de meia de compressão é em corridas de longo percurso e/ou em dias mais frios.

3. Meia de compressão para úlceras venosas

Há pessoas que sofrem também de úlceras venosas: feridas que surgem na região da perna, em especial no tornozelo, tendo como causa veias anormais ou danificadas.

Justamente por isso, existem as meias de compressão para úlceras venosas, que tem com o propósito tratar os principais sintomas desse problema, tais como coceiras, dores e inchaços.

Quais os níveis das meias de compressão?

Toda meia de compressão tem um nível específico de compressão medido em milímetros de mercúrio (mmHg). Ou seja, a depender das meias de compressão e de seu propósito de uso, existem modelos com níveis específicos de mmHg. Confira abaixo os principais deles:

Meia de compressão nível suave

As meias de compressão suave, como diz o próprio nome, são aquelas que comprimem de forma leve a região das pernas. Com níveis de compressão de até 23mmHg, são ideais para dores, inchaços e até mesmo problemas circulatórios na região das pernas.

Meias de compressão nível médio

Na sequência, temos também as meias de compressão de nível médio, com medidas de 20 a 30 mmHg de compressão. Esses modelos são ideais para edemas nas pernas e até mesmo tromboses.

Além disso, por contar com um nível de pressão mais elevado, o uso desse modelo de meia deve ser recomendado ou acompanhado por um profissional de saúde especializado.

Meia de compressão nível forte

Existem ainda as meias de compressão de nível forte, com 30 a 40 mmHg de compressão. Trata-se de um modelo voltado ao tratamento de doenças venosas, tais como inflamações de veias, varizes (especialmente em mulheres durante a gestação) e em períodos de recuperação de cirurgia.

Leia também: Meia de compressão para gestante: benefícios e como escolher

Para que serve meia de compressão?

As meias de compressão são peças que auxiliam a manter a circulação sanguínea adequada, visando aprimorar e otimizar o retorno sanguíneo dos pés ao coração, além de serem ideais para manter as pernas bonitas e saudáveis.

Elas também elevam a ação da musculatura da perna por meio da redução de seu diâmetro, que induz as veias a se comprimirem e impulsionarem o sangue a retornar ao coração. De forma geral, a performance do coração venoso periférico é elevada com uso assíduo e frequente das meias de compressão.

Além disso, elas também são auxiliares perfeitas para evitar a trombose, atuando como uma eficaz ferramenta de prevenção. Ressaltamos também que elas não evitam o surgimento de varizes, mas são ideais para retardá-los, evitando coágulos sanguíneos enquanto outro tratamento é aplicado para esse problema em específico.

Leia também: Para que serve meia de compressão? Para quem é indicado?

Como escolher o tipo de meia de compressão?

Depende! A escolha do melhor tipo de meia de compressão é variável de acordo com suas necessidades e com seu propósito com a peça. Isso porque, existem usos voltados à prevenção e outros usos voltados a tratamentos para problemas e condições de saúde específicas.

Nos casos de problemas de saúde, o ideal é que você consulte um profissional de saúde especializado. Somente ele poderá indicar modelo mais assertivo para seu caso em específico. Por outro lado, se for um caso de compressão leve nas pernas, você pode escolher um modelo de meia de compressão com fins preventivos.

Além disso, é muito importante que adquirir a sua meia de compressão em tamanho adequado, para que o tratamento em suas pernas tenha uma maior eficácia e não incomode durante o uso. Atente-se às suas medidas e às medidas das meias que você pretende adquirir.

O que você achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado e que tenhamos te ajudado a entender melhor sobre os principais tipos de meias de compressão. A propósito, que tal conferir também nosso post sobre como usar meia de compressão e saber colocá-las sem que fiquem incomodando e deem realmente resultado?

Nos vemos na próxima!