Cuidados para pós-perfuração de piercing

Os cuidados com o piercing devem começar antes mesmo do procedimento, para evitar qualquer risco de infecção. Dito isso, é comum que após a perfuração de piercing, o local fique dolorido, inchado ou então avermelhado. Por isso, no post de hoje, a Servimedic Technology te mostra como fazer os cuidados adequados com seu piercing, dá dicas do que evitar e indica produtos que podem te ajudar durante esse processo. Continue a leitura e saiba mais.

Qual é o tempo de cicatrização de um piercing?

De modo geral, um piercing pode levar o tempo de 2 a 9 meses para cicatrizar totalmente. Tudo isso depende do profissional que fez o procedimento e do organismo da pessoa que colocou a joia. Por isso, você deve se atentar logo no momento de procurar um especialista.

Veja: saiba como fazer correção de cicatriz sem cirurgia

Se o furo for feito de maneira errada, você terá muito mais tempo para ver a cicatrização. Independentemente disso, veja as dicas de cuidados para garantir que o seu piercing e a saúde da sua pele fiquem em perfeito estado.

3 dicas de cuidados para cicatrização do piercing

Não pense que os cuidados com o piercing são dos mais complexos e que será preciso ficar de repouso. De forma resumida, é preciso mantê-lo limpo. Isso será imprescindível para que ele não gere uma infecção.

Cuidados para pós perfuração de piercing dicas

Confira a seguir com mais detalhes:

1. Evite ficar tocando no piercing

Sabemos o quão difícil pode ser para uma pessoa resistir tocar no piercing. Esse é um costume que deve deixar de existir no pós-perfuração, já que mexer antes da cicatrização pode irritar e até mesmo rasgar a pele, aumentando o tempo de cicatrização.

2. Mantenha-se saudável

Você já chegou a passar pela situação de ter uma ferida aberta e o tempo de cura foi rápido? Isso pode ser sinal de que o seu corpo está saudável. O mesmo vale para a cicatrização do seu novo piercing. Por isso, é necessário que você esteja saudável para que seu corpo dedique mais energia para o processo de cura do local.

Caso não esteja se alimentando direito, não dormindo o suficiente para repor as energias e a sua imunidade estiver baixa, é normal que o tempo de cicatrização demore.

3. Faça a limpeza na área do piercing

É de suma importância que o piercing esteja sempre limpo. Antes de tocá-lo, lave as mãos para evitar que bactérias possam infectar o local. Depois, faça a limpeza na região do piercing com água e sabonete.

Cuidados para pós perfuração de piercing infecção

O que pode causar irritação ou infecção em um piercing?

Agora que já vimos que a cura rápida é extremamente importante na pós-perfuração de um piercing, existem alguns detalhes que, se evitados, podem acelerar o processo de cicatrização. Confira:

Remover a pele cicatrizada

Independente da ferida, é muito comum que as pessoas removam a pele cicatrizada, que se forma ao redor da área perfurada. No caso do piercing, se tiradas de forma bruta, pode ocasionar em ferimento.

Entrar em piscinas

Locais como piscinas ou banheiras possuem milhares de bactérias, dessa forma, se a pessoa entrar em contato com água infectada, pode prejudicar o processo de cicatrização.

Fazer exposição ao sol

Principalmente para piercings na região do rosto, estar muito exposto ao sol pode fazer com que a pele fique irritada e até mesmo com queimaduras, ocasionando uma possível inflamação.

Tocar na joia

Evite ao máximo ficar tocando na joia, independentemente da região em que ele se encontra no corpo.

Prender o piercing de forma acidental

Isso vale principalmente para quem tem piercing no umbigo. É claro que ninguém vai prender a joia em algum lugar de propósito, mas é preciso ter atenção para não prender na camisa ou toalha após o banho, por exemplo.

Como tratar queloide no piercing?

É comum que muitas pessoas, após a perfuração, lidem com o queloide no piercing — que se trata de um excesso de colágeno produzido pelo nosso próprio organismo no momento de cicatrizar uma ferida. Com muitos avanços tecnológicos na área da saúde, é possível fazer o uso de produtos que tratam o problema.

Stratamed

O Stratamed é um ótimo dispositivo médico para esse caso. O produto forma uma película flexível para o tratamento de feridas abertas, que é permeável a gases, acelerando o processo de cicatrização e a qualidade do seu pós procedimento. Confira mais informações em nosso site!

Leia também: queloide tem tratamento?

Então, lembre-se sempre de procurar por um bom profissional para fazer a operação do piercing e seja em um local adequado, livre de risco de infecções. Por mais que a cicatrização total possa levar de 2 a 9 meses, é ideal evitar os toques na joia. Caso você encontre complicações durante o processo pós-perfuração, procure um médico.

Envie sua mensagem no campo abaixo e cadastre seu e-mail para receber nossa newsletter. Fique por dentro de todas as novidades e não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para receber conteúdos diariamente.

Esperamos que o post tenha ajudado e até a próxima!