Ferida aberta: veja o tratamento que pode ser feito em casa

O tratamento de feridas abertas em casa é possível, mas você sabe como fazê-lo? Há diversas receitas caseiras por aí que prometem funcionar como remédios para cicatrizar feridas profundas, o que é muito perigoso, uma vez que o uso de produtos inadequados pode piorar o quadro, causando contaminações e impedindo a cicatrização.

Para não correr esse risco, preparamos este conteúdo com o melhor tratamento para feridas abertas que você pode fazer em casa. Ah, e não podemos esquecer: com um produto testado e com eficácia clinicamente comprovada. Não deixe de conferir!

Quais os tipos de feridas abertas?

Existem diferentes tipos de classificações de feridas abertas, sendo elas:

1. De acordo com a forma de lesão

Varia de acordo com a maneira na qual a ferida aconteceu, podendo ser cortante, perfurante, contusa, queimada, lacerada ou escoriada;

2. Conforme o estágio de comprometimento tecidual

Neste tipo de classificação de feridas abertas é considerado o dano causado à pele, variando em estágios, sendo o primeiro o comprometimento da epiderme, o segundo da derme, o terceiro do tecido subcutâneo e o quarto do músculo e do tecido adjacente;

3. Consoante ao grau de contaminação

O grau de contaminação diz respeito às feridas nas quais a assepsia não foi realizada de forma adequada ou passou por uma contaminação cruzada de um meio interno ou externo.

Agora que você já conhece os principais tipos de feridas abertas, confira as principais formas de tratá-las em casa:

Como fechar feridas abertas profundas?

Para fechar feridas abertas profundas é ideal manter a higienização correta do ferimento e passar produtos adequados para esse tipo de ferida. Cuidados como esses irão garantir a boa cicatrização da ferida, saiba mais:

Em feridas abertas simples, como cortes e escoriações, lavar a lesão com água e sabonete de pH neutro basta, já em feridas mais graves, como as cirúrgicas, não deixe de recorrer ao soro fisiológico e/ou Solução com PHMB (Poli-hexanida). Depois, é necessário utilizar um curativo apropriado, como o Stratamed, produto ideal para o tratamento de feridas abertas.

 

 

Qual o melhor curativo para feridas abertas?

Atualmente, um dos melhores curativos para feridas abertas é o Statamed, um gel de silicone classificado como curativo primário, ou seja, que pode ser usado imediatamente após a sutura ou ao surgimento da lesão. Esse dispositivo médico forma uma película protetora que controla a exsudação, mantém a umidade natural da pele e auxilia na cicatrização desde a primeira fase do processo de cicatrização.

Saiba mais sobre esse dispositivo:

Em quais feridas usar o Stratamed?

O Stratamed pode ser usado em todos os tipos de feridas abertas, crônicas e venosas, em queimaduras de 1º e 2º grau, após tratamentos com laser abrasivo e depois de suturas cirúrgicas. Além da qualidade e eficácia comprovadas clinicamente, esse curativo primário é altamente versátil, garantindo a melhor cicatrização possível a variadas cicatrizes abertas.

Justamente por esses motivos, esse dispositivo pode ser considerado ideal para cicatrizar feridas profundas, pois cumpre essa função com excelente êxito. Aproveite para saber sobre como prevenir seromas em cicatrizes e entenda os cuidados necessários!

Como usar o Stratamed?

Usar o Stratamed é muito simples, garantimos que nunca viu um dispositivo médico para manter o equilíbrio da umidade, protegendo-a de agentes químicos, físicos e microbiológicos, acelerando o processo de cicatrização. Veja o passo a passo:

 

 

  1. Limpe a pele de forma adequada, de preferência com soro fisiológico;

  2. Seque com cuidado e retire o excesso de secreção, caso exista;

  3. Aplique uma camada fina de Stratamed no dedo indicador;

  4. Passe-o de forma delicada sobre a ferida e deixe secar;

  5. Se necessário, utilizar uma cobertura secundária (gaze/micropore).

É importante ressaltar que esse dispositivo médico surte um efeito muito melhor quando mantido em contato com a ferida aberta e/ou pele comprometida, 24 horas por dia. Por isso, aplique-o 1 vez por dia ou, quando necessário, aplique mais vezes dependendo dos sintomas, a fim de garantir o melhor resultado possível. Além disso, lembre-se de que não há necessidade de aplicar muito produto, uma fina camada é o suficiente para a pele absorver os benefícios.

Aproveite para ler também: Saiba como fazer correção de cicatriz sem cirurgia!

Quanto tempo dura o tratamento com Stratamed?

A duração recomendada de tratamento para feridas abertas com o Stratamed depende do tipo da ferida, como exemplo temos as feridas cirúrgicas de 12 a 14 dias, as demais feridas dependerá do tipo e estágio. Em feridas maiores, não há problema em ultrapassar esse tempo, uma vez que, quanto mais lesionada a pele, mais tempo ela levará para se regenerar. É imprescindível, ainda, que esse dispositivo médico seja utilizado de maneira contínua, isto é, todos os dias sem exceção.

Como o Stratamed age na recuperação da pele?

Ao criar uma película protetora, o Stratamed impede que bactérias adentrem a ferida, bem como dificulta o acúmulo de líquidos, e permite a evaporação de gases e da própria ferida, evitando exsudação e a maceração do ferimento. Esse gel de silicone de grau médico, por simular uma epiderme provisória, acelera o processo de cicatrização pela migração mais rápida dos queratinócitos e gerenciando a síntese de colágeno previne.

Este artigo respondeu às suas dúvidas? Esperamos que sim, afinal, desejamos a melhor recuperação possível para você! Aproveite para ler também sobre os melhores tratamentos para estrias e se surpreenda com a qualidade das opções!