Mastopexia pelo SUS: Como conseguir? Entenda o processo!

A estética do corpo é uma questão que está muito associada à autoestima das mulheres, não é mesmo? Isso faz com que a procura por procedimentos estéticos seja muito frequente por parte delas com a intenção de deixar o corpo de acordo com seus objetivos. Um perfeito exemplo disso é a mastopexia, intevenção que serve parar reverter a flacidez e o caimento dos seios.

É bem comum que cirurgias como essa tenham um custo naturalmente mais alto — e isso se deve a vários fatores de acordo com cada profissional que realiza o procedimento. No entanto, o principal deles é a qualidade aplicada ao procedimento que deve ser alinhada com o propósito estético inicial da paciente, especialmente porque se trata de um procedimento permanente.

Dessa forma, muitas mulheres têm dúvidas se podem conseguir a mastopexia pelo SUS de forma gratuita. Pensando nisso, neste conteúdo separamos todas as informações que você precisa saber sobre esse procedimento ligado ao Sistema Único de Saúde. Continue sua leitura e entenda tudo!

É possível fazer mastopexia pelo SUS?

Sim. A mastopexia é um procedimento cirúrgico que pode ser realizado por meio do SUS, desde que tenha como propósito ser uma cirurgia reparadora, e não um procedimento exclusivamente estético. Entenda a diferença entre os dois conceitos:

seio parcialmente desfocado com cicatriz de mastopexia

Tratamento e Prevenção Comprovada: Stratamark diga adeus as estrias

Cirurgia estética

A cirurgia estética realiza alterações físicas no corpo da paciente, deixando-o de acordo com seus objetivos, para eliminar incômodos e insatisfações pessoais em relação à aparência.

Mamoplastia de aumento (silicone), mamoplastia redutora e a própria mastopexia que estamos tratando aqui são exemplos perfeitos de cirurgias estéticas. Infelizmente, casos assim não são cobertos pelo SUS, com exceção de alguns casos específicos aos quais iremos mencionar abaixo.

Cirurgia reparadora

Por outro lado, a cirurgia reparadora da mama é aquela que almeja tratar patologias ou distúrbios funcionais. Um perfeito exemplo disso, é a gigantomastia: seios excessivamente grandes que chegam a provocar problemas como alterações na coluna da paciente. Nesses casos, há cobertura total pelo SUS.

Assim, a mastopexia só é coberta pelo SUS quando deve ser realizada sem fins estéticos, mas em casos de necessidade comprovada por um médico especialista, o qual irá fornecer um laudo de que as mamas em sua condição atual afetam diretamente a saúde e a qualidade de vida das pacientes.

Leia também: Curiosidades: Por que os seios caem?

Quem tem direito a fazer a cirurgia gratuitamente?

Para ter direito a fazer a mastopexia gratuitamente, é preciso se enquadrar em casos específicos, como acidentes, gigantomastia, má-formação, queimaduras, traumas, tumores e casos afins, ou seja, que seja um procedimento cirúrgico reparador.

Nesse caso, o profissional de saúde irá avaliar o caso em particular e encaminhar a paciente para o agendamento do procedimento cirúrgico. No entanto, é válido lembrar que, para que isso ocorra, é necessário que a paciente tenha um cartão SUS atualizado.

Leia também: Reconstrução mamária pelo SUS

Como conseguir a mastopexia pelo SUS

Dados os requisitos acima, podemos seguir o passo a passo de como conseguir a mastopexia pelo SUS. Leia com bastante atenção os critérios abaixo:

Passo 1: Procure um clínico geral pelo SUS

O primeiro passo para realizar a mastopexia como um procedimento cirúrgico reparador é procurar um posto de atendimento do SUS, onde você será consultado por um clínico geral. É ele que irá realizar a triagem para avaliar se seu caso realmente se trata de um procedimento reparador.

Aqui você deve relatar todos os sintomas que sente e indicar os prejuízos evidentes que o tamanho dos seios tem causado à sua saúde e bem-estar. Caso o médico conste que seu caso necessita de uma cirurgia reparadora, de fato, você será encaminhada a um cirurgião especializado.

Passo 2: Converse com o cirurgião

Aqui novamente você terá que explicar ao cirurgião os sintomas e indicar as regiões visíveis em que o caso te prejudica, oferecendo detalhes com os motivos pelos quais você procura pelo procedimento cirúrgico.

Passo 3: Faça exames para acompanhar o estado de seu corpo

É bem provável que aqui o médico peça alguns exames para acompanhar o estado atual de seu organismo, tanto com exames tradicionais quanto com investigações específicas para a cirurgia e, assim, avaliar se você está apta a passar pela mastopexia.

Passo 4: Procure a guia de encaminhamento para mastopexia pelo SUS

Assim que obtiver o resultado do exame e caso eles sejam positivos, você receberá uma guia de encaminhamento para a cirurgia. Com ela, você estará mais próxima de realizar, de forma totalmente gratuita, a mastopexia pelo SUS.

Passo 5: Entre na lista de espera

Aqui, talvez, seja a parte mais demorada de todos os passos, uma vez que é preciso encontrar uma vaga para seu caso. É necessário estar ciente de que há relatos de pacientes que esperam anos pelo procedimento, por isso, é indispensável ter bastante paciência.

Passo 6: Faça novos exames quando chegar a hora da cirurgia

Após o período de espera, é necessário refazer os exames feitos anteriormente, especialmente se a espera foi muito longa.

Os exames acima foram para conferir sua aptidão para passar pelo procedimento cirúrgico, no entanto, agora é preciso fazê-los novamente para garantir que seu corpo ainda se encontra em estado de passar pela cirurgia.

Passo 7: Finalmente, faça sua mastopexia pelo SUS

Finalmente, chegamos ao último passo para a realização de sua mastopexia pelo SUS. Logo, você deve comparecer ao local, data e horário pré-estabelecidos pelo SUS para passar pelo procedimento.

mulher sorrindo para medico apos fazer cirurgia

É muito importante que você tenha essa data anotada para evitar qualquer possibilidade de esquecimento, além de chegar antecipadamente ao local para evitar conflitos, combinado? Afinal, um procedimento tão trabalhoso e demorado não pode ser desperdiçado assim.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que tenhamos a ajudado a entender um pouco melhor sobre como funciona a mastopexia pelo SUS e como consegui-la caso sua condição seja de um procedimento reparador e não estético.

Que tal complementar sua leitura com nosso post sobre mamoplastia redutora pelo SUS e entender como funciona também esse procedimento? Agradecemos por ter lido até e te esperamos em nossos próximos posts sobre estética e procedimentos cirúrgicos aqui no blog da Servimedic Technology.

Dica de Leitura: Dicas e cuidados para seu bem estar

Até mais!