Tipos de lipoaspiração e os respectivos cuidados

Não é de hoje que muitos homens e mulheres buscam o corpo ideal, também não é de hoje que recorrem muitas vezes à lipoaspiração, cirurgia plástica mais realizada no Brasil, segundo estatística da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica.

Para quem não sabe exatamente do que se trata, essa cirurgia plástica retira o excesso de gordura localizada em uma área específica do corpo, podendo ser coxas, costas, braços, barriga e outros, além de ajudar a melhorar o contorno do corpo.

Mas você sabia que existem diferentes tipos de lipoaspiração e que cada uma delas necessita de cuidados específicos no pós-operatório e para uma boa recuperação e bons resultados? Confira aqui os diferentes tipos de cirurgia, quais cuidados da recuperação e entenda qual a mais indicada para você.

Lipoescultura

Na lipoescultura, é feita uma lipoaspiração, retirando os excessos de gordura de áreas do corpo e reposicionando em outro lugar, de forma estratégica, para melhorar o contorno do corpo, deixando mais bonito e harmonioso.

A gordura retirada pode ser utilizada para preenchimento de glúteos, coxas, panturrilhas, sulcos do rosto, etc.É utilizada tanto para perda de peso, quanto por questão apenas estética, deixando o corpo mais proporcional. E é  comum que a cirurgia de lipoescultura tenha duração aproximada de 3 a 4h. 

Como é feita a lipoescultura

Primeiro é realizada a demarcação pré-cirúrgica do local pelo cirurgião, com o paciente ainda acordado. Logo após a demarcação, o paciente recebe a anestesia, que pode ser ráqui, peridural ou geral, depende de qual área será removida a gordura. O paciente também recebe uma mistura de soro com adrenalina, que ajuda a reduzir os sangramentos. 

São feitos pequenos orifícios no local demarcado, onde uma cânula é inserida e ligada num aparelho de vácuo para fazer a sucção da gordura.

A gordura removida do paciente é tratada, passando por processo de lavagem, decantação e concentração, para remover resíduos da medicação, o sangue e as células adiposas que possam ter rompido na etapa de sucção. 

Depois de tratada, é hora de fazer o enxerto no paciente. A gordura é injetada nas áreas de tratamento, com ajuda de seringas e agulhas finas.

Tipos de lipoaspiração

Cuidados na lipoescultura

Antes da cirurgia, alguns exames são realizados, como exame de sangue, exames cardiológicos e radiografia do tórax. O cirurgião também pode solicitar o doppler, exame que visualiza os vasos sanguíneos das pernas, para saber se existem trombos na corrente sanguínea, além de um ultrassom da região que será operada.

Ainda nos cuidados pré-operatórios, é importante que o paciente esteja de jejum por, no mínimo, oito horas. 

No pós-cirúrgico, dores e desconfortos são tratadas com uso de analgésicos simples. É preciso que o paciente fique em repouso total por uma semanas. Exercícios físicos devem ser evitados por, no mínimo, 30 dias, consultando o médico antes de voltar à rotina de treinos. 

Manchas arroxeadas e inchaços tendem a regredir entre 15 a 21 dias e a drenagem linfática é indicada para uma recuperação mais rápida. Dependendo das áreas operadas, é preciso utilizar cinta cirúrgica e placa contensora, que ajudam a acelerar a cicatrização e melhor recuperação dos tecidos.

Vibrolipoaspiração

A vibrolipoaspiração, ou apenas vibrolipo, se assemelha muito à técnica de lipoaspiração tradicional, realizada para retirada de excessos de gordura e deixar o contorno do corpo mais definido. Pode ser aplicada em diversas áreas do corpo, mas na barriga é o lugar mais comum.

Como é feita 

O diferencial da vibrolipo é que as cânulas de sucção de gordura, são conectadas em um aparelho de vibração, que ajudam a quebrar as células de gordura. Esse movimento de vibração torna a aspiração mais eficiente, menos traumática para o paciente, já que as incisões são menores também.

Como a sucção da gordura é feita de forma mais eficiente e sutil, a vibrolipoaspiração tem as seguintes vantagens:

  • Menor quantidade de sangue no procedimento;
  • Reduz manchas roxas e inchaços porque os movimentos são mais delicados;
  • Segurança e conforto - a tecnologia do aparelho evita que perfurações e lesões sejam feitas quando em contato com tecidos diferentes;
  • Mais rapidez;
  • Melhores resultados em lipoaspiração secundária, ou seja, atua com maior eficiência em áreas do corpo com fibrose.

Cuidados na vibrolipoaspiração

Assim como na lipoescultura, e qualquer tipo de cirurgia, é preciso tomar alguns cuidados no pós-operatório.

Na vibrolipo, a recuperação também é mais rápida, aconselhado o repouso total de 3 a 5 dias, sendo liberado exercícios leves após esse prazo. Para atividades físicas de maior esforço, é necessário esperar os 30 dias e depois consultar o médico para a liberação. 

Dietas, exercícios físicos e hábitos saudáveis são essenciais para um melhor resultado estético e manutenção desses resultados.

Lipoaspiração a laser

A lipoaspiração a laser também é uma cirurgia para reduzir medidas e melhorar o contorno do corpo, da mesma forma que o procedimento tradicional. A diferença é que a cirurgia conta com a ajuda de um equipamento a laser, que vai ajudar a derreter a gordura localizada, facilitando a sucção ou a eliminação natural

Como é feita

O aparelho laser é aplicado sobre a área escolhida para o procedimento, derretendo as células de gordura. Em seguida, a gordura é sugada com a ajuda de cânulas injetadas no paciente.

Quando existe pouca gordura localizada, o médico pode recomendar que ela seja eliminada de forma natural pelo corpo, sem a necessidade do procedimento de sucção que é invasivo. Nesses casos, é importante recorrer à ajuda da massagem linfática e práticas de exercícios físicos.

Cuidados na lipoaspiração a laser

O tratamento só pode ser feito quando há nível leve ou moderado de gordura, nunca em pacientes com obesidade.

No pós-cirúrgico, é importante repouso total pelas primeiras 24h, iniciando pequenas caminhadas após esse período. Evitar esforços durante 3 dias e beber cerca de 2 litros de água para eliminar as toxinas e ajudar na cicatrização. 

Em caso de dores e incômodos, são utilizados medicamentos previamente receitados pelo cirurgião para controle da dor. Dependendo da área do procedimento, o uso de cinta cirúrgica é essencial, principalmente na primeira semana.

Lipoaspiração ultrassônica

Esse procedimento é uma técnica avançada, que utiliza a tecnologia Vaser, com ondas sonoras em alta frequência que quebram as células de gordura. Uma tecnologia inovadora e ainda pouco difundida no Brasil.

Como é feita

O equipamento Vaser utiliza ondas sonoras em alta frequência, inaudíveis para os ouvidos humanos, gerando um efeito de ressonância (vibração) nos tecidos de gordura. 

Por ser um onde a gordura superficial é removida, os riscos de perda de sangue, danos aos vasos sanguíneos e nervos, inchaços e dores, são menores. Os resultados também são mais delicados e harmoniosos.

Cuidados na lipoaspiração ultrassônica

É recomendado que o paciente fique de repouso de 3 a 7 dias, evitando nesse tempo fazer esforço físico. As atividades físicas, no entanto, só podem ser retomadas após 30 dias.

Minilipo

A minilipo é uma lipoaspiração, só que em tamanho menor. O médico cirurgião utiliza anestesia local, sendo um procedimento mais simples para eliminar gordura localizada.

Como é feita

O procedimento é o mesmo: incisões na pele, de tamanho menor que 1 centímetro. São inseridas cânulas que sugam o excesso de gordura localizada. A única diferença é que o tamanho da área realizada é menor que o tradicional.

Cuidados na minilipo

A minilipo pode ser realizada em consultórios e não apenas em hospitais, desde que seja de confiança e com médico especializado.

Os cuidados pós-cirúrgico são os mesmos também: repouso total durante as primeiras 24h, evitar esforço físico durante 7 dias, atividades físicas depois de 30 dias. No entanto, a cicatrização pode ser mais rápida, pois são menos incisões.

Saiba também como usar as placas de contenção pós-lipo e os tratamentos que são referências em cicatrização pós-cirúrgica.

Não deixe de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro das novidades do blog!