Mamoplastia de Aumento: Período de Recuperação

Se você vai passar por uma cirurgia de aumento das mamas e quer saber quais são os cuidados na recuperação da mamoplastia e está procurando informações e dicas sobre é a recuperação da mamoplastia. Então, você está no lugar certo! 

A seguir, você vai conferir tudo sobre o assunto!

Quanto tempo dura a recuperação de uma mamoplastia de aumento?

Aumentar o tamanho dos seios com uma mamoplastia de aumento é um procedimento importante que requer muita preparação pré-cirúrgica e recuperação pós-operatória. Como qualquer cirurgia, cuidar do seu corpo e ouvir os conselhos do seu médico é o mais importante para obter um resultado bem-sucedido.

Se você já se perguntou quanto tempo leva para se recuperar de um aumento de mama, continue lendo para ter uma ideia do que esperar durante os cuidados pós-operatórios de aumento de mama.

O segredo para uma recuperação tranquila

Há algumas coisas que você deve esperar nos dias e semanas após o aumento do peito.

Primeiro, haverá dor e inchaço consideráveis. Isso é normal e desaparecerá naturalmente com o tempo. Para ajudar a aliviar essa dor e acelerar a cicatrização, é altamente recomendável investir em um ou dois sutiã pós cirúrgico de recuperação.

Essas roupas são projetadas especificamente para maximizar o conforto pós-operatório, além de proporcionar estabilidade ao implante, maior circulação e compressão suave para garantir a drenagem linfática adequada. Eles estão disponíveis em uma variedade de estilos e tecidos, o que significa que você pode escolher aquele que melhor se adapta às suas necessidades e ao seu corpo.

Lembre-se de que você precisará usar sutiã o tempo todo após a cirurgia, por isso é importante procurar recursos como tecidos respiráveis, designs sem costura, alças ajustáveis ​​e um ajuste sem estresse. Alguns estilos ainda vêm com tiras para ajudá-lo a acomodar confortavelmente qualquer inchaço que ocorra após a cirurgia.

Outra dica é preparar a casa e o guarda-roupa antes da cirurgia. A primeira semana após a cirurgia é a mais difícil, por isso é aconselhável terminar todas as tarefas domésticas, comprar roupas e preparar as refeições com antecedência para que você possa descansar o suficiente. Alguns médicos também recomendam preencher sua receita de alívio da dor no dia anterior à cirurgia para que você possa obter sua medicação imediatamente quando precisar.

Veja: Sutiãs pós-cirúrgicos: benefícios e cuidados na hora de usar

Recuperação da mamoplastia: veja os principais cuidados

O período de recuperação da mamoplastia, também conhecida como cirurgia de aumento ou redução de mama, pode variar de acordo com o tipo de procedimento realizado e as características de cada paciente. No entanto, veja algumas informações básicas sobre o pós-operatório do procedimento:

  1. Primeiros dias pós-operatórios: nos primeiros dias após a cirurgia, é comum sentir desconforto, inchaço e dor na região das mamas. O médico prescreverá analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar esses sintomas. É importante seguir todas as instruções médicas, como repouso adequado, evitar esforços físicos e usar a roupa de compressão recomendada.
  2. Inchaço e hematomas: é normal ter inchaço e hematomas na região das mamas e ao redor delas após a cirurgia. Geralmente, esses sintomas diminuem gradualmente ao longo das semanas seguintes.
  3. Cicatrização: as incisões feitas durante a mamoplastia levarão algum tempo para cicatrizar completamente. O médico pode recomendar o uso de pomadas ou cremes para ajudar. É necessário evitar exposição solar direta nas cicatrizes durante os primeiros meses para evitar complicações.
  4. Atividades físicas: o médico fornecerá instruções sobre quando você poderá retomar as atividades físicas regulares. Normalmente, é necessário aguardar algumas semanas antes de retornar a exercícios intensos ou atividades que exijam movimentos bruscos dos braços ou peitorais.
  5. Retorno ao trabalho: o tempo de retorno ao trabalho dependerá do tipo de atividade que você realiza. Para trabalhos remotos, é possível retornar em cerca de uma semana em alguns casos No entanto, trabalhos que envolvam movimentos mais intensos ou levantamento de peso, pode ser necessário esperar algumas semanas.
  6. Resultados finais: o inchaço e a cicatrização completa podem levar meses. Os resultados finais da mamoplastia serão visíveis depois desse período.

Veja: Terapia compressiva para melhorar a recuperação

Cuidados essenciais para garantir uma boa cicatrização 

Para garantir uma boa cicatrização após uma mamoplastia, é importante seguir os cuidados recomendados pelo cirurgião plástico. Confira algumas medidas que podem ajudar:

  1. Siga as instruções do médico: é fundamental seguir todas as recomendações fornecidas pelo seu cirurgião. Isso inclui o uso de medicamentos prescritos, como analgésicos e antibióticos, além de cumprir as orientações sobre repouso, higiene e curativos.
  2. Mantenha as incisões limpas e secas: mantenha as incisões limpas e secas, conforme orientado pelo médico. Evite molhar as incisões durante o banho e siga as instruções para a troca de curativos. Em alguns casos, o cirurgião pode sugerir a aplicação de pomadas ou cremes para ajudar na cicatrização.
  3. Use roupas adequadas: use a roupa de compressão ou sutiã pós-cirúrgico indicado pelo médico. Isso ajudará a reduzir o inchaço, fornecer suporte adequado às mamas e ajudar na cicatrização.
  4. Evite esforço físico: evite atividades que possam exercer pressão excessiva nas mamas ou causar movimentos bruscos dos braços e peitorais. Isso pode incluir levantamento de peso, exercícios intensos, movimentos repetitivos ou qualquer atividade que exija grande esforço físico.
  5. Evite exposição solar direta: proteja as incisões da exposição solar direta durante os primeiros meses após a cirurgia. A exposição solar pode resultar em cicatrizes hiperpigmentadas ou mais visíveis. Se for necessário sair ao sol, use protetor solar físico (com FPS alto) e cubra as cicatrizes com roupas ou curativos.
  6. Tenha uma alimentação saudável: uma alimentação saudável e equilibrada é importante para a cicatrização adequada. Certifique-se de consumir nutrientes essenciais, como vitaminas, proteínas e minerais, que ajudam na recuperação do tecido.
  7. Evite fumar e consumir álcool: fumar e consumir álcool podem afetar negativamente a cicatrização, reduzindo o fluxo sanguíneo para os tecidos e prejudicando a recuperação. É recomendado evitar esses hábitos durante o período de cicatrização.
  8. Faça acompanhamento médico regular: não deixe de comparecer às consultas de acompanhamento com o seu cirurgião. Essas avaliações são essenciais para monitorar o progresso da cicatrização e garantir que tudo esteja ocorrendo conforme o esperado.

Veja: Saiba como orientar o paciente no uso correto de cicatrizantes

Desfrutando de sua nova figura

Planejar com o conhecimento adequado sobre o que esperar durante sua recuperação, você pode entrar no procedimento com a confiança de que será capaz de gerenciar seu novo perfil aprimorado e a recuperação. Dito isto, fazer tantas perguntas ou expressar qualquer preocupação com seu cirurgião plástico certificado só pode ajudá-lo a ter uma melhor experiência geral e alcançar um melhor resultado.

É importante lembrar que os cuidados pós-operatórios podem variar de acordo com a técnica cirúrgica utilizada e as características individuais do paciente. Portanto, siga sempre as orientações do seu médico para ter os melhores resultados.

Se possível, peça a um amigo ou parceiro para ajudá-lo após a cirurgia, especialmente se você tiver filhos. Você não poderá pegar uma criança pequena por várias semanas enquanto se recupera, então planeje o máximo de cuidados possível nas semanas seguintes à cirurgia.

Por fim, descanse bastante e tenha alimentos saudáveis ​​e bebidas hidratantes em sua cozinha para ajudar a acelerar sua recuperação. Lembre-se de que você ficará dolorido e cansado, portanto, ter alguns alimentos leves e simples à mão ajudará a abrir o apetite.

Gostou desse conteúdo? No blog da Servimedic Technology você encontra muitos outros artigos com temas relacionados. Não deixe de acompanhar!

Leia também: Saúde e Beleza! Dicas e cuidados para seu bem estar