Brasileiros Estão Entre os Que Mais Fazem Cirurgias Plásticas

Pela primeira vez, nosso país ultrapassa os Estados Unidos no mercado estético. Ano passado, os registros foram de mais de 11 milhões no mundo, sendo que 13% delas foram apenas de cirurgia plástica no Brasil.

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica destacou que um dos principais fatores para essa crescente foi a alta no poder aquisitivo de parte da população brasileira e também pelo grande número de cirurgiões plásticos capacitados em nosso país, que proporcionou a redução no valor dos procedimentos.

Algumas revistas especializadas estão nomeando o Brasil como o país das cirurgias plásticas. Vamos entender mais sobre isso?

cirurgias plásticas

Cirurgias plásticas no Brasil

Quando falamos em cirurgia plástica no Brasil, estamos nos referindo a dados altos.

Afinal, somente em 2018, nosso país registrou mais de 1 milhão de cirurgias plásticas, além de 969 mil procedimentos estéticos não cirúrgicos, segundo a ISAPS – Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética.

Esses dados nos tornam o país campeão entre os que mais fazem procedimentos estéticos no mundo, sejam eles corporais ou faciais.

Por que o Brasil é líder em cirurgia plástica?

Alguns fatores fazem a cirurgia plástica no Brasil ser tão popular, sendo o primeiro deles referente a qualificação dos nossos médicos cirurgiões.

Hoje, nosso país tem os melhores profissionais dessa área no mundo, o que leva mais confiança aos pacientes que buscam por essas intervenções.

Outro fator que contribui para os números tão altos de cirurgia plástica no Brasil são as redes sociais.

Atualmente, nós somos o 3º país que mais usa redes sociais no mundo, segundo estudo divulgado pela plataforma de descontos CupomValido.com.br.

E durante boa parte do tempo que usam as redes sociais, as pessoas consomem diversos conteúdos referentes à beleza, inclusive promovendo suas imagens e se comparando com a imagem de outros indivíduos.

E entre selfies e mais selfies, com diversos filtros que melhoram a aparência, há uma busca por exigir na vida real aquele corpo ou rosto que os filtros promovem na vida digital, levando assim à procura por plásticas que garantam esse resultado.

Não é à toa que em 2019, uma pesquisa revelou que  55% dos cirurgiões afirmaram que já atenderam pacientes que pediram por procedimentos cirúrgicos que melhorem a aparência em selfies.

Cirurgias plásticas mais feitas pelo brasileiros 

De acordo com pesquisa, a lipoaspiração segue no topo do ranking de cirurgia plástica no Brasil com mais adeptos. 

Com ela, é possível modelar cintura, costas, braços, coxas, pescoço, tornozelos e muito mais, tudo removendo o excesso de gordura nestes locais.

O implante de silicone fica em segundo lugar na categoria de cirurgia plástica no Brasil mais realizada, cumprindo a função de aumentar os seios.

Na sequência, vem a abdominoplastia, para eliminar a gordura em excesso do abdômen, além de diminuir medidas da cintura.

Em quarto lugar, há a blefaroplastia, uma cirurgia feita para corrigir as pálpebras caídas, por meio da remoção de pele e excesso de gordura ao redor dos olhos.

Em quinto lugar, temos a rinoplastia, muito procurada tanto por homens como por mulheres para corrigir o tamanho e formato do nariz.

Números das cirurgias plásticas no Brasil 

Como já foi dito anteriormente, o Brasil é o país que mais faz cirurgias plásticas no mundo.

Só em 2019, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, nós fomos responsáveis por 13,1% das operações estéticas do mundo, comparados com 110 nações.

Isso nos leva a um total de 11.363.569 procedimentos realizados no mundo, sendo que 1.493.673 deles foram apenas no Brasil.

Outros dados sobre a cirurgia plástica no Brasil revelam que:

  • boa parte dos procedimentos são feitos em mulheres de 35 a 50 anos;
  • as cirurgias mais comuns entre homens são a lipoaspiração, cirurgia das pálpebras e ginecomastia;
  • jovens de 19 a 34 anos são responsáveis por boa parte das mamoplastias  de aumento (53,9%) e das rinoplastias (64,5%).

Na Servimedic você encontra tudo sobre cirurgia plástica! Confira!

Conclusão

Esse artigo tinha o intuito de apresentar algumas informações sobre a cirurgia plástica no Brasil, sendo a principal delas a de que somos o país que mais realiza esse tipo de procedimento.

Diversos fatores levam a isso, conforme apresentamos, desde a qualificação de nossos cirurgiões, até a questão do grande uso de redes sociais e seus filtros.

No mais, apresentamos também uma lista de cirurgia plástica no Brasil, de acordo com as mais realizadas, sendo elas:

  • lipoaspiração;
  • implante de silicone;
  • abdominoplastia;
  • blefaroplastia;
  • rinoplastia.