Piercing inflamado - 7 dicas para higienizar e tratar!

O piercing é uma joia muito querida entre pessoas de qualquer faixa etária, pois a peça realça a originalidade e autenticidade de quem usa. Porém, para que a joia fique do jeito que você sempre sonhou, saiba que no processo de cicatrização, as inflamações e até mesmo queloides podem aparecer no local do furo, por isso, é importante manter uma rotina de cuidados e limpeza até que esteja 100% curado. Neste post, nós da Servimedic Technology vamos te mostrar 7 dicas para cuidar bem da perfuração e ficar com uma cicatrização perfeita!

1. Limpe bem!

A higiene é importante em qualquer circunstância, mas quando existe uma área do nosso corpo com uma intervenção recente é importante fazer uma limpeza mais completa.

 

 

Segundo recomendações do Dr. Drauzio Varella, a limpeza com água e sabão neutro já consegue higienizar bem a área. É importante lembrar de secar bem depois, de preferência com uma toalha limpa.

Uma prática que ajuda muito na limpeza é o uso de soro fisiológico, já que ele contém minerais que ajudam a recuperar a derme.

2. Evite contato com a região perfurada

“Preste atenção aos sinais de infecção e evite a manipulação desnecessária. Caso note alguma alteração não esperada, procure um serviço de saúde o mais rápido possível para ser avaliado”, explica o Dr. André para o Blog Drauzio.

 

 

Em caso de piercing na orelha, dormir por cima dele, torna-se um atrito que causa muito desconforto e prolonga o processo de cicatrização.

3. Mantenha o furo seco e arejado

É importante que tenha uma atenção especial para deixar o local sempre seco e sem nada tampando e/ou abafando a região, dessa forma, você evita a proliferação de bactérias no local.

 

 

Em caso de piercing em regiões íntimas, nos seios mesmo em outras partes que possam ser cobertas por roupas, é importante que as roupas sejam de algodão e transpiráveis.

4. Enxaguante bucal no caso de piercing na boca

Um piercing muito comum são os aplicados na língua e nos lábios, porém, por ser uma região que entra muito em contato com resíduos, torna-se impossível evitar atrito, mas pode ser reduzido nos primeiros dias optando por alimentos líquidos.

 

 

Outro passo importante é o uso de um bom enxaguante bucal para esterilizar o local após cada refeição, dessa forma, você evita a contaminação por meio dos alimentos.

5. Compressa de soro fisiológico

Em caso de inchaço ou secreção, o uso de compressa de soro morno gaze ajuda muito, principalmente para “desmanchar" aquelas bolinhas que começam a nascer no furo.

 

 

Para isso é só posicionar a gaze úmido em cima e ir pressionando em movimentos circulares, com a mão leve pelo menos 3 vezes ao dia.

6. Troque com frequência seus lençóis e fronha

Durante a noite é normal que o furo possa liberar algum líquido, principalmente dias após a perfuração, e isso já se torna um ponto de proliferação de bactérias, que podem prejudicar a cicatrização.

 

 

7. Use Stratamed para agilizar a cicatrização

Se você perceber dificuldades para cicatrização, formação de granuloma ou secreções — mesmo após o primeiro mês-, você pode recorrer ao uso do Stratamed, que forma uma película protetora, permeável à gases e à prova d'água: hidrata e protege as áreas lesadas da pele e feridas aberta da invasão química e microbiana.

 

 

Algumas podem conter substâncias antibióticas na composição, que para compra será necessária uma receita médica! Se você sofre com esse problema, veja nosso conteúdo com detalhes sobre cada uma dessas pomadas para queloides!

Compre aqui e resolva seu problema: Stratamed Gel de Silicone Tratamento de Feridas e Pele Comprometida

Diferença entre inflamação, queloide e granuloma

Inflamação

A inflamação é causada como uma reação do corpo à perfuração, e pode apresentar vermelhidão, dor e inchaço nas primeiras semanas. Esse processo acontece por um processo de erradicar qualquer microrganismo ou corpo estranho do corpo, e nos primeiros dias, a joia do piercing é vista como ameaça.

Queloide

O queloide é uma falha no processo de cicatrização, onde por alguma reação do corpo, ele acaba produzindo novas células — pele — em excesso, com isso causando aquela bolinha ao lado ou em cima da perfuração. Geralmente causa maior incômodo nas pessoas.

Granuloma

O granuloma pode se parecer um pouco com o queloide, porém, ela é resultado de uma inflamação no local. Você consegue controlar seu crescimento, e se bem cuidada, com compressas e massagem no local, por exemplo, ela murcha!

O que não fazer com o granuloma

  • Manusear o local com as mão sujas;

  • Cutucar ou espremer;

  • Furar a bolinha;

  • Remover a joia;

  • Girar o piercing.

Esperamos que nosso conteúdo tenha sido claro e te ajudado a evitar a formação de queloides em piercings! Aproveite também para conferir nosso post sobre seroma na cicatriz!