Como saber se o piercing está cicatrizando? Saiba como identificar

Se você acabou de furar um piercing e ainda não percebeu uma evolução no processo de cicatrização, fique tranquilo, pois hoje você vai conhecer 3 sinais que indicam a recuperação da pele após a perfuração e, ainda, uma forma cientificamente comprovada para garantir que sua pele fique completamente cicatrizada. Confira logo abaixo.

Então, caso você acabou de fazer um piercing na orelha e está se perguntando como cuidar dele para que cicatrize corretamente, a Servimedic Technology pode ajudar. Descubra os detalhes sobre como cuidar do seu piercing e garantir que ele cicatrize adequadamente.

3 sinais de que seu piercing está cicatrizando

Nós já falamos aqui no blog da Servimedic Technology sobre os cuidados pós-perfuração de piercing. Hoje vamos te mostrar 3 sinais que indicam a recuperação total. Confira abaixo quais são:

1. Tempo adequado

Cada parte do corpo é composta por tecidos diferentes, por isso, o tempo de recuperação de um piercing na língua é diferente do nariz, por exemplo. O tempo varia muito da região em que o piercing foi perfurado. Com isso, um dos sinais de que o seu piercing está cicatrizando é o tempo médio, veja só:

  • Língua: 4 a 8 semanas;

  • Orelha (lóbulo): 1 a 2 meses;

  • Lábio, bochecha e sobrancelha: 2 a 4 meses;

  • Septo (nariz) e cartilagem da orelha: 6 a 8 meses;

  • Nuca, mamilos, umbigo, cartilagem da orelha, aba no nariz, piercing no Tragus (orelha): 6 a 12 meses.

Independente do tempo, vale ressaltar que a cicatrização depende do organismo da pessoa, por isso, quem tem a imunidade alta consegue ter um tempo de recuperação menor.

Aproveite e veja também: saiba como fazer correção de cicatriz sem cirurgia

2. Desaparecimento da casquinha

Um dos sinais de que a pele está sendo cicatrizada é a popularmente conhecida "casquinha" que se forma ao redor do local perfurado. Dessa forma, o que representa a total recuperação é o sumiço dessa característica, que é quando a pele está inteiramente renovada e sem sinais de

A pele de textura mais rígida, conhecida como casquinha, é uma mistura de fibrina, plaquetas e sangue. É importante evitar passar os dedos ou retirá-la, tendo em vista que ela garante que a pele se renove completamente.

3. Pele sem marcas

Um dos clássicos sinais de que o piercing está cicatrizando quando a pele ao redor da perfuração está inteiramente sem marcas ou texturas. Esse sinal demonstra que a perfuração foi bem sucedida e que a pele se recuperou em sua totalidade. Em caso de dúvidas, vale a pena consultar o profissional que você escolheu para furar o piercing. Agora, caso haja complicações ou o aparecimento de queloides, consulte um dermatologista. Aproveite e veja também o nosso artigo sobre queloide no piercing.

O que fazer com inflamações no local do piercing?

O que ninguém quer é ter um piercing inflamado, onde quer que ele tenha sido colocado. Por isso, existem algumas ações que evitam que isso ocorra. Primeiro de tudo, é de suma importância que você lave as mãos antes de tocar no piercing, além de fazer uma higienização na pele em volta do local com gaze umedecido com soro fisiológico. Manter a região onde está o furo sempre seco e bem arejado, assim como usar o dispositivo médico Stratamed é essencial para que a pele se recupere totalmente.

Como evitar que a região do piercing tenha queloide?

Hoje não existe uma forma de prever se o queloide irá aparecer ou não. O ideal é sempre ficar de olho para que não ocorra uma cicatrização mal sucedida. Caso isso ocorra, existem tratamentos para queloide. Por exemplo, o Stratamed oferece uma película protetora que simula a própria pele, ideal para o cuidado avançado das feridas. Com ele, a pele fica com a hidratação equilibrada.

Como fazer a higienização do piercing nos 30 primeiros dias?

Quando a perfuração é feita da forma correta, ou seja, em ambiente higienizado e seguindo as orientações de profissionais da área da saúde, os riscos de uma infecção e rejeição do corpo pela joia são muito menores.
 
Para higienizar o piercing nos 30 primeiros dias após o procedimento estético, basta lavar a área com água corrente e sabonete neutro, além de usar o dispositivo médico Stratamed, que ajuda a criar um ambiente propício na cicatrização de feridas superficiais. Para utilizar o dispositivo da forma correta basta garantir que a área afetada esteja higienizada e sem secreções ou fluídos antes da aplicação do Stratamed gel de silicone de grau médico apropriado para esse cuidado avançado.
 
Gostou do conteúdo? Deixe sua mensagem para nós e não se esqueça de cadastrar seu e-mail para receber a nossa newsletter e saber todas as novidades. Siga as nossas redes sociais para mais conteúdos feitos especialmente para você!

Esperamos que aproveite a visita em nosso blog e até a próxima!

Veja: Como cuidar de seu novo piercing na orelha: Dicas e truques