Mini abdominoplastia — O que é, indicações, valores e mais

Mesmo com uma silhueta magra, muitas pessoas possuem uma pequena camada de gordura que lhes provoca um grande incômodo em relação à sua aparência e, por consequência, em sua autoestima, não é mesmo?

Se é o seu caso, imaginamos que muito provavelmente você já tenha ouvido falar sobre a abdominoplastia: um procedimento que reduz consideravelmente a gordura e a flacidez do abdômen, deixando-a completamente definida e lisa. No entanto, será que esse mesmo procedimento é necessário para pessoas magras e com pouca quantidade de gordura?

Nesses casos, a melhor opção é a mini abdominoplastia, que atua especificamente na camada de gordura, promovendo resultados satisfatórios e agradáveis. Se você tem curiosidades sobre esse procedimento e quer entender melhor sobre ele, este conteúdo é para você. Continue sua leitura e confira tudo o que a Servimedic Technology separou para você sobre o tema!

O que é a mini abdominoplastia? Para quem é indicada?

A mini abdominoplastia é uma cirurgia plástica que consiste na retirada de uma pequena parcela de gordura excessiva na região abdominal, logo abaixo da barriga. Dessa forma, trata-se de um procedimento mais básico, com cicatrizes e tempo de recuperação menores.

Confira abaixo as principais indicações desse procedimento:

  • Pessoas magras e que possuem um pequeno acúmulo de gordura na região, além de flacidez e estrias;
  • Mulheres que, após a gestação, apresentam flacidez e excesso de gordura na região da barriga, além de diástase abdominal (separação do músculo durante a gestação);
  • Pessoas que passaram por ganhos ou perdas súbitas de peso e, por consequência disso, permaneceram com um acúmulo de pele, gordura e flacidez na barriga.

Leia também: Anestesia em mamoplastias: quais são os tipos utilizados?

Qual é a diferença para a abdominoplastia convencional?

foto ilustrada de método de fazer abdominoplastia

Apesar de receberem nomes similares, a abdominoplastia convencional e a mini abdominoplastia possuem algumas diferenças que fazem jus a sua necessidade. Pelo fato de a abdominoplastia convencional ser um procedimento mais invasivo, seu tempo de recuperação, cicatrização e até o tamanho das incisões realizadas são consideravelmente maiores.

A principal divergência que a abdominoplastia apresenta em relação à mini abdominoplastia são os cortes consideravelmente menores, a ausência de reposicionamento da pele ao redor do umbigo e a ausência de suturação dos músculos abdominais.

Além disso, a abdominoplastia convencional é um procedimento direcionado a pessoas com um grande excesso de gordura na região abdominal, como o caso de pessoas obesas e/ou que passagem por outras cirurgias de redução intensiva de peso.

Como é feita a mini abdominoplastia?

O processo da abdominoplastia é realizado com o paciente sob anestesia geral ou peridural, a depender da avaliação paciente realizada pelo cirurgião plástico antes do procedimento.

Para o andamento do procedimento, o profissional realiza uma incisão pequena na parte inferior do abdômen que permitirá com que a camada de gordura do local seja acessada para ocorrer sua queima e eliminação localizada – o que irá definir a forma da barriga e toda a região ao seu redor.

Na sequência, o cirurgião irá remover o excesso de pele (caso haja) junto à flacidez com a finalização de uma sutura na região afetada. De modo geral, todo o procedimento é bem rápido e dura, em média, 2 horas para ser concluído.

Como é a cicatriz e o período de recuperação?

foto de cicatrizes de abdominoplastia

A cicatriz da abdominoplastia difere da cicatriz da mini abdominoplastia, sendo notavelmente menor e mais sutil, o que também interfere no tempo de recuperação.

E por falar em recuperação, uma vez finalizada a cirurgia, o paciente passa para o período de recuperação, que consiste em conferir ao corpo um período para se recuperar do procedimento e obter os resultados almejados para a cirurgia.

Mesmo que a mini abdominoplastia seja um processo mais simples que a abdominoplastia convencional, trata-se de um procedimento que requer alguns cuidados por parte do paciente. Confira quais são:

  • Não forçar a região do abdômen com movimentações bruscas e/ou intensas;
  • Dormir somente com a barriga virada para cima;
  • Usar com assiduidade as cintas pós-cirúrgicas;
  • Evitar exposições prolongadas ao sol direto;
  • Manter uma leve curvatura no tronco para não estourar os pontos;
  • entre outros recomendados por seu cirurgião plástico.

Além disso, são recomendadas, no mínimo, 20 sessões de drenagem linfática para com início em até 3 dias após a cirurgia para garantir que a região irá acumular líquidos durante o processo de recuperação.

Leia também: Tratamento pós-operatório: tudo o que você precisa saber

Quanto custa uma mini abdominoplastia?

Em média, uma mini abdominoplastia custa entre R$ 9.225,32 a R$ 18.450,54. Um valor que pode sofrer variações bruscas tanto para mais quanto para menos, a depender do cirurgião plástico, da clínica, das técnicas e materiais utilizados e afins.

Justamente por isso, é imprescindível que, caso você tenha interesse em fazer esse procedimento, realize uma consulta com um profissional especializado no tema para receber um orçamento mais assertivo para seu caso em particular.

Além disso, é muito importante que todos os exames preparatórios para o procedimento sejam realizados para conferir o estado de sua saúde e garantir que todo o procedimento irá acontecer da melhor forma.

O que você achou deste conteúdo? Esperamos que tenha gostado e que tenhamos o ajudado a entender melhor sobre como funciona a abdominoplastia e todos os temas correlacionados.

A propósito, que tal aproveitar sua leitura para conferir também nosso post sobre cirurgias reparadoras? Com ele, você irá conferir quais as mais populares conosco. Agradecemos por ter lido até aqui e o esperamos novamente em nosso post sobre procedimentos estéticos aqui no blog da Servimedic Technology. Até mais!